quinta-feira, 19 de maio de 2011

Mais uma morte na RS-118


Ontem, por volta das 20 horas, Luiz Fernando Duarte Ribeiro, de 34 anos, foi atropelado na RS-118, em Sapucaia do Sul. Luiz morreu no local e o motorista sequer parou para socorrer a vítima.

Autoridades lutam contra o tempo para viabilizar a duplicação da rodovia gaúcha


O coordenador do comitê, deputado federal Ronaldo Zulke (PT/RS), pediu ao secretário que a duplicação da RS-118 seja considerada prioritária pelo governo estadual para que as obras avancem e possam ser concluídas ainda em 2012,
junto com a BR-448, a Rodovia do Parque. O deputado sugeriu também que os recursos da CIDE (imposto sobre combustíveis) sejam concentrados para aplicação na rodovia.
“A RS-118 está localizada em uma região por onde circulam três milhões de habitantes e 80% do PIB gaúcho”, ilustrou o deputado, para quem a RS-118 é a rodovia mais violenta do Estado. Dados da SAMU de Sapucaia do Sul apontavam, em 2009, uma média de uma morte a cada 18 dias nos primeiros cinco quilômetros da estrada.
Ronaldo Zulke lembrou a Beto Albuquerque que, após a abertura do processo de licitação de alguns trechos durante o governo Olívio Dutra, nenhuma obra foi executada pelos governos seguintes. “Ficamos 12 anos sem obras entregues em nenhum quilômetro da RS-118”, lamentou o deputado.
O secretário Beto Albuquerque é solidário às reivindicações. Segundo Beto Albuquerque, do total de R$ 200 milhões do orçamento da pasta, R$ 38 milhões são destinados para a RS-118. Ele aguarda, ainda, liberação de recursos do BNDES na ordem de R$ 200 milhões, valor que, de acordo com o secretário, daria conta da totalidade da duplicação da RS-118.

Moradias

Dos 40 quilômetros da RS-118, o trecho entre o Km zero e o Km cinco, em Sapucaia do Sul, é o que apresenta maiores problemas. Cerca de 800 famílias residem na faixa de domínio da rodovia e no projeto deste trecho não foram previstos recursos para a realocação das pessoas. As autoridades buscam a possibilidade de recursos do governo federal para dar conta desta demanda.

Retrospectiva do comitê

O deputado Ronaldo Zulke fez um breve relato dos resultados obtidos pelo comitê até agora. Destacou a conquista dos recursos de R$ 824 milhões via PAC do governo federal para a construção da BR-448, a Rodovia do Parque, que ajudará a resolver o gargalo da BR-116 na região. Citou ainda a duplicação da ponte sobre o Rio Gravataí, a ser inaugurada em breve; o viaduto de Sapucaia, que enfrentará um terceiro processo de licitação; o viaduto da Unisinos, que está quase pronto, o trevo em Canoas na Tabaí (BR-386) com a BR-116, já entregue, e o viaduto do Rincão, em Novo Hamburgo, em fase de conclusão. “Em 2008 realizamos o seminário SOS BR-116 em Canoas e recolhemos 90 sugestões da comunidade local, que foram entregues ao DNIT que, por sua vez, elaborou um Termo de Referência para o projeto de obras complementares em toda a BR-116”, recordou Zulke.

Entre as melhorias operacionais na BR-116 estão o alargamento das pistas de Porto Alegre até Novo Hamburgo; o monitoramento por vídeo; a futura implantação de painéis eletrônicos tornando-a Rodovia Inteligente; serviço de guincho 24 horas; passarelas, iluminação e ostensiva sinalização da rodovia.


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