
Um núcleo de parlamentares estaduais da esquerda e um deputado federal, todos do PT, promoveram no dia 10 de dezembro um Seminário de Políticas Públicas, com a participação de autoridades nacionais de diversos ministérios do Governo Federal. O evento foi organizado pelo mandato do deputado federal Ronaldo Zulke, mas envolveu diretamente os deputados estaduais Raul Pont, Luis Fernando Schmidt, Daniel Bordignon e Luis Lauermann. O grupo de parlamentares pertence a tendência interna do PT, Democracia Socialista, representada em Esteio pelo mandato do vereador Leo Dahmer, que se fez presente no evento.
O Seminário aconteceu no sindicato dos bancários, em Porto Alegre. Na parte da manhã falou o Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, que representou o Governo do Estado; dois representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário; o economista Marcio Pochmann e o professor de Ciências Políticas da UFRGS, Luiz Marques. A vereadora de Porto Alegre, Sofia Cavedon também integrou a mesa de palestrantes na parte da manhã.
 |
Auditório lotado |
O plenário interagiu com essa mesa de trabalho tratando dos temas de conteúdo político, tais como o preço das alianças programáticas para o avanço da esquerda em seus cenários locais, nacional e internacionais. O grupo heterogêneo composto por líderes sindicais, lideranças dos movimentos sociais, integrantes de governo nas esferas municipal, estadual e federal apresentaram seus diferentes pontos de vista acerca das prioridades no desenvolvimento de políticas públicas. O debate aprofundado apresentou, inclusive, diferentes pontos de vista acerca do que significa políticas públicas em nosso tempo. Os conflitos ideológicos e o esforço que se impõe para o ato de governar estavam presentes na fala da grande maioria dos interlocutores. Os limites da democracia representativa foram apresentados como problema ao tempo em que o debate reforçava a necessidade da reforma política para corrigir distorções e a imposição do poder econômico. Os palestrantes focaram suas falas sobre os compromissos públicos assumidos em torno do Partido dos Trabalhadores, suas lutas históricas, seus avanços e retrocessos. Grande parte da plateia, que lotou o auditório do Sindicato dos Bancários, era composta por vereadores e prefeitos eleitos em 2012, de todas as partes do Rio Grande do Sul.
 |
Leo Dahmer e Luiz Marques |
A parte da tarde ficou reservada ao acesso aos programas e ações governamentais. Técnicos ligados aos ministérios do Desenvolvimento Agrário, das Cidades, da Saúde e da Funasa apresentaram os programas ministeriais para captação de recursos junto ao Governo Federal. As políticas públicas de saneamento, de recursos hídricos, de saúde foram apresentadas com uma clara preocupação com o respeito ao meio ambiente. O representante do Ministério das Cidades, Gustavo Frayha, apresentou marcos regulatórios aos gestores municipais, com o objetivo de contribuir com o foco dos projetos apresentados ao Governo Federal. Representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário apresentaram novo mapa dos territórios da cidadania, territórios identidade e pré territórios do Rio Grande do Sul. Tais referências são importantes aos agricultores, para organizar a gestão econômica de sua atividade produtiva com o apoio das políticas públicas do Governo Federal, do Governo Estadual em ações que partem dos municípios em forma de projetos para as diversas áreas.
 |
Toninho falou direto com represetantes do Ministério das Cidades |
 |
Gustavo falou diretamente com gestores municipais |
Nenhum comentário:
Postar um comentário