"A política pública em gastronomia estabelecida no Rio Grande do Sul pelo governo Tarso é parâmetro para todo o país. O manifesto salienta especialmente a importância de que o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Gastronomia tenha continuidade", explicou a coordenadora do curso superior de Tecnologia em Gastronomia da UFCSPA, Valdeni Zani ressaltando o ineditismo tanto do estudo quanto da pesquisa sobre o perfil identitário da gastronomia gaúcha.
O documento em apoio a Tarso Genro foi assinado por cozinheiros, chefs de cozinha, professores, alunos de gastronomia, técnicos da área de alimentos e alimentação, proprietários de bares, restaurantes, hotéis e estabelecimentos afins, produtores de alimentos e demais profissionais ligados à cadeia da alimentação. Eles entregaram o documento ao candidato durante almoço no Restaurante Gambrinus, no Mercado Público de Porto Alegre.
Entre as ações em prol da gastronomia reconhecidas no manifesto, está a criação, em dezembro de 2011, do Grupo de Trabalho Gastronomia Regional, formado atualmente por 65 entidades da área de alimentos e bebidas. Considerado um marco para a gastronomia do Estado, o GT tem como filosofia entender “o alimento transformado pela cultura. "O grupo de trabalho marca o antes e o depois na história gastronômica do RS. Graças à proposta do governo de desenvolver um trabalho nessa área, pude ter contato com produtores de alimentos que eu sequer sabia que existiam no Estado, como as frutas silvestres. O trabalho do GT se tornou fundamental e desta forma pudemos desenvolver vários projetos na área educacional", explicou o coordenador do curso de técnico em panificação e confeitaria do IFRS, Odoaldo Rochefort.
Pela primeira vez no país, a cultura alimentar de um Estado é objeto de pesquisa."Hoje são mais de 100 municípios pesquisados com acervo de mais de 800 entrevistas com grupos de terceira idade, restaurantes tradicionais, banqueteiras reconhecidas nas suas comunidades, agroindústrias familiares, técnicos da Emater de cada município, produtores, historiadores locais e Secretarias Municipais", destaca o documento, salientando que as entrevistas buscam promover a salvaguarda do patrimônio cultural-alimentar do RS, fazendo com que as futuras gerações possam conhecer os nossos fazeres tradicionais.
Entre as demais ações, os signatários também destacam o incentivo do Estado para a realização de eventos regionais que valorizem e divulguem a cultura alimentar dos diferentes municípios, as bebidas regionais e o incremento do turismo como fator de desenvolvimento regional.
Até o momento, 220 pessoas aderiram ao Manifesto da Gastronomia Regional.
Foto: Caco Argemi/UPPRS

Nenhum comentário:
Postar um comentário