terça-feira, 6 de março de 2012

Notícias de Hannover


A participação de Tarso e Dilma em Hannover mostra que brasileiros e gaúchos estão sendo representados por quadros políticos que se destacam no cenário internacional. Além de incentivos econômicos, Dilma deu o recado sobre a preocupação dos brasileiros sobre a bagunça econômico que representa hoje as nações constituintes da União Europeia. Com crescimento pífio registrado em 2011, em que o Brasil produziu 2,7% de crescimento sobre o PIB, 2012 tende a ser melhor, ou descobriremos que o fundo do poço tem porão. Saber que a economia brasileira não foi tão bem assim no passado é mais confortável uma vez que esses resultados já se consolidaram nos anais da nossa história, além de apontar reforços na esperança de que esse ano será melhor. Se depender do entusiasmo em Hannover, essa briga já está ganha.

Veja nota oficial de Tarso na Alemanha.


Tarso confirma incentivos a empresas gaúchas na participação em eventos internacionais

Com o objetivo de consolidar a imagem de Estado pujante no mercado global, o Governo do Rio Grande do Sul vai ampliar a concessão de incentivos fiscais para empresas participarem de eventos internacionais. A informação foi confirmada pelo governador Tarso Genro, durante café da manhã em Hannover (Alemanha), nesta segunda-feira (05), com 40 empresários gaúchos que vão participar da feira de tecnologia, a Cebit 2012. O chefe do Executivo gaúcho integra a comitiva da presidente Dilma Rousseff na viagem oficial à Alemanha.

O encontro da delegação gaúcha foi organizado pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) e contou, também, com a presença do presidente da Fiergs, Heitor Müller, do presidente do Sebrae-RS e da FCDL, Vitor Koch, além de representantes de universidades gaúchas.

De acordo com o governador, o benefício fará parte da nova política industrial do Rio Grande do Sul, que será lançada nas próximas semanas. "As empresas pequenas e médias do Estado têm uma incrível capacidade de adaptação para disputar no mercado mundial e estabelecer parcerias. Temos uma rica rede com vocação tecnológica e para inovação e vamos fortalecê-la", afirmou. Na Cebit, a SDPI está apoiando a participação de 16 empresas e três parques tecnológicos com subsídio de 80% do valor de cada estande. Tarso Genro também solicitou aos empresários gaúchos, presentes no café da manhã, que mapeassem as feiras e os eventos de interesse, pois o Estado estará junto nessas iniciativas.

Exemplo
Um dos exemplos citados pelo presidente do Badesul, Marcelo Lopes, que integra a comitiva do Governo, é o da empresa alemã de software SAP. Instalada no Tecnosinos, em São Leopoldo, a SAP conta com 500 funcionários e está dobrando sua capacidade de produção. "O Sistema de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul está altamente preparado para dar o suporte para novos investimentos que cheguem ao RS e se agreguem à nossa base produtiva já instalada", destacou Lopes. O café da manhã da delegação gaúcha ocorreu antes mesmo da abertura da Cebit, nesta segunda-feira.

Parceria
Após encontro com empresários gaúchos, o governador Tarso Genro participou de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff, com ministros e empresários brasileiros. Dilma pediu aos participantes sugestões de temas que devem ser abordados durante a Cebit. "A Alemanha tem uma característica que, para nós, é essencial numa parceria estratégica. É um país com uma grande capacidade de inovação e de criação de produtos na área de máquinas e equipamentos de alta precisão, com características que introduzem melhorias de produtividade", afirmou a presidente.

Texto: Guilherme Gomes
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Edição: Redação da Secom (51) 3210-4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário