quinta-feira, 28 de abril de 2011

Esteio está na luta para ter escola técnica


Esteio está mobilizado para trazer uma escola técnica para cidade. O encontro realizado ontem (25) na Câmara de Vereadores com a comunidade escolar encaminhou a criação de um grupo de trabalho que irá atuar na busca do ensino técnico. A atividade, promovida pelo vereador Leo Dahmer(PT), contou com a presença do coordenador da 27ª Coordenadoria Regional de Ensino(CRE), Edson Portilho, um dos coordenadores do Curso Técnico da Escola Parobé, Márcio Seno, e do Prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi. Participaram também os diretores das escolas estaduais de Esteio e empresários da cidade.
O vereador Leo apresentou durante a reunião um rápido diagnóstico da realidade socioeconômica de Esteio. O relatório demonstrou a quantidade de indústrias instaladas, o número de alunos que cursam o ensino médio atualmente e chamou a atenção para a existência de apenas um curso técnico na cidade.
O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, saudou a iniciativa do vereador e falou sobre o desenvolvimento futuro do município. Ele lembrou o ganho de 600 hectares que Esteio terá com a construção da BR-448 (Rodovia do Parque). “Serão 600 hectares com estrutura urbana, possibilitando desenvolvimento econômico e social, e geração de emprego e renda, através da criação de um parque industrial nesta área”, explica Rinaldi.
Edson Portilho colocou a 27ª CRE como parceira de Esteio e salientou a importância de conversar com diretores e alunos para descobrir o que eles querem para o ensino. Mas, além disso, entender qual a demanda de mão-de-obra existente em Esteio para apontar o perfil dos cursos técnicos.
Para Dahmer, a atividade foi positiva no sentido de discutir o futuro da cidade e as possibilidades de implantar uma escola técnica no município. “Esse é o primeiro passo. E um passo importante. O objetivo do encontro foi alcançado. Agora o grupo começará a pensar qual a demanda educacional existente e como podemos trazer o ensino técnico para cidade”, comemora Dahmer. A proposta deste grupo é trabalhar em cima de três possibilidades, considerando a ampliação de cursos em escolas onde já existem ensino técnico, a vinda de extensões estaduais e federais, e a transformação de escolas estaduais em escolas técnicas.
Estiveram presentes na reunião a presidente da Comissão de Educação no legislativo, Jane Battistello (PDT), e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Silvia Heissler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário