O Governo do Estado, através de programas de Responsabilidade Sócio Ambiental da Procergs, em conjunto com a Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital, entregou unidades de informática equipadas com computadores reciclados aos presídios Central e Madre Pelletier.
A entrega ocorreu na segunda-feira (22), e o objetivo da ação é criar, dentro das unidades prisionais, uma área especial para que os detentos possam ter acesso à tecnologia da informação, baseada em uma estrutura que possibilite informações básicas aos usuários destes serviços, incluindo-os digitalmente por intermédio deste programa.
Os computadores, que passam a integrar os laboratórios de informática das casas carcerárias, auxiliarão em ações de ressocialização promovidas pela Brigada Militar e Susepe, com o apoio da Procergs e também da SECOM.
Tecnologia da informação
O projeto de inclusão digital junto às penitenciárias é organizado a partir de uma estrutura criada na Procergs denominada de Unidade Sócio- Educativa, projetada para atender pessoas em regime de reclusão. A iniciativa é baseada em experiências mundiais de minimização do espírito de violência em casas prisionais, buscando ocupar os presos com a tecnologia da informação e permitindo, com isto, uma mudança na conduta diária destas pessoas.
Cumpre ainda uma das metas da política do Governo do Estado, que é promover a inclusão digital junto a todas as comunidades do Rio Grande do Sul, principalmente as que estão inseridas em áreas de risco social.
Na entrega da unidade de informática da penitenciária feminina Madre Pelletier, a detenta Roselaine de Jesus Magnus pediu a palavra agradeceu o Governo pela iniciativa. "Hoje é um marco importante para a penitenciária feminina Madre Pelletier e para nós detentas, pois está sendo inaugurado o primeiro curso de informática", destacou.
Vida melhor
"Agradeço às diretoras, pois, como mulheres determinadas que são, têm tentado, a olhos vistos, dar uma vida melhor a todas nós nessas horas difíceis por que passamos, e o evento de hoje é uma prova disso", enalteceu Roselaine. Ela enfatizou ser a primeira conquista de muitas que ainda virão. "Em nome de todas as minhas colegas agradeço mais uma vez a todos que, de alguma forma, foram responsáveis por mais essa conquista", observou.
Participaram do ato de entrega da unidade de informática no Presídio Central o Tenente Coronel Leandro S. Santiago; o diretor de Inclusão Digital, Gerson Barrey; o diretor-presidente da Procergs, Carlson Aquistapasse; o vice, Cláudio Crosseti Dutra; o diretor Administrativo e Financeiro, Rosalino Mello; o assessor da presidência da Procergs, Cesar Telles, e a diretora do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, Ivarlete Guimarães de França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário