terça-feira, 25 de outubro de 2011

Agradecimento ao Zé Mauro, pelo seu ativismo


Zé Mauro é um grande parceiro da Esparta - Ação Tática e Estratégia. Trabalha em múltiplas frentes de atuação, todas relacionadas à cultura com ênfase à música, afetando famílias de diferentes regiões da cidade, que constituem significativa representação dos locais mais populosos de Esteio. Segue a manifestação pública de Zé Mauro, divulgada no Jornal Eco do Sinos, que relata o desenrolar de seu trabalho.
Vale ler o artigo,

Charles Scholl
Consultor


“ACORDES PARA VIDA”

Opa, opa! Sim eu sei, faz algum tempo que não aparecemos por aqui, nesse espaço tão precioso. E já que estivemos ausentes, aparecer assim, sem nenhum motivo, do nada, dizendo, olá gente tudo bem (?), é um tanto quanto...(sem palavras), bem (eh eh eh) o fato é, temos um bom motivo! A Silvia psicóloga e produtora cultural, eu Zé Mauro facilitador, queremos agradecer de todo o coração a todos que apóiam o Projeto de Vivências Musicais Acordes para Vida.
Tudo começou em 2006, na EST, Faculdade de Musicoterapia. Lá surgiu a idéia, enquanto acadêmico do curso, de realizar uma oficina musical baseada nos fundamentos da musicoterapia, destinada ao grande público onde toda e qualquer pessoa, com ou sem conhecimento musical, pudessem interagir entre si, vivenciando de maneira profunda e prazerosa, os benefícios que as atividades musicais transmitem, direcionadas através de técnicas com objetivos definidos, organizados. Foram realizados vários projetos pilotos, até que encontrássemos um caminho, um jeito de afinar as dinâmicas. Passamos por diversas faixas etárias de diferentes encontros, com os mais variados perfis de público. Finalmente encontramos um norte. Essa direção chegou veja só, poeticamente na melodia do nome do projeto: “Acordes para Vida”! Soubemos de imediato o que buscávamos. Acordar e ajudar a acordar, os que se permitem acordar para vida!
No meio do caminho, havia o Charles, ele não estava só. Com ele entrou em cena a Cacau. Começaram as primeiras conversas, poucas por sinal, bem daquele jeito de quem trabalha muito, mais do que fala. E por um passe de boa vontade e longas horas de neurônios pensantes, apareceu o Projeto descrito. Com tudo no papel, correu-se para o Conselho Municipal de Cultura, que acolheu o Projeto como todo Conselho deve fazer, de maneira séria e competente. Aprovado, O Fundo Municipal de Cultura municiou o“Acordes”, deixando-nos a vontade para atuar no campo de trabalho. Podemos então levar essa “nova” proposta de trabalho musical, aqui na cidade, para as Escolas Municipais Flores da Cunha, Vila Olímpica, Eva Karnal e APAE. Estivemos também na Casa de Cultura e na Associação do Parque Santo Inácio. Para cada local formaram-se grupos com até 20 pessoas, em alguns casos passou um pouquinho, de forma que ao término de 30 oficinas ofertadas, atendemos a média de 600 participantes. Quando escrevemos “participantes”, retratamos sem dúvidas, a gratificante aceitação por parte do público, que colaborou de corpo e alma. Pra se ter uma idéia a aceitação foi tanta, que a assistente social Maria Regina Santos Paz, responsável pelo grupo do Parque Santo Inácio, relatou-nos que mesmo tendo encerrado a primeira etapa do projeto, participantes do grupo estão retornando no dia e no horário das oficinas, na esperança que o projeto esteja ocorrendo.
Os ofícios emitidos pelas instituições avaliam “Acordes para Vida”, como um projeto necessário para o cotidiano por onde passou. Isso nos tranquiliza deixa-nos com o sabor da meta atingida. Sabemos que necessitamos melhorar alguns aspectos, principalmente no que se refere à estrutura orçamentária da atividade, entretanto, naturalmente o tempo e um trabalho bem feito, com qualidade, atrai os seus complementos. Apostamos fortemente na sensibilidade de pessoas que podem contribuir com a continuidade do projeto, assim como Cleiton Charutti do Grupo Charutti, que está patrocinando a segunda etapa do Projeto na Escola Municipal Flores da Cunha, até o final do ano letivo. Silvio Tassinari, da ST Contabilidade irmana-se à proposta e também lança seu apoio. Igualmente, o Conselho de Cultura aprovou mais uma etapa do “Acordes”, de forma que assim que os tramites necessários estiverem concluídos, ofertaremos mais 30 oficinas descentralizadas pela comunidade, todas com o foco da primeira etapa e inteiramente gratuitas para quem quiser experimentar.
Mas é hora de agradecer melhor! Então vamos lá! O nosso muito obrigado ao Charles do Jornal Eco dos Sinos, a Cacau Produtora Cultural, ao Rodrigo Assessor Parlamentar, ao Vereador Leo Dahmer PT – Esteio, a todas Equipes Diretivas, professores e funcionários das Instituições de Ensino por onde circula o “Acordes”, ao Conselho Municipal de Cultura – bravos voluntários, a Prefeitura Municipal, a Casa de Cultura e sua eficiente Equipe e sobre tudo ao público que comparece, participa ativamente de todas atividades propostas.
Todo esse conjunto coroa um sonho solitário que era apenas um sonho, por ser só, mas que agora é realidade. Mostra que aqui no município as coisas estão acontecendo sim. Melhor, amparadas pelo apoio de pessoas que representam os órgãos municipais. A Iniciativa privada que muito contribui, integra-se cada vez mais. É um novo tempo, presente, agora.
Existe ainda um longo e belo caminho a ser trilhado. Estamos cientes e felizes, pois sabemos que não estamos solitários nessa caminhada. Muito há o que fazer pela arte em nossa comunidade, pela vida e por outra pessoa, aquela que você enxerga por onde passa. A arte é o alimento da alma, assim como comida, água e ar, o são para o corpo. E como diz Beto Guedes: “Quem sonhou, só vale se já sonhou de mais, vertente de muitas gerações, gravado em nossos corações, um nome se escreve fundo...”
Para quem quiser contribuir com a expansão do Projeto, pode ajudar espontaneamente entrando em contato pelo e-mail zemauromt@hotmail.com, ou pelos telefones (51) 3459 3703 e (51)9364 7048 – teremos prazer em informar como você pode contribuir. Paz profunda, amor e luz. Grande abraço!

Silvia Adriana e Zé Mauro

Nenhum comentário:

Postar um comentário