O coordenador de campanha da Unidade Popular pelo Rio Grande, Carlos Pestana, anunciou hoje que a coligação está em busca do apoio de novos partidos para o segundo turno. Além das atuais siglas que sustentam a candidatura de Tarso Genro – PT, PTB, PCdoB, PPL, PTC, PR, PROS – Pestana avalia que é possível tentar buscar aliados dentro do PDT e do PSOL.
“Temos a expectativa de que pelo menos uma parcela do PDT passe a nos apoiar, já que foi um partido que integrou o governo durante a maior parte do tempo e esteve a frente de secretarias que deram contribuições importantes para nossa gestão”, justificou.
Durante o governo Tarso, o PDT comandou as pastas da Saúde – cujo resultado de aplicação dos 12% da receita é um dos temas mais citados no debate político atual – e do Gabinete dos Prefeitos, que cumpre papel fundamental de manter uma relação federativa e equilibrada com os municípios e regiões, outra marca da atual gestão.
O coordenador de campanha também acredita que é possível conquistar a simpatia de lideranças do PSOL, que possui um projeto de esquerda que se assemelha em muitos aspectos ao da Unidade Popular pelo Rio Grande. “Não acho que aceitariam compor o governo, mas dado que há dois projetos antagônicos em debate, acredito que há espaço para buscarmos o apoio deles à nossa candidatura”, avalia.
Pestana sublinhou, entretanto, que a coligação vai aguardar que os partidos se organizem e debatam internamente sobre as possibilidades de apoio no segundo turno. As reuniões, segundo o coordenador de campanha, já estão acontecendo, e nos próximos dias a UPPRS deverá entrar em contato com lideranças das siglas para iniciar o diálogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário