terça-feira, 30 de abril de 2013

CPI da Telefonia - Bordignon confirmado como relator da comissão de inquérito


A CPI da Telefonia, criada para investigar a qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras que atuam no Rio Grande do Sul, confirmou o nome do deputado Daniel Bordignon (PT) para ocupar o cargo de relator. O petista foi eleito por unanimidade na primeira reunião da comissão parlamentar de inquérito, realizada nesta segunda-feira (29). Segundo Bordignon, o objetivo final da CPI é melhorar a prestação de serviços à população. "Queremos promover uma investigação profunda do setor, detectar seus gargalos e apontar possíveis soluções para qualificar os serviços prestados à população gaúcha, atuando junto com as comissões de inquérito que ocorrerão, simultaneamente, em outros estados brasileiros", antecipou o parlamentar.
Falta de infraestrutura para atender com um mínimo de qualidade em sinal de voz e transmissão de dados, falta de sinal, queda frequente de ligações e mau atendimento dos call centers são alguns dos fatos que deverão ser investigados. Os mesmos fatores transformaram o setor em campeão de reclamações nos Procons em 2012 em todo o País e em responsável por 52% das ações que tramitam no Juizado Especial Cível.
Plano de trabalho
Os integrantes da CPI aprovaram o plano de trabalho, proposto pelo presidente do órgão, deputado Ernani Polo (PP). A primeira oitiva deverá ocorrer já na próxima segunda-feira (6), quando os deputados irão ouvir representante da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil. Também foram aprovados os depoimentos de representantes do Ministério Público Estadual, do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública, do Judiciário e do Procon. Além disso, foram aprovados o envio de pedido de informações para diversas entidades e instituições que tratam direta ou indiretamente da questão da qualidade dos serviços de telefonia no Rio Grande do Sul.
Uma novidade da CPI da Telefonia será a realização de audiências públicas no interior do estado para colher as reclamações da população. A previsão inicial é de realizar dez audiências em cidades-polo, contemplando todas as regiões. Na avaliação do relator, a iniciativa tem como objetivo facilitar a participação dos usuários. "Vamos reunir as instituições locais e assegurar voz aos cidadãos para que possam encaminhar suas queixas e sugestões e também questionar os parlamentares", apontou Bordignon.
O deputado Marcos Daneluz (PT) saiu na frente e já protocolou um requerimento para realização de uma destas audiências em Caxias do Sul. Conforme justificativa apresentada pelo parlamentar, a situação no município é de calamidade no que diz respeito à prestação de serviços telefônicos.
A bancada do PT na CPI da Telefonia é representada pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira, e pelo deputado Nelsinho Metalúrgico, além de Bordignon.
Falta de infraestrutura para atender a um mínimo de qualidade em sinal de voz e transmissão de dados, a falta de sinal e queda frequente de ligações, o mau atendimento dos call centers das operadoras, fatores que levaram a telefonia a ser líder de reclamações nos Procons em 2012 em todo o País e ser responsável por 52% das ações que tramitam no Juizado Especial Cível, congestionando o Judiciário, são alguns dos fatores que que culminaram com a instalação da CPI.

Do Coletiva - Barrigada leva jornalistas a pedir desculpas a ex-vereador


Informação falsa que colocou vereador entre presos da operação Concutare foi replicada pelos veículos do Grupo RBS

A operação Concutare da Polícia Federal, que prendeu 19 pessoas sob a acusação de corrupção relacionada a licenciamento ambiental, movimentou as atividades da imprensa nesta segunda-feira, 29, e, em especial, do Grupo RBS. A razão? Uma barrigada. A informação de que o ex-vereador Nelcir Tessaro estaria entre os detidos foi equivocamente divulgada pela jornalista Rosane de Oliveira, e reproduzida nos principais veículos da empresa. Ainda cedo, na Rádio Gaúcha, durante o programa Gaúcha Atualidade, do qual participa, Rosane desculpou-se com o ex-vereador. “Quero começar lhe pedindo desculpas, ex-vereador Nelcir Tessaro, por ter incluído seu nome na lista dos presos, por uma informação equivocada que recebi”, explicou.

Segundo ela, a informação partiu de “uma fonte confiável, que tinha se enganado”. Tessaro estava em casa, “acamado por uma gripe violenta”, de acordo com ele, quando soube do equívoco pela repercussão. “Fiquei surpreso, não tenho envolvimento nenhum com meio ambiente. Estou fora do executivo há quatro anos; do legislativo, há seis meses; e jamais tive essa atuação ou envolvimento com licenciamento ambiental”, afirmou, em entrevista de pouco mais de dois minutos, concedida à emissora.

Como consequência, o ex-vereador também ganhou espaço em zerohora.com e no ClicRBS, que reproduziram a entrevista. No ‘Blog da Rosane de Oliveira’, a publicação que apresentava Tessaro entre os presos foi retificada, deixando de exibir o nome do ex-vereador. Além desta, um novo post foi publicado com o título ‘Tessaro não está entre os presos’. 

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Espaço Cultural Feevale realiza atividades sobre cultura afro-brasileira e indígena


Exposição Traços Identitários abre no dia 30 de abril, no Teatro Feevale. Haverá outras atividades, como sessão comentada do filme "Também Somos Irmãos", de Grande Otelo, com participação de Orson Soares, filho do artista

No dia 30 de abril, terça-feira, terá início a exposição Traços Identitários – Ancestralidade, documento e resistências negras e indígenas, no Espaço Cultural Feevale. O evento começará às 19h30min, no quarto andar do Teatro Feevale, e integra as atividades organizadas pelo Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes (ICHLA) da Universidade Feevale em homenagem aos 10 anos da lei 10.639, que estabelece a inclusão no currículo oficial o ensino da história e cultura afro-brasileira e, também, da lei 11.645, que torna obrigatório o ensino da cultura dos diferentes povos indígenas.

A exposição mostrará questões étnico-raciais em projeções de filmes, documentos, objetos e trabalhos dos artistas plásticos Leandro Machado e Paulo Só. Às 20h30min, no dia da abertura, haverá uma conversa com os artistas sobre a identidade e processos de criação, mediada pelo professor Clóvis Martins Costa. A mostra possui um caráter interdisciplinar, uma vez que as áreas do Direito, Cinema, Artes Visuais, Antropologia e História estabelecerão conexões por meio de distintas formas de expressão.

Outras atividades ligadas às comemorações acontecerão no Espaço Cultural. No dia 7 de maio, será feita uma sessão comentada do filme Também Somos Irmãos (1949), com palestra de Orson Soares, filho de Grande Otelo, que atua na obra. O filme continuará rodando na exposição durante o seu período. No dia 15 de maio, a professora Lúcia Fernanda Inácio Belfort falará sobre os avanços e os desafios para implementação dos direitos dos povos indígenas. E no dia seguinte, 16 de maio, a juíza Ana Inês Algorta Latorre abordará o tema Todos são iguais perante a lei - Os desafios da prestação jurisdicional diante da formação cultural e da diversidade étnica brasileira.

Os projetos de extensão Espaço Cultural Feevale e Múltiplas Leituras: povos indígenas e interculturalidade atuam conjuntamente na organização da mostra e nas demais atividades propostas. As atividades contam com as parcerias do Núcleo de Documentação da Justiça Federal do Rio Grande do Sul e da Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo. As atividades organizadas são gratuitas e abertas, também, à comunidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone(51) 3586-8800, ramal 8866.

Serviço da exposição
Traços Identitários – Ancestralidade, documento e resistências negras e indígenas
Local: Teatro Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo)
Abertura: 30 de abril, às 19h30min
Conversa com os artistas: no dia da abertura, às 20h30min
Visitação: de 2 a 28 de maio
Horário: de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h (outros horários mediante agendamento prévio).
Contatos: espacocultural@feevale.br ou (51) 3586-8800, ramal 8866

Confira a programação
7 de maio
19h30min - Sessão comentada do filme Também Somos Irmãos (1949), de José Carlos Burle. No filme, um viúvo cinquentão, que, por não ter filhos adota quatro crianças: duas brancas e duas negras. Na infância tudo correu bem, mas com o correr do tempo, as coisas foram se modificando. As limitações aos negros vão se acentuando e chegam a tal ponto que se transformam em verdadeiras humilhações. Grande Otelo ganhou o prêmio de Melhor Ator pela Associação Brasileira de Cronistas Cinematográficos do RJ por esse filme. Palestra do professor Orson Soares, filho de Grande Otelo, e participação do coordenador da Secretaria de Igualdade Racial de Novo Hamburgo, Eduardo Gomes da Silva
Local: Espaço Cultural Feevale

15 de maio
19h30min - Direito em debate: os avanços e os desafios para implementação dos direitos dos Povos Indígenas pós CF de 1988, com a professora Lúcia Fernanda Inácio Belfort, pertencente ao Povo Indígena Kaingang do RS e membro fundador e atual diretora executiva do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (Inbrapi)
Local: Auditório do prédio Branco (Câmpus II  da Feevale – ERS-239, 2755, Novo Hamburgo)

16 de maio
19h30min - A disponibilização do acervo arquivístico e as ações educativas do Memorial da Justiça Federal: formas de reflexão sobre o papel do Judiciário na garantia de direitos dos povos indígenas e dos afrodescendentes, com a mestranda Rita Vieira da Rosa
20h30min - Todos são iguais perante a lei - os desafios da prestação jurisdicional diante da formação cultural e da diversidade étnica brasileira - juíza Federal Ana Inês Algorta Latorre
Local: Espaço Cultural Feevale

23 de maio
19h30min - Importância e impacto da Lei 10.639/2003, com a professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
Local: Auditório prédio Branco(Câmpus II da Feevale – ERS-239, 2755, Novo Hamburgo)

Sebrae tem vagas para bolsistas em comunicação


Programa Agentes Locais de Inovação seleciona profissionais de Publicidade, Marketing, Design, entre outros

O Sebrae-RS, em parceria com o Instituto de Organização Racional do Trabalho (Idort), está com seleção
aberta para o programa de Agente Local de Inovação e Orientador. Podem concorrer bacharéis em Design, Design de Produto, Design de Moda, Publicidade e Propaganda, e tecnólogos em Design, Design de Produto, Design de Moda, Gestão Comercial, Marketing, Moda, entre outros. São 54 vagas para candidatos residentes no Rio Grande do Sul, sendo 24 para contratação imediata e 30 para cadastro reserva.


Os agentes locais de inovação terão a missão de conhecer, avaliar e acompanhar pequenas empresas, sob a orientação de um gestor local. Já os orientadores dirigirão os agentes em seus trabalhos científicos. A seleção é aberta a profissionais com até três anos de formação superior, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação, entre outros requisitos. Os aprovados receberão bolsa de R$ 1,1 mil durante um mês de capacitação. A partir da convocação, prevista para junho de 2013, os bolsistas receberão R$ 3 mil, mais ajuda de custo de R$600, durante os 24 meses de trabalho.


Para orientador, são disponibilizadas três vagas: uma para contratação imediata e duas para cadastro reserva. Para concorrer, entre as exigências, é necessário ter formação superior há pelo menos seis anos e formação como mestre ou doutor em curso reconhecido pelo MEC. Os selecionados receberão bolsa de R$ 4 mil, durante 24 meses de trabalho. A iniciativa tem como parceiro o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inscrições podem ser feitas até 5 de maio de 2013, por meio do site.

Fonte: Coletiva.net

Veja mais
http://www.idort.com/portal.php/sebrae/sebrae-rs/sebrae-rs-01-2013


Revista Nacional de Reabilitação "Reação" pauta experiência de ONG Embrião de Alvorada


SUSTENTABILIDADE Bicicletas Adaptadas: vento no rosto com sensação de liberdade !!!

Incentivo, atenção e perspicácia. Três palavras que usadas individualmente não apresentam tanto efeito assim, mas quando anexas a um objetivo têm o poder de propiciar intensas sensações traduzidas em ações rotineiras. A adaptação de bicicletas para pessoas com deficiência, feita pela ONG Embrião, em Alvorada/RS, permitiu que a criatividade, junto à prática sustentável, trouxesse novas experiências àqueles que tanto os motivaram.

A ONG, em parceria com a Escola Estadual Salgado Filho, também do Rio Grande do Sul, confeccionou dois tipos de bicicleta com adaptações específicas para cegos, cadeirantes e muletantes. Com pouco, se fez muito: através do recebimento de materiais e peças doadas, pedaços de ferro, cantoneiras e soldas, a entidade ergueu os modelos que permitem passeios sem restrições para pessoas com vários tipos de deficiências diferentes.

Leia a matéria completa no linck abaixo:

Curta nossa Fanpage na internet, será sempre o primeiro a saber das nossas ações

Videos da Bicicleta:

Estamos precisando de Ferro Chato 3/16x1 e Cantoneira 1/8x1, eletrodos 2,5 e tintas e outros materiais.

Contribuição em Conta Corrente:
Sociedade Cultural e Ambientalista Embrião,
Banco: Caixa Federal - AG 1437 - Conta: 938-9   OP 03
CNPJ 05.123.131/0001-80,
Trav. Tradicionalista Socrates Oliveira Carvalho, 38
Praça Jardim Esplanada – Alvorada RS

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Parceria busca soluções para mobilidade e acessibilidade no entorno do Parque Assis Brasil


Papel de entidades foi definido no protocolo de intenções assinado nesta quinta-feira
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, a prefeitura de Esteio e a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) buscarão, de forma integrada, soluções para a mobilidade e a acessibilidade no entorno do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. O objetivo será encontrar soluções para os impactos que causados pelos projetos de expansão das atividades no local e a construção de um empreendimento imobiliário na região, com cerca de 15 mil novas residências.

O papel de cada uma das entidades está definido no protocolo de intenções assinado na tarde desta quinta-feira (25), na sede da Trensurb, em Porto Alegre, pelo secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, pelo prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi e pelo diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper. Um grupo de trabalho deverá ser constituído para operacionalizar os estudos que resultarão em projetos que melhorem o acesso ao Parque, bem como assegurem alternativas de mobilidade na região.

As possibilidades iniciais apontam para alternativas de transporte hidroviário e de trem com a construção de alternativas que interliguem diversos modais, construção de um anel viário que possibilidade a integração do trânsito da BR 448, que deve estar concluída até o final do ano, e da BR 116, que deverá ser duplicada, além de melhorias na estação da Trensurb, que já começam a ser viabilizadas. Também não descartada a utilização do aeromovel.

"Vamos buscar soluções para o problema de acesso ao Assis Brasil, especialmente em época de eventos como a Expointer, e também para a vida da cidade de Esteio", explicou Mainardi. "Com a liberação da Rodovia do Parque e a duplicação da BR 116, agregando outros modais para o transporte, transformaremos este problema numa grande vantagem do Parque", afirmou o secretário.

O presidente da Trensurb, destacou os investimentos que estão sendo feitos pelo Governo Federal na ampliação da linha e na melhoria do transporte de passageiros. "Ampliamos a linha em 9,3 quilômetros até Novo Hamburgo, construímos cinco novas estações e estamos adquirindo 15 novos trens num investimento superior a R$ 1 bilhão", informou Kasper. "Vamos pensar juntos e projetar um futuro diferenciando para aquela região", disse Rinaldi.

do Coletiva - "Governo define critérios para sanções a rádio e TV"


Portaria do Ministério das Comunicações estabelece parâmetros de penalidades, gravidade de infrações, entre outros

O Ministério das Comunicações definiu a metodologia de critérios e parâmetros que serão utilizados para
aplicar sanções aos veículos de radiodifusão, e estabelecer a gravidade das penalidades. Trata-se do Regulamento de Sanções Administrativas para emissoras de rádio de televisão, publicado por meio da Portaria nº 112. Secretário de Comunicação Eletrônica do MiniCom, Genildo Lins destaca que o regulamento é o primeiro documento que trata especificamente de sanções. “Até agora, as decisões sobre as penas aplicadas às emissoras de rádio e TV que cometiam infrações eram baseadas em costumes, em decisões tomadas anteriormente. O regulamento deixa as regras claras”, afirma.

De acordo com a normativa, as emissoras que cometerem infrações estarão sujeitas a receber advertência, multa, suspensão, cassação e revogação de autorização. A advertência será aplicada quando o infrator for primário e a infração for classificada como leve. A suspensão é a interrupção temporária da execução dos serviços. A cassação é a extinção da autorização, da concessão ou da permissão dos radiodifusores, que poderá ser convertida em outras sanções. A revogação de autorização cabe apenas para rádios comunitárias.

O regulamento especifica os tipos de infração que podem ser cometidas pelos veículos de radiodifusão, de acordo com a gravidade, que foram divididas em leves, médias, graves ou gravíssimas. Entre as infrações consideradas gravíssimas está a transferência direta ou indireta da concessão, permissão ou autorização da rádio ou TV sem consentimento prévio do ministério. A veiculação de publicidade ou patrocínio em desacordo com as normas, por exemplo, é considerada infração grave.

A normativa ainda define a metodologia para valores de multas. Para isso, serão considerados fatores como o tipo e classe da emissora, o tamanho do município e seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), além da gravidade da infração. A multa poderá ser aplicada isolada ou em conjunto com outras sanções previstas.

fonte:
http://www.coletiva.net/site/noticia_detalhe.php?idNoticia=49515

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Governo é autorizado a contratar crédito para construir barragem na Bacia do Rio Gravataí



O Governo do Estado teve o Projeto de Lei 55/2013 aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa nessa terça-feira (23). Com isso, o Executivo está autorizado a contratar crédito, até o limite de R$ 237,5 milhões, junto à instituição financeira federal, para construir uma barragem na Bacia do Rio Gravataí, a qual beneficiará os municípios de Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Porto Alegre e Viamão

Por unanimidade, foi aprovado o PL 55 2013, do governo estadual, que autoriza a contratação de crédito, até o limite de R$ 237,5 milhões, junto à instituição financeira federal, a serem aplicados na construção da barragem para regularização de vazões e amortecimento de cheias da Lagoa da Anastácia, na Bacia do Rio Gravataí, beneficiando os municípios de Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Porto Alegre e Viamão.

Durante a discussão da matéria, o deputado Daniel Bordignon (PT) destacou a grandiosidade e importância da obra, tecendo elogios aos governos federal e estadual pelos esforços em realizá-la. Jorge Pozzobom (PSDB) cobrou dos governistas o porquê da necessidade de se votar a matéria agora, visto que, desde 2012, já existe uma retomada de estudo deste plano com recursos da ordem de R$ 2,5 milhões, até 2014. Em nome do governo, os deputados Daniel Bordignon e Gilmar Sossella (PDT), defenderam a aprovação da matéria. Emenda  da deputada Maria Helena Sartori (PMDB), aprovada, prevê que o Executivo, assim que contratar a operação de crédito, deverá disponibilizar no site oficial do Estado informações sobre o mesmo, bem como encaminhar estas informações à Assembleia.

Governador assina 1,5 mil promoções da Brigada Militar e da Polícia Civil


Tarso assinou promoção a integrantes da Brigada Militar e da Polícia Civil

O governador Tarso Genro assinou nesta quarta-feira (24), no Palácio Piratini, o documento de promoções
Tarso Genro com a cúpula da segurança e o
Chefe da Casa Civil Carlos Pestana 
de oficiais e praças da Brigada Militar. Ao todo serão promovidos 1.027 policiais militares. O chefe do Executivo assinou ainda a promoção de 567 policiais civis. No total, 1.594 integrantes foram contemplados. A publicação das promoções no Diário Oficial do Estado está prevista para esta quinta-feira (25).

Na BM, são 34 oficiais promovidos, entre coroneis, tenentes-coroneis e majores, e 993 sargentos que atuam no policiamento ostensivo e no Corpo de Bombeiros. Na promoção de soldado para 3º sargento, são 848 policiais militares do policiamento ostensivo e 106 bombeiros. Já de 2º para 1º sargento foram promovidos três servidores do policiamento e 36 bombeiros. Na PC, foram promovidos 17 delegados, 56 comissários, 242 escrivães e 252 inspetores de políci

quarta-feira, 24 de abril de 2013

UFRGS entregará estudo à Comissão Nacional da Anistia

Tarso Genro em recente encontro com Professor Serginho

Nesta quarta-feira, 24, no Auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), a UFRGS promoverá  uma série de eventos relacionados às ditaduras militares dos anos 60-80 na América Latina, no ciclo Memórias da Resistência e da Solidariedade.

A partir das 14 horas, Lilian Celiberti (militante dos direitos humanos e ex-presa política), Adelina de Alaye (uma das Madres de la Plaza de Mayo) e Omar Ferri (advogado)participarão de um debate.

Às 16 horas, o reitor Carlos Alexandre Netto entregará à Comissão Nacional da Anistia os resultados da pesquisa Memórias da Resistência e da Solidariedade. 
 
 Lilian Celiberti 
Logo após, o governador Tarso Genro participa de outra mesa de debates, acompanhado do reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, do presidente da Comissão Nacional da Anistia, Paulo Abrão, e de Alexandre Veija.
 
Às 17 horas haverá o lançamento do livro Memórias da resistência e da solidariedade: o Movimento de Justiça e Direitos Humanos contras as ditaduras do Cone Sul.
 
Data: 24 de abril de 2013
Horário: 16h
Local: Auditório I da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação – Fabico/UFRGS - Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Porto Alegre – RS
 
 

Universidade Feevale disponibiliza mais de 1.500 livros digitais


Leitura pode ser feita de qualquer computador ou tablet

No Dia Internacional do Livro, comemorado em 23 de abril, a Universidade Feevale lembra que assinou a Biblioteca Virtual Universitária, plataforma de livros digitais da Pearson do Brasil. A Instituição disponibiliza à comunidade acadêmica o acesso a um acervo digital com mais de 1.500 títulos em mais de 40 áreas de conhecimento, como administração, marketing, engenharia, economia, direito, letras, computação, educação, medicina, enfermagem, psicologia, psiquiatria, gastronomia e turismo.

São muitos os benefícios advindos com o uso da Biblioteca Virtual Universitária. Entre eles, está a flexibilidade de acesso, via internet, na Universidade, em casa ou no trabalho, sendo que a leitura pode ser feita por qualquer computador ou tablet (compatível com Apple ou Android). O usuário pode fazer a seleção dos seus livros favoritos, anotações eletrônicas em seu perfil e compartilhar conteúdos e comentários em mídias sociais, como Facebook e Twitter. Além disso, o usuário tem descontos de até 40% para compra da versão impressa do livro e pode, ainda, realizar a impressão de até 50% do conteúdo do livro, por meio de compra de créditos.

Como acessar:

- Computador: www.feevale.br/biblioteca, com o login no Meu Pergamum / Bases de Dados / E-Books /Biblioteca Virtual Universitária 3.0

- Tablet: baixar o aplicativo disponível na Biblioteca Virtual Universitária e inserir a senha cadastrada no primeiro acesso através do Meu Pergamum. Escolher a Instituição: Feevale


Dúvidas e orientações:

Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com os bibliotecários ou pelo e-mailbiblio@feevale.br.

New York Times terá Lula como colunista


Ex-presidente do Brasil escreverá mensalmente sobre política e economia internacional

Com contrato assinado nesta segunda-feira, 22, nos Estados Unidos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o novo colunista do The New York Times. Com periodicidade mensal, Lula terá suas produções distribuídas pela agência do jornal norte-americano. Os textos do ex-presidente terão como tema política e economia internacional, além de iniciativas para o combate à fome e à miséria no mundo. Sem data de início dos trabalhos divulgada, conforme o Estado de S. Paulo, o acordo foi assinado com o diretor-geral do serviço de notícias do New York Times, Michael Greenspon.

A viagem de Lula a Nova Iorque foi motivada pela sua participação na entrega do prêmio ‘Em Busca da Paz’, conferido pelo International Crisis Group, organização voltada à prevenção de conflitos internacionais. Ainda em abril, o The New York Times publicou um artigo de Lula, no qual comentava a morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Intitulado ‘A América do Sul após Hugo Chávez’, o texto do ex-presidente afirmava que o venezuelano deixaria um "grande legado".

Nota distribuída pelo coletiva.net 


Fonte:

terça-feira, 23 de abril de 2013

Bicicletas para cegos da ONG Embrião de Alvorada chegam a Venâncio Aires



Neste sábado, dia 20 de Abril, as Bicicletas Especiais da Embrião, de Alvorada, foram testadas em Venâncio Aires. “Foi prazeroso contribuir nesta ação podendo mostrar que este meio de transporte para cegos tomou o mundo”, falou a Janete Soares dos Santos – Presidente da Embrião, que aposta na multiplicação da ideia naquela cidade. "A empreendedora social Fabíola articulou outros parceiros que geminarão outras ODKV´s", manifestou a dirigente da entidade. A ONG Embrião quer envolver toda a comunidade na ação e está contribuindo para a realização de uma galinhada, que está marcada para o dia 11 de Maio, com o objetivo de  arrecadar recursos para a primeira experiência que será produzida com profissionais da própria cidade. A ONG Embrião emitiu nota parabenizando o sucesso da iniciativa  e os participantes Alexandro Hertz (DV), Solange do Carmo Hertz (DV) e sua mãe Marisa do Carmo Hertz. Colaboradores: Maikon e a Fabiola.

Segue o contato da ONG Embrião, de Alvorada, nas redes sociais. 

Curta nossa Fanpage na internet, será sempre o primeiro a saber das nossas ações

Videos da Bicicleta:

Gestão Pública - Taxistas iniciam na Capital curso de inglês do Pronatec Copa na Empresa

Taxistas que atuam no aeroporto Salgado Filho participaram na segunda-feira (22) da aula inaugural do curso de inglês oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Copa na Empresa. A aula ocorreu na Cooperativa dos Taxistas do Aeroporto Salgado Filho (Cootaero). Serão nove turmas de 15 alunos, totalizando 160 horas/aula com condutores do aeroporto e rodoviária.

O programa do Ministério do Turismo, que tem apoio da Secretaria de Turismo do RS e de prefeituras, visa proporcionar cursos de aperfeiçoamento profissional aos seus empregados e colaboradores. "Trata-se de um processo de qualificação dos condutores, mas que servirá também como crescimento pessoal dos taxistas no dia a dia do serviço prestado aos usuários. Os taxistas muitas vezes são os primeiros da cidade a manter contato com os turistas", enfatizou a secretária de Turismo, Abgail Pereira.

Acompanhada do diretor dos Serviços Social de Transporte e Nacional de Aprendizado do Transporte (Sest/Senat), Carlos Berwanger, Abgail disse que é importante contar com parceiros para desenvolver o turismo do Rio Grande do Sul. "A qualificação é hoje uma das principais demandas no setor. E o RS está se preparando e se qualificando para receber o turista de maneira com que todos sejam bem atendidos e se sintam bem recebidos".

Pronatec Copa na Empresa
No RS, a Setur disponibilizou cursos do Pronatec Copa na Empresa em 16 municipios, totalizando 6,5 mil vagas em 54 cursos ligados ao receptivo turístico no RS, além dos cursos de inglês, espanhol, francês e libras. Abgail afirmou que a meta é qualificar 10 mil profissionais até 2014 no Estado. Para os empregados, a qualificação é gratuita. "Estamos agregando valor a uma cadeia produtiva que vem agregar valor ao setor, que vem agregar valor a hospitalidade, que vem agregar valor para um setor da economia extremamente importante, que contribui para o desenvolvimento do RS".

O Pronatec na Empresa é uma conquista do RS. "Ele surgiu no Estado devido a uma solicitação da Setur, já que o Pronatec Copa não contemplava todos os municípios que considerávamos importantes para receber o programa. Dessa maneira, foi acertado que o Pronatec na Empresa seria instituído nestes locais", afirmou Abgail.

Cidades
As cidades atendidas pelo programa são Porto Alegre, Cambará do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Santana do Livramento, Jaguarão, Uruguaiana, Chuí, São Borja, Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul, Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Miguel das Missões. De acordo com a Diretora de Qualificação da Setur, Sinthia Mayer, serão oferecidos, além dos cursos de idiomas - espanhol e inglês - cursos nos eixos Ambiente e Saúde; Gestão, Negócios e Turismo; e Hospitalidade e Lazer.


segunda-feira, 22 de abril de 2013

Inquérito contra o deputado Zulke é arquivado por absoluta falta de provas


Supremo Tribunal Federal acata decisão do Ministério Público Federal
O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, determinou o arquivamento do inquérito policial contra o deputado federal Ronaldo Zulke (PT/RS), acatando recomendação do Ministério Público Federal (MPF). A decisão do ministro-relator, divulgada no dia 16 de abril, foi fundamentada pelo despacho do Procurador-Geral da República, que entendeu carecerem os autos, no que se refere ao deputado Zulke, de elementos mínimos que justifiquem uma investigação. “A decisão do Tribunal não podia ser outra, tamanha a desfaçatez das calúnias proferidas contra minha pessoa”, avalia.
Baseado em jurisprudências do STF (PET nº 2.509-AgR-RN - Pleno, Rel. Min. CELSO DE MELLO, DJ de 25.06.2004, Pleno, INQ nº 1538-QO, Rel. Min. SEPÚLVEDA PERTENCE, DJ de 14.09.2001; INQ nº 2.155-DF, Rel. Min. ELLEN GRACIE, DJ de 19.04.2005) o ministro determinou, então, o arquivamento do inquérito: “é irrecusável, para o Tribunal, o pedido de arquivamento de inquérito policial, feito pelo Procurador-Geral da República, quando fundado em ausência de elementos mínimos que justifiquem oferecimento de denúncia”, diz o texto.
Ronaldo Zulke tem 33 anos de vida pública (mandato de vereador, direção partidária, três mandatos de deputado estadual, atualmente no primeiro mandato de deputado federal). “Minha trajetória como homem público sempre foi pautada pela retidão de conduta, e a decisão do STF, que arquiva o inquérito, confirma isso”, analisa. “Depois de um longo período de insinuações, amplamente divulgadas durante o período pré-eleitoral, em 2012, finalmente vem a sentença que nos permite esclarecer os fatos”, conclui Zulke.
O deputado foi citado em uma denúncia sobre supostas irregularidades que teriam ocorrido na administração municipal, em São Leopoldo.

O parlamentar está à disposição para entrevistas. 
--
Assessoria de Comunicação
Lucidio Bordignon Gontan
Reg.prof.: 9389
Celular (51) 8442-4757

Endereço:
Rua Riachuelo, 1038/1205
CEP: 90010-272
Centro Histórico
Porto Alegre - RS

Telefone: (51) 3211-0269
Contato em Brasília: (61) 3215-5858

Twitter: @ronaldozulke
Blog Imprensa Zulke: www.imprensazulke.wordpress.com.br
Facebook (Perfil 1 - Lotado): https://www.facebook.com/ronaldo.perfillotado

Lurdi Blauth integra exposição no Uruguai


A mostra “Artesul contemporâneo” abrirá no dia 25 de abril
A professora de Artes Visuais e Design Gráfico da Universidade Feevale e artista plástica Lurdi Blauth integrará uma exposição internacional. Ela participará da mostra Artesul contemporâneo, no Centro de Exposiciones SUBTE, de Montevidéu, Uruguai, que abrirá no dia 25 de abril, seguindo até 2 de junho. A mostra coletiva, selecionada por edital, apresenta dezoito projetos de artistas contemporâneos que participaram do 1º Prêmio IEAVi - Incentivo à Produção de Artes Visuais, organizado pelo Instituto Estadual de Artes Visuais da Secretaria de Estado da Cultura - Sedac/RS.

A exposição propõe ampliar as relações entre artistas e espectadores, novas linguagens e poéticas da arte contemporânea que cruzam as fronteiras e aproximam as culturas, o pensar e a estética, além de dar continuidade ao projeto de intercâmbio cultural entre o Estado do Rio Grande do Sul e a cidade de Montevidéu. No conjunto, as instalações dos projetos selecionados apresentam múltiplas linguagens plásticas entre desenhos, pinturas, gravuras, fotografias, vídeos e objetos com diferentes materiais e suportes. São fragmentos de projetos autorais que estabelecem outras relações, contrastes e justaposições das formas, possibilitando conhecer, ver, pensar, sentir e ler nos textos apresentados as afinidades estéticas, as aproximações ou os distanciamentos que a arte pode provocar.

Lurdi participa da mostra com os trabalhos da série Sete Dias + Sete Dias, os quais configuram tensões e distensões de registros e de instantes intervalares de tempo. Nos trabalhos, impressões de seivas de flores sobre papéis e a interferência com grafismos foram parafinados e incubados em pequenos módulos, permitindo revelar as hesitações presentes entre continuidades e descontinuidades do processo criativo da artista. “Nesse sentido, busco fenomenologicamente evocar o paradoxo cíclico e limítrofe da vida instaurado pelo espaço/tempo, entre certezas e incertezas, questionando os estados sobre o que é permanente”, explica a artista.

Veja todos os artistas que compõem a mostra

Amanda Teixeira, Belony Ferreira, Bongiovanni, Carlos Krauz, Coletivo Alfa e Teta, Grupo Superfície, Coletivo Infoto, Dirnei Prates, Felipe Caldas, Ío, Lurdi Blauth, Maílson Fantinel, Mariane Rotter, Mayra Redin, Neca Sparta, Raquel Buriol, Rogério Severo, Túlio Pinto e Vitor Butkus.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Escola de Porto Alegre integra Xadrez Gigante em sua proposta pedagógica


Com o apoio da Embrião, da cidade de Alvorada, todos os alunos da Escola Toyama irão aprender, durante o ano letivo, a construírem peças gigantes de xadrez usando a técnica chinesa papietagem, que consiste em fazer camadas de jornal e cola sobre um molde para criar uma réplica.  A Diretora Lia, conheceu o trabalho da Embrião a alguns anos, então vem buscando uma agenda para realizar estas oficinas. A proposta é produzir as peças gigantes e construir 2 tabuleiros com lajotas.
            O projeto tem como base todos os  eixos da educação e os temas transversais como Cultura afro-descendente, educação ambiental e jogos de xadrez.
            Para a diretora, essa também foi uma maneira de incentivá-los a gostar do jogo de xadrez. “São ações como essas que fazem eles pensarem no futuro como um todo, pois existem diversos valores envolvidos. Além disso, o próprio jogo de xadrez faz com que eles trabalhem o raciocínio, a concentração e a criatividade’’, outros monitores também passarão a técnica para os alunos que não puderam acompanhar o curso Educa Ação Eco Lógica com Xadrez na Escola foi levado pela Embrião a pedido do diretora. Os alunos terão as peças-moldes a disposição até que todas as réplicas estejam prontas.
O Cronograma da Oficina consiste em:
1) Demonstrar, através de pesquisas, que o jogo de xadrez ajuda em todas as disciplinas;
2) Apresentar o curta metragem "O Xadrez das Cores", onde o jogo é explorado além da lógica e resgata valores humanos, propondo temas da história, racismo,  religião, aborto e o respeito as regras;
3) Discussão sobre o que fazer com as pilhas, o óleo de cozinha e o papel e seus respectivos impactos na natureza.
4) Iniciar a produção de Peõs, Torres, Cavalos, Bispos, Rainhas e Reis gigantes do jogo de xadrez. No total serão produzidas 32 peças pelos alunos e professores da escola.

Quando: terça-feira, 8 h,  dia 16 de Abril, na  E. E. E. F.  Toyama,
Onde: Acesso Toyama, 01 -Bairro Itú  Coinma POA-RS Fone (51) 33342044.
O que:  Projeto XADREZ & MEIO AMBIENTE Tudo A Ver
Responsável: Professora Lia Dagmar Trajano Cechinel - Orientadora Educacional e Projetos
O que será feito:

(Re)Interpretações no Espaço Arte Um


Exposição mostra obras da história da arte reinterpretadas do ponto de vista dosacadêmicos

Está aberta à visitação, até o dia 21 de abril, a exposição (Re)Interpretações, no Espaço Arte Um da Universidade Feevale. A mostra é baseada nas seguintes disciplinas do curso de Artes Visuais: História da Arte II, História da Arte e da Fotografia, História da Arte na Idade Moderna e Teorias da Arte Moderna e Contemporânea.

A exposição tem como objetivo trabalhar de forma plástica os conceitos analisados durante as matérias teóricas e históricas do curso. Esta proposta já ocorre há sete anos. As obras são releituras, nas quais os estudantes expressam o aprendido em aula na forma de esculturas, imagens digitais, desenhos e pinturas.

Serviço
(Re)Interpretações
Local: Espaço Arte Um, Câmpus I (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo)
Visitação: até o dia 21 de abril, das 8h30min às 22h30min, e aos sábados das 8h30min às 17h
Informações: www.feevale.br/pinacoteca, no link Espaço Arte Um. Ou pelo telefone (51) 3584-7148
Entrada: gratuita

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Geminis recria os Bee Gees no Teatro Feevale


Apresentação da Tour 2013 Musical Legends acontece no dia 18 de abril

O Teatro Feevale recebe, no dia 18 de abril, a única banda latino-americana que recria física, vocal e musicalmente aos irmãos Gibb, logrando em cada uma de suas apresentações a sensação de se estar vendo e ouvindo aos Bee Gees novamente em cena. A banda Geminis, fundada em 1999 por Ismael Espiño e consolidada no dia 8 de dezembro de 2002, completa 11 anos de uma exitosa trajetória, rendendo uma homenagem sem precedentes aos Bee Gees.

Para esse propósito, Geminis conta com músicos profissionais que garantem uma excelente performance ao vivo, utilizando os mesmos arranjos vocais e instrumentais, reproduzindo, nos mínimos detalhes, as músicas dos Bee Gees; até mesmo os gestos e os olhares em cena remetem aos shows que os Bee Gees fizeram em sua época mágica, sem qualquer recurso de playback.

No período de 2005 até 2007, Geminis interpretou o espetáculo intitulado “Mantendo-os Vivos”, com o qual realizou turnês pela América Latina com êxito incrível, passando por países como Colômbia, Equador, Peru, Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai em repetidas ocasiões. Em 2008 e 2009, empreende sua turnê mundial com um novo espetáculo de aceitação sensacional, inclusive na Europa, celebrando o 30º Aniversario do filme Embalos de Sábado à Noite.

Em 2010 e 2011 nasce um novo show, intitulado “Kings of Fever”, alcançando excelentes vendas em suas turnês pela América Latina, especialmente no Brasil. Já 2012 foi um ano especial para Geminis Bee Gees, devido à estreia de seu novo show, “Musical Legends” que, além de percorrer toda a história dos Bee Gees cronologicamente, mostra-nos, em diferentes capítulos, os cinco principais estilos musicais que fizeram o sucesso dos irmãos Gibb.

Visto por um público de mais de 500.000 espectadores, Geminis oferece um espetáculo único em nível mundial, que recria os 40 anos de trajetória dos Bee Gees, e que a consagrou por seu público como a melhor banda tributo aos Bee Gees do mundo. Um show internacional emocionante, uma viagem no tempo, onde, quem estiver presente, cantará, dançará e se emocionará com as canções que marcaram época.

Geminis Bee Gees
Ismael Espiño, como Barry Gibb, líder Fundador, guitarra rítmica
Alejandro Niz, como Robin Gibb, violino e piano
Daniel Liberchuk, como Maurice Gibb, membro fundador, guitarra, teclados e baixo eléctrico.

Banda de apoio
Leandro Perrone, guitarra líder e direção musical
Guillermo Erede, teclados.
Maximiliano Roberti, pianos
Nicolás Della Vedova, bateria e percussão

SERVIÇO
Geminis Bee Gees em Tour 2013 Musical Legends
Data: 18 de abril, quinta-feira, às 21h
Duração: 1h30min
Classificação: livre – crianças abaixo de 12 anos somente acompanhadas dos pais ou responsáveis
Teatro Feevale (Câmpus II da Universidade, ERS-239, 2755, Novo Hamburgo)

Ingressos
Frisa: R$ 60,00
Balcão Nobre: R$ 70,00
Plateia: R$ 80,00
Camarote: R$ 100,00

Pontos de venda:
- Prédio 5 - Convivência /2º Andar - Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo)
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 13h às 21h e aos sábados das 12h às 17h30min. Mais informações pelo telefone 3271-1208.

- Bilheteria: Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80 SUC, 301 A, Passo D’areia, Porto Alegre).
Horário de atendimento: de segunda a sábado das 14h às 22h e domingos e feriados das 14h às 20h.

- Telentrega Ingresso Show: (51) 8401-0555
Horário de atendimento: 9h às 19h de segunda a sexta-feira

- Ingresso Rápido Call Center: 4003-1212
Horário de atendimento: de segunda a sábado das 9h às 22h e domingo das 12h às 18h.

Descontos
- 20% de desconto para titular e um acompanhante do Clube do Assinante NH
- 20% de desconto p/ titular e um acompanhante do Clube do Assinante Zero Hora

- 20% de desconto para alunos, professores e funcionários Universidade Feevale.

 Forma de pagamento: cartão de crédito 1X, débito e dinheiro

terça-feira, 2 de abril de 2013

Ong Embrião tem grande retorno em doação de bicicletas após reportagem do Balanço Geral


O programa Balanço Geral divulgou, nos dias 01 e 02 de Abril, uma reportagem sobre a fabricação artesanal de bicicletas especiais para cegos, cadeirantes e muletantes. Após a reportagem, segundo coordenador da ONG Embrião, Josué, mais de cem bicicletas foram doadas. As doações vieram de Esteio, Gravataí, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Viamão, Novo Hamburgo, Tapes, Mariana Pimentel, Guaíba, Canoas e Porto Alegre e foram entregues na oficina no Sitio dos Açudes, em Alvorada – (Rua Henrique Dias, 1162).  A Ong Embrião informa que estão necessitando de ferro chato 3/16x1, cantoneira 1/8x1, eletrodos 2,5 e tintas.
Veja as fotos da reportagem.

Ong Embrião, de Alvorada, realiza Torneio de Xadrez em nova Bréscia


A ONG Embrião também produz bicicletas artesanais para
cegos, cadeirantes e muletantes
Nova Bréscia realiza 1º Torneio de Xadrez, no dia 06 de abril, na Praça Central. A atividade está marcada para as iniciar as 13horas. A realização do 1º Torneio nova Bréscia de Xadrez é uma parceria da ONG Embrião, de Alvorada, com a Prefeitura Municipal de Nova Bréscia. A atividade integra a programação em homenagem aos 70 anos da Federação Gaúcha de Xadrez. O torneio prevê disputas em categorias que contemplam crianças, jovens e adultos. O Arbitro Nacional de Xadrez - Marcelo Konrath, parceiro da Embrião, estará organizando este belo evento cultural e esportivo promovido pela Prefeitura.