



A comunidade do Parque Primavera recebeu na manhã deste sábado (9) a visita do governador do Estado, Tarso Genro. Junto ao prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, de secretários municipais, vereadores e lideranças estaduais, o governador participou, no Centro de Convivência Território de Paz, da solenidade de entrega oficial de obras, da abertura do programa Mulheres da Paz e do anúncio do plano de regularização fundiária do Loteamento Orestes Pianta (veja abaixo).
Em seu discurso, Tarso lembrou de quando, em 2009, como ministro da Justiça, esteve em Esteio lançando o projeto Território de Paz, no Parque Primavera. “Vejo, com muito orgulho, os avanços que foram feitos nessa comunidade desde a última vez que estivemos aqui. O governo do Estado está aqui com vocês e não vamos sair daqui até melhorar a vida de todos vocês”, prometeu o chefe do Executivo estadual.
Depois de agradecer aos funcionários públicos que trabalham pela comunidade, o prefeito Gilmar Rinaldi disse que a Prefeitura estava comemorando as melhorias que já foram feitas no Bairro, mas que ainda há muita coisa para ser feito. “Queremos aqui olhar para vocês, moradores do Território de Paz, e ratificar nosso compromisso. Sabemos dos débitos que os poderes públicos, municipal, estadual e federal, têm com essa comunidade e queremos avançar ainda mais nos projeto de urbanização, de redução da violência, de educação, e tantos outros”, discursou.
Falando em nome da comunidade, a presidente do Fórum Municipal do Território de Paz, Rosimar Silveira, também destacou os avanços na região. “Eu, como moradora do Parque Primavera, estou sentindo a grande diferença com esses projetos que estão sendo realizados na comunidade. Antes, as crianças brincavam nas ruas; agora, elas têm atividades aqui no Centro de Convivência”, comentou.
Repasse de área para Esteio
O governador participou também de uma rápida cerimônia de início de obras de pavimentação das ruas Joceí da Silva Carvalho e Ezequiel Rezende, no Bairro Esperança. No ato, Tarso anunciou que vai repassar para o município a área que antes era da extinta Cohab. Com isso, a prefeitura de Esteio vai poder investir em obras de infraestrutura e fazer a regularização das residências, passando a escritura para cerca de 400 famílias da região.
Projetos, obras e ações do Território de Paz entregues e anunciadas sábado
Mulheres da Paz
Com o projeto Mulheres da Paz, que integra o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), moradoras das regiões do Parque Primavera, Pedreira e Cruzeiro/São José recebem orientações para trabalhar em suas comunidades como promotoras da paz. São realizadas aulas diariamente, em três turnos. Cada participante recebe uma bolsa de R$ 190, incentivo mensal para participar de atividades de inclusão, recreação e formação em cidadania, informática e práticas culturais, esportivas e sociais.
Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Território de Paz
O Cras do Território de Paz, em atuação desde setembro de 2010, passa a contar com espaço próprio e adequado às exigências da legislação, como recepção, salas para atendimentos em grupo e individual, entre outras, além de contar com equipe de técnicos especializada para atendimento às necessidades da comunidade.
Entre as atividades realizadas no Cras estão o ProJovem Adolescente, no qual jovens entre 15 a 17 anos podem participar de atividades que desenvolvem suas potencialidades, estimulando o convívio familiar e a participação cidadã, bem como uma formação técnica para o mercado de trabalho. Outro trabalho envolve o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, atingindo 36 famílias com crianças entre zero e seis anos. Elas recebem atendimento de assistentes sociais, psicóloga e educadores sociais, além de lições de artesanato.
O Centro também trabalha com o grupo de acompanhamento do Bolsa Família, recebe pedidos da população que tem direito a benefícios, e atua na rede de proteção às famílias e na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. A intenção da Secretaria de Cidadania e Assistência Social é fortalecer a rede de serviços de assistência naquele local.
Revitalização da EMEI Vivendo a Infância
A Escola Municipal de Educação Infantil Vivendo a Infância, localizada na Rua Orestes Pianta, 204, recebeu, recentemente, melhorias em seu visual. O prédio conta com nova pintura na fachada e áreas internas. Além disso, foi realizada a pavimentação do acesso e melhorias nas calçadas da escola, que atualmente atende 130 crianças em tempo integral, com idade entre zero e seis anos.
Drenagem da Travessa Oswaldo Jesus Vieira
Um arroio que não tinha canalização em trecho da Travessa Oswaldo Jesus Vieira, próximo a Estrada Boqueirão, recebeu obras de drenagem realizadas pela Prefeitura. Foram construídos 261 metros de tubulações, desviando o curso da água, que passava dentro de áreas particulares, para um novo trajeto sob a rua, ligando dois setores do arroio já canalizados.
Regularização do Loteamento Orestes Pianta
O processo de regularização do Loteamento Orestes Pianta chega a mais uma etapa com o início das conversas com os moradores visando a assinatura dos contratos das áreas. Esse processo vai beneficiar 307 famílias que moram em uma área total de 64,5 mil m² entre as ruas Orestes Pianta, 29 de Dezembro, Francisco Motta e Célia Silva Tavares.
A Prefeitura fez no local as obras de infraestrutura básica exigidas para a regularização. São ações como colocação de meio-fio, bocas-de-lobo, sistema de esgoto e iluminação pública. Na sequência, foi realizada a divisão dos lotes e definição das ruas.
No sábado, os moradores receberam explicações sobre o processo e poderão tirar dúvidas antes da assinatura do contrato de concessão de direto real de uso. Com esse documento, o proprietário da área não poderá vendê-la. O lote deverá permanecer com a família. Esse processo, além de diminuir o déficit habitacional na cidade, facilita a busca de investimentos para aplicação em melhorias no local.
Ampliação da Unidade de Saúde CAIC e do Estratégia de Saúde da Família (ESF)
A Unidade de Saúde CAIC recebeu uma série de ações visando a ampliação de espaços e melhorias no atendimento à população. Foram construídos quatro novos consultórios, sala de vacinação, de capacitação, de treinamento de equipes e para reunião de grupos (hipertensos, diabéticos, entre outros), banheiro com acessibilidade a pessoas com deficiência, consultório de enfermagem, adequação da recepção, da sala dos agentes comunitários, da odontologia e expurgo, além da pintura do prédio.
Já o programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Esteio vai receber mais uma equipe, além das duas atuais, após a construção da nova Unidade Básica de Saúde Primavera, ao lado do Caic. O projeto já está pronto e será encaminhado para licitação que definirá a empresa que será responsável pela obra.