segunda-feira, 22 de abril de 2013

Lurdi Blauth integra exposição no Uruguai


A mostra “Artesul contemporâneo” abrirá no dia 25 de abril
A professora de Artes Visuais e Design Gráfico da Universidade Feevale e artista plástica Lurdi Blauth integrará uma exposição internacional. Ela participará da mostra Artesul contemporâneo, no Centro de Exposiciones SUBTE, de Montevidéu, Uruguai, que abrirá no dia 25 de abril, seguindo até 2 de junho. A mostra coletiva, selecionada por edital, apresenta dezoito projetos de artistas contemporâneos que participaram do 1º Prêmio IEAVi - Incentivo à Produção de Artes Visuais, organizado pelo Instituto Estadual de Artes Visuais da Secretaria de Estado da Cultura - Sedac/RS.

A exposição propõe ampliar as relações entre artistas e espectadores, novas linguagens e poéticas da arte contemporânea que cruzam as fronteiras e aproximam as culturas, o pensar e a estética, além de dar continuidade ao projeto de intercâmbio cultural entre o Estado do Rio Grande do Sul e a cidade de Montevidéu. No conjunto, as instalações dos projetos selecionados apresentam múltiplas linguagens plásticas entre desenhos, pinturas, gravuras, fotografias, vídeos e objetos com diferentes materiais e suportes. São fragmentos de projetos autorais que estabelecem outras relações, contrastes e justaposições das formas, possibilitando conhecer, ver, pensar, sentir e ler nos textos apresentados as afinidades estéticas, as aproximações ou os distanciamentos que a arte pode provocar.

Lurdi participa da mostra com os trabalhos da série Sete Dias + Sete Dias, os quais configuram tensões e distensões de registros e de instantes intervalares de tempo. Nos trabalhos, impressões de seivas de flores sobre papéis e a interferência com grafismos foram parafinados e incubados em pequenos módulos, permitindo revelar as hesitações presentes entre continuidades e descontinuidades do processo criativo da artista. “Nesse sentido, busco fenomenologicamente evocar o paradoxo cíclico e limítrofe da vida instaurado pelo espaço/tempo, entre certezas e incertezas, questionando os estados sobre o que é permanente”, explica a artista.

Veja todos os artistas que compõem a mostra

Amanda Teixeira, Belony Ferreira, Bongiovanni, Carlos Krauz, Coletivo Alfa e Teta, Grupo Superfície, Coletivo Infoto, Dirnei Prates, Felipe Caldas, Ío, Lurdi Blauth, Maílson Fantinel, Mariane Rotter, Mayra Redin, Neca Sparta, Raquel Buriol, Rogério Severo, Túlio Pinto e Vitor Butkus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário