domingo, 15 de maio de 2011

Em Santa Maria, Tarso pede Estado e municípios trabalhando juntos


Tarso ressaltou que é preciso reforçar a articulação nas esferas municipal e estadual
O governador Tarso Genro defendeu, durante a Interiorização em Santa Maria, nesta sexta-feira (13), no Colégio Marista Santa Maria, a união dos esforços entre Executivo e municípios gaúchos. Em encontro com o prefeito Cezar Schirmer, Tarso ressaltou a importância do deslocamento das ações do Executivo para o interior e a necessidade de firmar um programa de trabalho com os municípios.

Tarso ressaltou que é preciso reforçar a articulação nas esferas municipal e estadual para promover o desenvolvimento no Estado. "Temos que unir esforços políticos. Isso significa romper a dogmática partidária, as barreiras partidárias, quando se trata dos interesses públicos. Não tira nossa natureza ideológica, política, mas enobrece e preenche de virtudes o setor público", afirmou. Na ocasião, Tarso convidou Schirmer a integrar a comitiva do Governo do Estado que viaja à Coreia.

O governador também chamou a atenção para o potencial da cidade que "condensa imensas virtudes". Tarso ponderou, no entanto, que o município também atravessou sérios problemas nas últimas décadas. "Temos que compreender que num determinado momento a convergência de esforços e articulação política de diferentes agentes políticos e que dá consistência ao projeto de mudança e desenvolvimento", frisou.

Tarso defendeu, ainda, a necessidade de o município fortalecer o desenvolvimento industrial que contribua para o desenvolvimento da região Central do Estado. Ao abrir o evento no Colégio Marista, ressaltou também os esforços do Governo para promover a reorganização financeira do Estado.

Pensando na região Central do Estado, Tarso Genro coordenou os anúncios feitos pelas Secretarias, entre eles as melhorias Sistema de Abastecimento de Água e o Sistema de Esgotamento Sanitário, início da duplicação de trecho de 4,3 quilômetros da ERS-509, implementação do sistema de videomonitoramento para Santa Maria e continuidade das obras de construção da Penitenciária Estadual da cidade, a liberação de R$ 3,5 milhões como incentivo aos Polos de Inovação Tecnológica, assinatura do termo de adesão de Santa Maria ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres e divulgação da Escuta Lilás, regionalização do Procon e Sistema de Política sobre Drogas, assinatura do protocolo de intenções da nova rede de microcrédito, uma nova agência do Banrisul, além da assinatura do Decreto que estabelece o Compromisso Estadual pela Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e a ampliação do Acesso à Documentação Básica e institui o Comitê Gestor Estadual do Plano Social Registro Civil de nascimento e de Documentação Básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário