
Entre apresentações artísticas dos jovens dos Territórios da Paz, Tarso ouviu relatos como o da moradora da Vila Tronco, Milena, de 16 anos, que teve a vida transformada com a oportunidade do Pronatec. Também recebeu o agradecimento de jovens indígenas, da etnia kaingang, da Lomba do Pinheiro.
Tarso assinou o Pacto pela Juventude, uma proposição das organizações da sociedade civil que compõem o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), onde candidatos se comprometem com as políticas públicas para jovens, em suas ações e programas. Assim como em 2010, Tarso é o único candidato que assinou o documento, se comprometendo com a juventude.

O governador disse que, enquanto a juventude se manifestava, ele lembrava de todas as dificuldades que enfrentou para implantar o ProUni e a política de cotas. "São dois temas muito importantes para a educação brasileira que hoje estão absorvidos", disse. Como governador, Tarso também avançou na criação do passe livre estudantil, do Conselho Estadual de Juventude e da Coordenadoria de Juventude.
Tarso também defendeu a importância do movimentos populares no protagonismo da vida política do país. "Tudo o que o estado fez de bom vem de fora pra dentro", disse. O candidato lembrou que a maior parte das políticas públicas executadas pelos governos são demandas dos movimentos sociais, e citou como o exemplo o próprio Passe Livre Estudantil, uma demanda apresentada pelas manifestações populares de 2013.
Presente no ato, a candidata a vice-governadora Abgail Pereira falou da importância dos programas de qualificação profissional para a juventude, como Pronatec e o Prouni. "O nosso governo olhou para a juventude e criou políticas públicas que modificaram a sua vida. Continuaremos a desenvolver ações que priorizem o desenvolvimento dos jovens aliado à educação, à cultura e ao esporte", defendeu. Para Abgail, o ato mostrou a diversidade da juventude e reuniu o que há de melhor dentro da diversidade e pluralidade, que devem ser valorizadas e estimuladas.
Fotos: Caco Argemi/UPPRS
Nenhum comentário:
Postar um comentário