Após vários anos sem atividade, a Associação dos Moradores do Bairro Boqueirão está para ser reativada pela comunidade. A organização partiu da professora Rosane Pretto, que em campanha eleitoral identificou naquela comunidade vontade para se organizar, porém os moradores tinham dificuldades com os documentos e com as intervenções políticas que desarticulavam o movimento comunitário. “Após o período eleitoral firmei compromisso que ajudaria a comunidade com os documentos”, afirma Rosane, que foi candidata pelo PT a vereadora nas eleições deste ano.
A primeira reunião ocorreu no dia 18 de novembro, no salão da capela. Na oportunidade moradores trocaram informações com o objetivo de juntar os pedaços da história da associação. Nessa etapa a participação da líder comunitária Maria, que já presidiu a entidade foi fundamental para a integração das informações. Para o líder comunitário Valdir, que está tomando frente no movimento pela primeira vez no bairro, a organização do movimento comunitário é importante para agilizar as questões comuns dos moradores. Citou como exemplo de prioridade em seu bairro a necessidade da regularização fundiária para que os moradores possam integrar de fato a cidade, com casas regularizadas. Valdir se mostrou informado quando as mudanças do Plano Diretor, votadas em 2011, que podem favorecer a comunidade da vila Boqueirão. “Para garantir a chance da minha comunidade iniciar a regularização de suas casas a associação é fundamental para manter presença nos debates que são feitos na cidade, e para reivindicar que as autoridades façam esse debate em nossa cidade”, contextualiza Valmir.
Os moradores vão se reunir novamente no dia 30 de novembro, em local a ser definido. Na ocasião, os moradores pretender reunir os documentos da associação e estudar a viabilidade de sua reativação e adequação necessária com o Novo Código Civil Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário