segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Publicação retrata história da BR-448 - a Rodovia do Parque

Imagem da capa da publicação
 A organização do evento (Seminário de Políticas Públicas) distribuiu aos participantes uma publicação sobre a Rodovia do Parque. A proposta da revista é clara deste seu título “BR-448 A história da Rodovia do Parque” e é assinada por Ronaldo Zulke, deputado federal PT/RS – Coordenador do Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre. A apresentação do trabalho é do Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos e a história parte do nascimento da ideia do Anel Rodoviário. Traz com detalhes a política de Lula e Dilma em revogar o Polão e incluir a obra no Programa de Aceleração do Crescimento, sem pedágio. A mobilização popular é organizada em comitês de acompanhamento das obras e aponta os próximos que ainda estão em disputa política chamando a população para participar do debate. Em Esteio, o Comitê de Acompanhamento das Obras de infraestrutura Viária da Região é composto por membros da comunidade liderados pelo vereador Leo Dahmer.

A pauta de trabalho do Comitê inclui a construção da BR-448, a extensão da BR-448 até Novo Hamburgo, melhorias na BR-116, extensão do Trensurb até Novo Hamburgo, Aeroporto 20 de Setembro, duplicação da RS-118. Além desses temas o comitê acompanha e pretende absorver em suas pautas de trabalho a construção da RS-10, aeromóvel em Porto Alegre, Metrô de Porto Alegre, segunda ponte do Guaiba, melhores acessos à Capital e os projetos de mobilidade urbana.




Notas de jornalistas de opinião foram destacadas em contraste na publicação



A polêmica em torno do tema da BR-448 foi intensa e é apresentada de forma poética no capítulo “Da barrigada... à vida como ela é”. A página contrasta um texto do jornalista Políbio Braga, publicado em 2008, com um texto da jornalista Rosane de Oliveira publicado em 2011.

O texto de Políbio foi publicado sob o título “A Rodovia do Parque prolonga discussão inútil”, tal como segue:

“É patética a nota despachada para os jornalistas pelo deputado Ronaldo Zulke, do PT, que propõe um comitê estadual para batalhar pela melhoria da BR-116, a duplicação da RS-118 e a construção da Rodovia do Parque, a BR-448. Isto tudo é conversa mole. Os gaúchos estão sendo enganados. Há 12 anos, o governo Britto desenhou o sistema estadual de pedágios e nele inscreveu o Polão(...)

Foi o senhor Ronaldo Zulke e seus companheiros do PT e do PDT, sem o apoio de quase nenhum prefeito da região, que implodiu o Polão, oferecendo como alternativa uma mirifica e esotérica Rodovia do Parque(...). Foi retórica e demagogia pura(...)”(Políbio Braga – O Sul, página 3, 2 de novembro de 2011).

O texto da editora de Política da Zero Hora reproduzido levava o título de “Sonho antigo”, tal como segue:

“Poucas pessoas conhecem tão a fundo a história da Rodovia do Parque, a BR-448, como o deputado federal Ronaldo Zulke (PT). Foi com a autoridade de quem acompanhou o projeto em todas as fases, desde que era apenas um sonho, que Zulke falou da obra com o ministro dos Transportes, Paulo Passos, na sexta-feira.(...) Quando Passos garantiu que, até o final do ano, serão liberados R$ 115 milhões para a BR-448, Zulke comemorou, mas já está engajado em outra batalha: a extensão da estrada até a ERS-240, em Portão, e a ERS-239, em Novo Hamburgo, um desejo da Serra e do Vale do Sinos.” (Rosane de Oliveira – Jornal Zero Hora, Página 10, 8 de outubro, de 2011).

Saiba mais sobre a BR-448

http://espartainforma.blogspot.com.br/2012/10/os-novos-prazos-da-br-448-rodovia-do.html



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