sábado, 27 de setembro de 2014

Vinte mil pessoas saúdam Tarso e Olívio no Rubem Berta

 O grande comício da vitória da Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PTB, PCdoB, PPL, PTC, PR, PROS), mostrou que mereceu o nome que lhe foi dado. Realizado um dia após a pesquisa do Datafolha, que mostrou Tarso empatado em primeiro lugar com Ana Amélia Lemos (PP), Olívio Dutra ultrapassando Lasier Martins (PDT) e a presidenta Dilma caminhando rumo à vitória ainda no primeiro turno, o ato reuniu 20 mil pessoas segundo a organização do evento.
Tarso foi ovacionado pela população e mesmo após o encerramento da atividade, precisou permanecer no local por mais de meia hora para atender dezenas de pedidos de abraços, agradecimentos, selfies e desejos de boa sorte que partiam dos apoiadores. No palco ele também recebeu carinho – não apenas da militância que gritava seu nome, mas de beneficiários dos programas sociais criados durante seu governo, que subiram ao palco após a exibição de um vídeo no qual contavam as mudanças provocadas pelas políticas públicas da atual gestão. “Irradiamos para o Brasil e para o mundo um modelo de participação e cidadania e hoje podemos contemplar o passado para compreender o futuro que queremos construir”, discursou o candidato à reeleição.
Afônica, a presidenta Dilma Rousseff não participou do ato, mas enviou uma mensagem em vídeo aos militantes. “Tarso Genro é a certeza de que a parceria com o governo federal será ampliada ainda mais”, assinalou.
A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, também marcou presença e enfatizou a criação do Bolsa Família. “Quando criamos o programa, muita gente era contra. Porém, agora muitos dizem que são a favor. Ora, porque será? Porque se você falar que é contra perde voto”, ponderou.
A candidata à vice-governadora, Abgail Pereira, se sensibilizou com o carinho e a recepção calorosa. "O que fizemos está no rosto de cada pessoa neste Estado. É a marca do ProUni, do RS Mais Igual, do Pronatec, dos 12% investidos na saúde. Somos um governo que olhou para o seu povo e que agora diz: vamos em frente!", exclamou a comunista.
O representante da coligação na disputa ao Senado federal, Olívio Dutra, também partiu dos avanços conquistados para explicitar seu raciocínio. “Os adversários querem uma democracia com um espaço estreito para o povo. Nós queremos que o Estado brasileiro funcione bem não para alguns, mas sim, para a maioria do povo”, comparou.

Clima de festa marcou evento
Houve quem chegasse ainda pela manhã para aproveitar o convívio com os familiares e amigos que votam em Tarso Genro, Abgail Pereira e Olívio Dutra. “Estou motivado. Trouxemos frango temperado e cerveja porque acreditamos na reeleição. O governo dele fez muita coisa e no meu caso, que sou policial militar, tivemos aumento de salário e muitas mudanças na segurança", justificou Carlos Souto, assador do churrasco na praça.
Um gramado amplo, bandeiras servindo de esteira e a população sentada no chão, tomando mate e vendo os filhos brincarem no entorno formavam um improvável cenário ao ato político que deu a largada para a última semana de campanha eleitoral antes do primeiro turno. Mas a explicação é justamente de natureza política: antes do governo Tarso era impossível desfrutar da praça, conforme contou a moradora Vera Lucia Machado.
Há 29 anos ela vive no bairro e agradece a instalação da Polícia Comunitária nas periferias levada a cabo pela atual gestão. "Se falarem mal deste bairro, não é verdade. Antes não tínhamos liberdade de vir nesta praça durante a tarde. Hoje, é um mar de rosas", comparou.
No meio da multidão, os cabelos brancos da dona de casa aposentada Maria Amalia da Silva, chamavam a atenção. Quem fosse conversar com ela se surpreenderia ainda mais ao saber que, aos 90 anos, ela fazia sua estreia em comícios, acompanhada do neto Rafael, que foi beneficiário de programas como o Projovem e Pronatec.

Fotos: Caco Argemi/UPPRS (Tarso) e Guilherme Santos/UPPRS (aberta)

Grande carreata leva centenas ao comício da vitória em Porto Alegre

A maior carreata da campanha pela reeleição de Tarso Genro aconteceu neste sábado (27), reunindo centenas de pessoas em Porto Alegre que seguiram em buzinaço até o comício da vitória, no bairro Rubem Berta, na zona norte da Capital.

Familias inteiras e grupos de amigos lotaram os carros, kombis, vans e motos em um cortejo que saiu do Largo Zumbi dos Palmares colhendo acenos e apoios à Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PTB, PCdoB, PPL, PTC, PR, PROS) por vários quilômetros de ruas e avenidas.

Os automóveis começaram a chegar na concentração às 13h. Em meia hora, o largo ficou repleto de militantes. O entusiasmo diante do resultado da pesquisa Datafolha, divulgada na noite de sexta-feira (26), apontando empate entre Tarso e Ana Amélia, era visível. A cada cumprimento entre militantes, o comentário era sempre sobre a virada, que está próxima e será confirmada pelas urnas no dia 5 de outubro.

"Vamos quebrar o paradigma de não reeleger governadores no nosso Estado. Assim como fizemos elegendo Tarso no primeiro turno pela primeira vez na história, vamos reelegê-lo", aposta a militante Claudia Dalpozzo.

A carreata passou pelas avenidas João Pessoa, Ipiranga e seguiu pela Salvador França. Ao passar por zonas comerciais, pontos de ônibus e edifícios, eleitores simpatizantes gesticulavam demonstrando apoio e confirmando o voto na UPPRS.

Os vereadores do PT que lideravam a atividade dialogavam com a população através de microfones e ao som dos jingles da campanha. Mulheres, jovens, negros e trabalhadores que eram vistos no trajeto eram lembrados das politicas sociais levadas à cabo nos últimos anos.

O cortejo seguiu pela Protásio Alves acumulando quilômetros de carros, passou pela avenida Aparício Borges e encerrou na Praça México, no bairro Rubem Berta, deixando a militância aquecida na porta do comício da vitória.

Foto: Guilherme Santos/UPPRS

Moradores da Villa Vargas reconhecem políticas sociais do governo Tarso

Centenas de moradores da Vila Vargas, em Porto Alegre, demonstraram apoio à Unidade Popular Pelo Rio Grande durante o Dia de Mobilização realizado neste sábado (27) pelo governador licenciado Tarso Genro e a candidata a vice-governadora, Abgail Pereira. 
"O governo do PT encheu isso aqui de creches", explicou a auxiliar de cozinha Franciele Braz souza, mãe de duas meninas, justificando por quê votará em Tarso Genro. A realidade é a prova de que o governo estadual tem políticas sociais reconhecidas pelas comunidades. Prova disto é que quando Tarso Genro assumiu o governo em 2011, o RS era o estado que menos investia em saúde no Brasil. Hoje, na perspectiva de melhorar a qualidade de vida da população, o governo Tarso atingiu a meta histórica de 12% para a saúde no estado.

Tarso e Abgail percorreram as ruas da vila cumprimentando os moradores e reafirmando a importância da continuidade do governo da UPPRS e de Dilma Rousseff além da eleição de Olívio Dutra para o Senado.

"Foram dezenas de obras realizadas na Vila Vargas por nossa administração popular. Aqui temos 390 famílias beneficiadas pelo RS Mais Igual, que aumenta o valor da bolsa família", destacou Tarso, citando a Escadaria da vila Santa Maria como uma das obras mais importantes. Ele recordou que esteve várias vezes na vila e que continuará visitando sempre o local e dialogando com a comunidade.
Foto: Daniela Xu/UPPRS

Não sou um marinheiro de primeira viagem, diz Tarso aos moradores das Vilas Bom Jesus e Pinto

O governador licenciado Tarso Genro iniciou este sábado (27) com mobilizações da Unidade Popular conversando com as comunidades das vilas Bom Jesus e Pinto, na zona leste de Porto Alegre. O candidato à reeleição fez questão de destacar que visitou o local muitas vezes quando prefeito da capital gaúcha.

"Não sou um marinheiro de primeira viagem, conheço muito bem essas comunidades, estive aqui dezenas de vezes como prefeito de Porto Alegre", disse. Tarso lembrou que participou de várias plenárias do Orçamento Participativo ao lado dos moradores das vilas Bom Jesus e Pinto.

Ao chegar na comunidade, Tarso caminhou por uma hora pelas ruas e conversou com a comunidade. Em cada parada, o candidato foi recebido com sorrisos e o apoio de muitos moradores, que solicitaram bandeiras e adesivos da campanha.

"A presença do Tarso Genro é muito simbólica nessas comunidades", afirmou o líder comunitário da região Nelson Cunico. A receptividade foi mais calorosa em frente ao Centro de Educação Ambiental, que reúne recicladores.

"Vocês lembram que uma vez estive aqui com o professor Boaventura Sousa Santos e ele escreveu um artigo sobre esse trabalho maravilhoso que vocês fazem, tornando esse Centro de Educação Ambiental conhecido no mundo inteiro", recordou Tarso.

Tarso participou da atividade ao lado de lideranças locais, candidatos a deputado federal e estadual e militantes da Unidade Popular.

Foto: Caco Argemi, UPPRS

Corpo a corpo com o eleitor será a marca da reta final de campanha



A reta final da campanha da Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PCdoB, PTB, PR, PPL, PTC, PROS) está apostando forte no corpo a corpo com os eleitores. Há uma semana do primeiro turno – que já encerra as disputas ao Senado, Câmara de Deputados e Assembleia Legislativa – a agenda dos candidatos será totalmente voltada para o contato direto com o eleitor.
Segundo o coordenador geral da campanha da UPPRS, Carlos Pestana, a ideia é fortalecer as agendas de rua e explicar aos eleitores a identificação entre os projetos representados por Tarso e Dilma. “Vamos pra rua. A aposta é realizar atos políticos lotados até o último dia”, antecipa.
A largada será dada com o comício da vitória, neste sábado (26), às 15 horas, no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. A expectativa é superar o número de pessoas do último grande ato na capital, que reuniu 15 mil pessoas e contou com a presidenta Dilma Rousseff. Desta vez, Dilma não estará presente por motivos de saúde, mas 129 ônibus estão trazendo apoiadores de todos os cantos do Rio Grande do Sul.
Pela manhã, os militantes portoalegrenses estarão nas ruas preparando o clima do comício e convidando os moradores das Vilas Vargas e Bom Jesus a participarem do evento. O candidato à reeleição, Tarso Genro, percorre ambas comunidades em carro de som. No início da tarde, militantes organizam uma carreata em direção ao comício da vitória. A concentração será às 13h, com saída do Largo Zumbi dos Palmares para chegada à Praça México, no Rubem Berta, às 14 horas.
O domingo não será de descanso para os candidatos da UPPRS. Tarso cumpre roteiro em Montenegro, Campo Bom, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia, Esteio e Canoas. Até o final da semana, a previsão é que o governador licenciado passe por mais de uma dezena de municípios na Metade Sul do Estado, Zona Central e Região Metropolitana.
Olívio vai ao encontro de trabalhadores
Em paralelo, o candidato ao Senado, Olívio Dutra reforça a campanha da UPPRS em cachoeirinha, Gravataí e Cachoeira do Sul neste final de semana, além de, claro, marcar presença no comício da vitória em Porto Alegre.
Na próxima semana, liberado dos compromissos com a imprensa e de debates eleitorais, o Galo Missioneiro vai priorizar a Região Metropolitana em suas agendas, andando de metrô e conversando com os trabalhadores no chão das fábricas. Em todos os mutirões, caminhadas e atos que participa, Olívio toma a inciativa de distribuir, ele mesmo, o único panfleto que a campanha confeccionou para apresentar sua candidatura, no qual estão explícitos os 13 compromissos de seu mandato. Nesta semana antes de sua vitória nas urnas, não será diferente.
Tarso e Olívio estarão juntos na Metade Sul
Os candidatos ao governo do Estado e ao Senado federal, Tarso Genro e Olívio Dutra farão campanha juntos na segunda-feira (29), na região sul do Estado. Eles se encontram em Rio Grande, onde participarão de mutirões em bairros e de um ato em defesa do polo Naval, instituído graças aos governos de Lula e Dilma e fortalecido durante a gestão estadual de Tarso Genro e que hoje é fundamental para a economia da região. Depois eles partem rumo à Santa Maria. O governador licenciado estará também em Pelotas, pela manhã e no início da tarde.
Os últimos dias de campanha dos candidatos da UPPRS será na Região Metropolitana, com atividades em Viamão, Cachoeirinha e Gravataí na quarta-feira (01), comício em Canoas na quinta-feira (02), e encerra na sexta-feira (03), com grande caminhada de Tarso Genro com as mulheres gaúchas, em Porto Alegre.
Militância acesa já iniciou a virada
A militância está organizada também de forma independente das agendas dos candidatos, para mostrar a força das ideias da Unidade Popular pelo Rio Grande em todo o Estado. Em Porto Alegre, o domingo já começa intenso com um ato dos trabalhadores da saúde em apoio à reeleição de Tarso, às 10h, no Brique da Redenção. À tarde, ocorre outra edição do evento Primavera com Dilma, no Gasômetro.
Pelo interior, haverá atividades de campanha da UPPRS neste final de semana em Erechim, Aratiba e Mariano Moro e grande caminhada da vitória em Santa Maria, às 11h, com saída da Gare da Viação Férrea.
A mobilização se intensificou nesta semana que passou e já surtiu efeito: na pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (26), Tarso Genro aparece empatado com a principal adversária e Olívio Dutra ultrapassou seu oponente.

As fotos são de Guilherme Santos/UPPRS (260914GUI_98171) e de Caco Argemi/UPPRS (260914CA_E70A3000 e 260914CA_E70A2961).

Abgail intensifica campanha em sua cidade natal

Há uma semana das eleições, a candidata a vice governadora Abgail Pereira fez campanha em Caxias do Sul, sua terra natal, onde ressaltou a importância em dar continuidade aos programas dos governos Tarso Genro e Dilma Rousseff que têm beneficiado os moradores da Serra gaúcha. 
Para Abgail, o Rio Grande do Sul se vê diante de dois caminhos: continuar crescendo e se desenvolvendo, com Tarso Genro, ou retroceder. "Conversando com os caxienses, confirmamos como as políticas públicas dos governos Tarso fazem a diferença sim na Serra. Vamos seguir com Tarso e Dilma para buscar mais avanços para a região", destacou sorridente.
Ao longo da última quinta-feira (25), ela foi incansável e fez caminhadas no comércio de Lourdes e São Pelegrino e nos bairros São José, Vitória e Planalto. Abgail também conversou com funcionários da Marcopolo e Randon e estudantes da Universidade de Caxias do Sul. No corpo a corpo, a futura vice ouviu relatos de trabalhadores que estão na faculdade graças ao ProUni e de pessoas que se qualificaram com o Pronatec. Ela ainda escutou elogios às melhorias na Rota do Sol e ao sistema Marrecas, que garante o abastecimento de água.
Conhecedora da região, Abgail repercutiu entre os moradores e trabalhadores os compromissos firmados pela Unidade Popular Pelo Rio Grande na Carta à Serra Gaúcha. Durante o governo Tarso, nenhuma área ou  segmento econômico e social da Serra ficou sem atenção e políticas públicas do governo estadual. Uma conquista histórica foi a doação da área da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa), feita pelo Estado à prefeitura de Caxias do Sul. São 52 hectares no centro da cidade para uso da comunidade. O investimento de 12% do orçamento do governo estadual na saúde significou, para a Serra, duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) já funcionando e três em implantação. Além disso, o programa RS Mais Igual repassa mensalmente R$ 190 mil para 2.500 famílias nos Coredes da Serra.
Foto: Daniela Xu, UPPRS

Tarso se compromete com Cpers a ampliar recursos para a educação

O governador licenciado Tarso Genro entregou, nesta sexta-feira (26), uma carta à presidente do Cpers-Sindicato, Helenir Oliveira, na qual assinala medidas para seguir ampliando a qualidade da educação no Rio Grande do Sul em seu segundo mandato. “Assumo o compromisso de continuar investindo na educação, inclusive com maior destinação de recursos”, inicia a missiva.
O documento analisa as questões propostas pelo Cpers-Sindicato ao candidato em um encontro no dia 16 de setembro, quando a entidade apresentou uma lista de demandas para o próximo mandato. Na ocasião, Tarso avisou que precisaria analisar com calma cada um dos pontos, e que daria uma resposta brevemente. Foi essa avaliação que recebeu em mãos a presidente Helenir, no início da tarde, no Mercado Público de Porto Alegre, onde Tarso havia almoçado com o criador da personagem Dilma Bolada, Jeferson Monteiro.
Na carta, Tarso reitera em diversos momentos a intenção de ampliar o volume de recursos para o setor e contribuir com o desafio nacional estabelecido pelo PNE, de aplicar 10% do PIB para a educação. “Esse esforço passa necessariamente pela ampliação dos recursos orçamentários na educação pública, tendo em vista o objetivo de alcançar os 35% estabelecidos na Constituição Federal”, assinala.
Entre os pontos abordados no documento, estão o piso nacional dos professores, o plano de carreira e o uso dos royalties do petróleo para a educação. “O ingresso de recursos novos oriundos do pré-sal é suporte importante para a indexação do piso salarial à carreira dos membros do magistério”, afirma o texto, que também registra o esforço feito pelo Executivo estadual para que nenhum professor recebesse menos que o valor determinado nacionalmente através de um completivo.
O candidato à reeleição da Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PTB, PCdoB, PPL, PTC, PRO, PROS) também reafirma a continuidade da hora-atividade conforme disposto em decreto, “apesar de o Estado estar liberado dessa obrigação” pela Justiça, que, na prática, significa que os professores podem utilizar seu tempo para o preparo das aulas.
Sobre o quadro de professores, o documento assinala que “todos os aprovados em concurso de 2012 já estão em sala de aula” e que, do certame realizado no ano seguinte, 5.889 professores já foram empossados. “Hoje já são 12.326 nomeações realizadas”, complementa o texto, garantindo que no segundo mandato o trabalho vai continuar.
A carta encerra com a afirmação de que “a disposição de buscar junto ao povo do Rio Grande um segundo mandato” está relacionada ao objetivo do crescimento e desenvolvimento do Estado, que já vem alcançando níveis significativos nestes últimos anos. A reeleição, portanto, impediria “o retrocesso que traria consigo a implementação da meritocracia e outras políticas neoliberais já vivenciadas” pela população gaúcha.

Foto: Caco Argemi/UPPRS

Profissionais da gastronomia querem continuidade das políticas Tarso para o setor

Em reconhecimento ao apoio do governador licenciado Tarso Genro ao setor, profissionais da gastronomia entregaram nesta sexta-feira (26) um Manifesto da Gastronomia Regional, no qual defendem a continuidade do trabalho de sua gestão, inédito no governo estadual. 

"A política pública em gastronomia estabelecida no Rio Grande do Sul pelo governo Tarso é parâmetro para todo o país. O manifesto salienta especialmente a importância de que o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Gastronomia tenha continuidade", explicou a coordenadora do curso superior de Tecnologia em Gastronomia da UFCSPA, Valdeni Zani ressaltando o ineditismo tanto do estudo quanto da pesquisa sobre o perfil identitário da gastronomia gaúcha.

O documento em apoio a Tarso Genro foi assinado por cozinheiros, chefs de cozinha, professores, alunos de gastronomia, técnicos da área de alimentos e alimentação, proprietários de bares, restaurantes, hotéis e estabelecimentos afins, produtores de alimentos e demais profissionais ligados à cadeia da alimentação. Eles entregaram o documento ao candidato durante almoço no Restaurante Gambrinus, no Mercado Público de Porto Alegre.

Entre as ações em prol da gastronomia reconhecidas no manifesto, está a criação, em dezembro de 2011, do Grupo de Trabalho Gastronomia Regional, formado atualmente por 65 entidades da área de alimentos e bebidas. Considerado um marco para a gastronomia do Estado, o GT  tem como filosofia entender “o alimento transformado pela cultura. "O grupo de trabalho marca o antes e o depois na história gastronômica do RS. Graças à proposta do governo de desenvolver um trabalho nessa área, pude ter contato com produtores de alimentos que eu sequer sabia que existiam no Estado, como as frutas silvestres. O trabalho do GT se tornou fundamental e desta forma pudemos desenvolver vários projetos na área educacional", explicou o coordenador do curso de técnico em panificação e confeitaria do IFRS, Odoaldo Rochefort.

Pela primeira vez no país, a cultura alimentar de um Estado é objeto de pesquisa."Hoje são mais de 100 municípios pesquisados com acervo de mais de 800 entrevistas com grupos de terceira idade, restaurantes tradicionais, banqueteiras reconhecidas nas suas comunidades, agroindústrias familiares, técnicos da Emater de cada município, produtores, historiadores locais e Secretarias Municipais", destaca o documento, salientando que as entrevistas buscam promover a salvaguarda do patrimônio cultural-alimentar do RS, fazendo com que as futuras gerações possam conhecer os nossos fazeres tradicionais.

Entre as demais ações, os signatários também destacam o incentivo do Estado para a realização de eventos regionais que valorizem e divulguem a cultura alimentar dos diferentes municípios, as bebidas regionais e o incremento do turismo como fator de desenvolvimento regional.

Até o momento, 220 pessoas aderiram ao Manifesto da Gastronomia Regional.

Foto: Caco Argemi/UPPRS

Tarso faz campanha no centro e almoça com criador da "Dilma Bolada"


O candidato Tarso Genro fez campanha no centro de Porto Alegre na manhã desta sexta-feira (26) e almoçou no Mercado Público Municipal com o tuiteiro Jeferson Monteiro, criador do perfil "Dilma Bolada".

O governador licenciado caminhou acompanhado por centenas de militantes na Rua Voluntários da Pátria e cumprimentou comerciantes e trabalhadores. Ele entrou nas lojas e ouviu declarações de apoios dos cidadãos.

Na sequência, Tarso almoçou no Mercado Público ao lado de "Dilma Bolada", Jeferson Monteiro
fundador do perfil no Twitter e no Facebook. Durante o almoço, Tarso publicou uma foto de Jeferson e a futura vice Abgail Pereira com a legenda: "Biga e "Dilma Bolada" almoçando comigo no Mercado".

Na sequência,Tarso, Jeferson e Abgail fizeram uma pequena parada no tradicional Café do Mercado. Na conversa, o twitteiro contou como surgiu o perfil que hoje é sucesso nas redes sociais.

Foto1: Guilherme Santos/UPPRS

Carreatas e comícios fazem levante da vitória na Região Metropolitana


O candidato à reeleição pela Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PCdoB, PTB, PR, PTC, PPL, PROS), Tarso Genro, participou de atividades de campanha no final da tarde desta quinta-feira (25) em Gravataí. Em um dia de mobilizações na Região Metropolitana de Porto Alegre, Tarso esteve também em Alvorada e Viamão.

Em Gravataí, o governador visitou uma padaria no centro da cidade. Após a pausa para o café, Tarso seguiu em carro aberto até o bairro Vera Cruz. No caminho, convidou a comunidade para participar do grande comício da Unidade Popular com a presença da presidenta Dilma. O evento acontece no próximo sábado, a partir das 15h, na Praça México, no bairro Ruben Berta, em Porto Alegre.

Tarso seguiu em carreata até o Parque Ambiental, no bairro Morada do Vale I, onde foi realizado um comício com candidatos a deputado federal e estadual, lideranças locais e o suplente de Olívio, Carlinhos Vargas. O suplente ressaltou que Olívio se preparava para o debate da TVE durante a atividade. "Olívio vai ser um grande senador para fazer as reformas que o país precisa e merece", afirmou.

Tarso falou a militância e pontuou as diferenças entre os dois principais projetos apresentados nessa eleição para governar o Rio Grande. Ele afirmou que vai aumentar os gastos públicos em saúde, segurança e educação, diferente de sua principal adversária, segundo as pesquisas.

"Quando um governante diz que vai reduzir gastos públicos, prepare o lombo da classe trabalhadora, pois isso na verdade significa arrocho salarial e menos investimentos", disse Tarso. Ele agregou que "a forma como se trata o capital humano num Estado reflete a forma como se trata o capital essencial de uma sociedade, que é seu povo trabalhador".

O governador licenciado defendeu que o Rio Grande do Sul não pode voltar para a estagnação. "Nosso governo foi de afirmação de um projeto de desenvolvimento que já tem resultado", disse, agregando que a melhora na renda dos trabalhadores do Estado está ligada a ações do governo. De acordo com o Pnad, a renda das famílias gaúchas cresceu o dobro da renda das famílias brasileiras.

"Isso ocorreu por causa do aumento salarial dos servidores, do Microcrédito, dos planos safra, da atração de investimentos e da recuperação do salário mínimo regional. Trata-se de uma conquista de um governo em apenas três anos e meio. Não podemos interromper esse processo", defendeu Tarso.


Em Viamão, destaque para servidores 
O roteiro do candidato à reeleição pela UPPRS, Tarso Genro desta quinta-feira (25) encerrou com comício no bairro Santa Isabel, em Viamão, e ele ressaltou a maior recuperação salarial dos servidores da história do Rio Grande do Sul feita em seu governo. "Não tem paralelo na história do Estado a correção salarial dos servidores que nós fizemos", disse Tarso.

Ao lado de Tarso estavam candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal, o suplente de Olívio Dutra ao Senado, Carlinhos Vargas e lideranças locais. Carlinhos Vargas defendeu os avanços do governo atual e a eleição de Olívio Dutra ao Senado para fazer as reformas que o Brasil precisa. Ele também criticou a candidatura adversária.

"O nosso adversário se diz trabalhista. Eu sou do PTB, eu sou trabalhista de carteirinha. Já o seu Lasier, em 1966, quando muitos eram presos pela ditadura, era presidente da juventude da Arena, partido da ditadura", disse Vargas.

A quinta-feira da Unidade Popular foi de mobilizações na Região Metropolitana de Porto Alegre. Em Alvorada, Tarso circulou pelo centro da cidade em carro aberto e convidou a comunidade para o comício do próximo sábado com a presidenta Dilma. Na sequência, Tarso foi até Gravataí, onde participou de carreata e comício.

Trajetória limpa
Tarso destacou, durante seu discurso, que tem uma trajetória limpa nos 40 anos de militância política. "Eu não sou um político profissional, sempre busquei meu sustento na minha profissão de advogado trabalhista. Nunca ninguém minimamente decente me acusou de usar o serviço público em proveito próprio. Mesmo os adversários mais duros, nunca me acusaram", ressaltou Tarso.

Foto: Caco Argemi

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Tarso convida comunidade de Alvorada para comício com Dilma

Percorrendo a cidade de Alvorada, na Região Metropolitana, nesta quinta-feira (25), o governador licenciado, Tarso Genro, convidou pessoalmente a população para o Comício da Vitória que acontece sábado (27) e contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff. O evento será no bairro Rubem Berta e inicia às 15 horas.
Tarso circulou em um trio elétrico pela Avenida Presidente Getúlio Vargas, no centro da cidade, ao lado do suplente de Olívio Dutra, Carlinhos Vargas, e de candidatos proporcionais das siglas que compõem a Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PTB, PCdoB, PPL, PTC, PR, PROS).
Durante o percurso, o candidato conversou com a população e saudou os comerciantes alvoradenses. Ele também enumerou as conquistas da Região Metropolitana com a parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal.
O governador enumerou as ações do seu governo que interferiram no aumento de renda dos gaúchos, que foi quase o dobro do que cresceu a renda nacional, conforme dados revelados pelo IBGE recentemente. Para Tarso, ações do executivo estadual como a recuperação dos salários dos servidores públicos, o aumento do piso regional - que tem impacto nas negociações dos dissídios coletivos - e os programas de distribuição de renda e de crédito para pequenos empreendedores possuem ligação direta com o aumento do poder aquisitivo dos gaúchos.
Foto: Charles Scholl

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Multidão recebe Tarso com carinho em Ijuí

Moradores das Missões organizaram uma grande mobilização para receber o governador licenciado, Tarso Genro, e a candidata à vice, Abgail Pereira, nesta quarta-feira (24) em Ijuí, onde a dupla fez campanha em busca do segundo mandato.
Mais de mil pessoas foram à Praça República, no centro da cidade, munidos de bandeiras e muita empolgação para compartilhar o grande comício na Unidade Popular Pelo Rio Grande na cidade.
"Eu votei no Tarso em 2010 e ele e Dilma fizeram um bom trabalho, proporcionaram casa para quem não tinha onde morar. Torço muito para que eles ganhem novamente", revelou a comerciária Izabel Rodrigues Sahnqenl, referindo-se ao programa RS Mais Moradia, desenvolvido em parceria com o Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, que já investiu R$ 14,9 bilhões no Estado.
Tarso reafirmou seu compromisso de manter elevados os orçamentos das áreas essenciais. "Minha adversária vai cortar gastos públicos. Eu vou aumentar os investimentos em saúde, segurança e educação", prometeu.
A título de comparação, enquanto o governo anterior (2007-2010), cujos partidos sustentam a candidatura da principal adversária de Tarso neste pleito, destinou apenas R$ 5 milhões para a saúde em Ijuí, Tarso Genro e a Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PTB, PCdoB, PPL, PTC, PR, PROS) investiram R$ 47 milhões em três anos e meio.
O governador licenciado também retomou o importante tema do emprego e da renda, citando um recente estudo do IBGE que apontou que a renda das famílias gaúchas, em 2013, cresceu o dobro da renda das famílias brasileiras. "Isso ocorreu devido ao Plano Safra, ao Microcrédito e à valorização do salário mínimo regional", exemplificou.
Abgail Pereira: "Já iniciamos a virada"
Em sue discurso no comício de Ijuí, a futura vice-governadora do rio Grande do sul, Abgail Pereira, mostrou confiança no eleitorado local. Ela, que havia passado todo o dia no município, participando de caminhadas pelo comércio e de encontros com a comunidade se emocionou com a acolhida da população. "Iniciamos a virada! Ijuí vai dar a vitória a Tarso, a Dilma e a Olívio. Vocês são testemunhas de quanto aqui a saúde e a educação têm feito a diferença", disse.
Já o suplente da candidatura de Olívio Dutra ao Senado, Carlinhos Vargas, falou da importância de eleger o Galo Missioneiro para representar o Rio Grande do Sul em Brasília. "Olívio será um grande senador. O Senado é fundamental para avançar no projeto de desenvolvimento do Brasil e precisa de uma pessoa como Olívio Dutra".

Foto: Daniela Xu/UPPRS

Tarso e Abgail participam de comício em Ijuí'

O governador licenciado e candidato da Unidade Popular pelo Rio Grande (UPPRS) à reeleição, Tarso Genro, esteve nesta quarta-feira (24) em Ijuí, onde liderou uma carreata que partiu da entrada da cidade, atendeu a imprensa local e terminou o dia em um grande comício.
As atividades foram acompanhadas também pela candidata a vice-governadora, Abgail Pereira e pelo suplente ao Senado federal, Carlinhos Vargas.
Tarso ainda segue esta noite para Santa Rosa, onde também protagonizará ato político.

Em seguida enviaremos mais informações.

Foto: Daniela Xu/UPPRS

Abgail faz grande mobilização nas Missões

A candidata a vice-governadora Abgail Pereira iniciou nesta quarta-feira (23) uma grande mobilização da Unidade Popular Pelo Rio Grande (PT, PTB, PCdoB, PPL, PTC, PR, PROS) nas Missões. Abgail participou de um café da manhã com lideranças políticas em Ijuí e concedeu entrevistas às rádios locais. 
Em conversa com radialistas, a futura vice ressaltou a importância dos investimentos realizados pelo governo Tarso Genro, como os R$ 1,4 milhões para a construção da UPA Ijuí, que será concluída em dezembro deste ano. A cidade também recebeu obras de implantação dos Sistemas de Esgotamento Sanitário e um investimento de mais de R$ 8 milhões pelo PAC I, além de grandes quantias destinadas a áreas como educação e agricultura.
Em caminhada pelo comércio, Abgail recebeu o carinho e o apoio dos moradores ao apresentar as propostas da UPPRS para a região e conclamou a população a participar do grande comício com Tarso Genro no final da tarde desta quarta-feira (23) na Praça da República. No almoço, a candidata se reuniu com lideranças da saúde e da educação que apoiam a reeleição de Tarso Genro e de Dilma Roussef. 
Durante o almoço, ela ressaltou que o Rio Grande do Sul está diante de duas propostas antagônicas para o futuro do Estado. "Ou seguimos avançando e nos desenvolvendo, com Tarso Genro, ou retrocedemos. É gratificante estar aqui e ver que a população de Ijuí reconhece a continuidade do nosso projeto, que está fazendo o Rio Grande crescer", defendeu Abgail.

A mobilização da Unidade Popular na região deve culminar no final desta quarta-feira com as chegada do governador Tarso Genro para comícios em Ijuí e na sequência em Santa Rosa, a partir das 20h, em frente ao Ginásio Pedro Deon, no bairro Cruzeiro.
Foto: Daniela Xu, UPPRS

Dirigentes e funcionários da OSPA querem a reeleição de Tarso Genro

Figura relevante da cultura gaúcha, o presidente da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA), Ivo Nesralla não titubeou ao encontrar-se com o governador licenciado e candidato à reeleição, Tarso Genro, na manhã desta quarta-feira (24).
“Estou há 20 anos na OSPA. Este governo fez mais que todos os outros”, assegurou, em uma reunião realizada no comitê da Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PTB, PCdoB, PPL, PTC, PR, PROS).
Nesralla estava acompanhado de integrantes de outras entidades vinculadas à orquestra, como associações de funcionários, de amigos e de pais de estudantes da escola de música que a instituição mantém em Porto Alegre. “Viemos agradecer o que o senhor fez pela orquestra. Estancou a migração de músicos gaúchos para outros estados e países”, registrou o dirigente.
Durante a gestão de Tarso Genro, a desejada Sala Sinfônica para a orquestra foi viabilizada, atendendo a uma demanda histórica de mais de 60 anos da entidade. Desde 2008, os músicos não possuem sede própria. As fundações já estão concluídas e neste momento, operários executam a terceira fase das obras do edifício.
“É a primeira vez em 60 anos que a Ospa terá seu espaço. Queremos agradecer seu empenho e esperamos que possa continuar (no segundo mandato)”, observou o vice-presidente da Associação dos Funcionários da Fospa (Affospa), Elsdor Ricardo Lenhart, que entregou documento com a posição da entidade tirada em assembleia da categoria.
O grupo pediu ainda a permanência de Ivo Nesralla na presidência da FOSPA e do secretário de cultura Luiz Antonio Assis Brasil durante o segundo mandato, proposta com que Tarso se comprometeu – “eles só não permanecem se não quiserem”, assegurou.

Espaço para ensaios estará pronto em dezembro
As obras da Sala Sinfônica iniciaram em abril de 2014 e tem previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2016. Enquanto o espaço próprio está em construção, o governo do Estado está viabilizando um local de ensaios adequado, no Centro Administrativo do Estado, que estará pronto em dezembro de 2014.
Outra conquista para o grupo foi a criação do plano de carreira dos funcionários, que reorganizou o quadro de cargos da Fospa. Com isso, foi possível a reabertura do Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da Ospa. A escola oferece à comunidade 224 vagas para o estudo gratuito de instrumentos de orquestra com aulas ministradas pelos próprios músicos da Ospa.
“Estas realizações são uma herança que fica para a cultura e a música erudita do RS”, registrou a presidente da Associação de Amigos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Amaospa), Claudia Antonini.
Tarso Genro aproveitou a oportunidade para solicitar a sua filiação à entidade.

Orçamento da Sedac se multiplicou em quatro anos
De 2011 a 2014, a Secretaria da Cultura trabalhou para promover o desenvolvimento sistêmico da cultura. O orçamento da Secretaria de Estado da Cultura passou de R$ 16 milhões em 2011, para R$ 52 milhões em 2013 e R$ 85 milhões em 2014, num aumento de 517%.
A previsão orçamentária para as três fundações vinculadas - Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Fundação Theatro São Pedro e Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore - soma R$ 18 milhões para 2014.
Ao longo dos três anos e meio da atual gestão, o setor cultural também foi beneficiado pela ampliação de 1.500% dos recursos provenientes de convênios com o governo federal.
O volume de recursos utilizados pelo Sistema Pró-Cultura RS também vem aumentando. A criação do Fundo de Apoio à Cultura permitiu a distribuição de R$ 20 milhões para projetos culturais descentralizados, enquanto a Lei de Incentivo à Cultura teve o limite da concessão da isenção ampliado pela primeira vez em mais de 16 anos, passando de R$ 28 para R$ 35 milhões.
No acumulado, desde 2011, até o final de 2014, terá sido garantida a liberação de mais de R$ 125 milhões via LIC, trabalho que se traduz em mais de 700 projetos culturais das mais variadas vertentes.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Nota da campanha sobre omissão de patrimônio de Ana Amélia Lemos

A coordenação de campanha do candidato à reeleição, Tarso Genro, foi informada através da imprensa do pedido de esclarecimento feito por sindicalistas a respeito da omissão de patrimônio na declaração de bens da candidata Ana Amélia Lemos, entregue à Justiça Eleitoral.

Vamos aguardar a manifestação dos órgãos competentes, que deverão avaliar e se pronunciar no momento em que acharem adequado.

Deputado petista sugere um Decreto Legislativo para barrar o “aumento salarial disfarçado”.

O deputado Raul Pont classificou como um acinte e um deboche a sociedade brasileira a decisão do Desembargador Luiz Fux, do STF, de conceder auxílio moradia no valor de R$ 4,3 mil aos magistrados federais que não disponham de residência oficiais em suas respectivas áreas de atuação. “Trata-se de decisão monocrática que cria uma injustificável distinção entre iguais e fere a própria Constituição de 88”, lembrou, exemplificando que os magistrados que integram o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o recebem, sim, mas por atuarem em Brasília, um direito similar ao alcançado aos deputados federais de outros estados que lá trabalham.
“Trata-se de aumento salarial disfarçado, uma forma de não cumprir a lei”, sustenta. “São os maiores salários de servidores públicos do país. O que restará para o cidadão comum, aquele que recebe salário mínimo e mesmo para a grande maioria cujo salário médio está abaixo deste valor?”, questiona.
O deputado reconhece que até pode haver alguma justificativa para pagar o auxílio aos 12 ministros do STF e aos do CNJ, o que considera discutível, “mas estender o benefício para todos os membros do Judiciário nos estados, incluindo os inativos, o que fatalmente ocorrerá, é uma imoralidade, uma agressão à consciência do país”, afirmou, lembrando que, apesar da independência dos poderes, trata-se de órgãos formados por servidores públicos, que vivem dos recursos arrecadados pelo Executivo.
Efeito cascata
Para Raul Pont, a simetria e isonomia alegada para as carreiras públicas na magistratura fará os órgãos associativos da categoria demandar a extensão do benefício para todas as carreiras – delegados de polícia, coronéis, membros do Tribunal de Contas -, gerando um efeito cascata que se tornará insustentável para os Estados.
“Peguemos o nosso exemplo, no Rio Grande do Sul, onde se faz um enorme esforço para pagar o piso dos professores, esta demanda não pode ficar atrás do interesse de alguns poucos. Isso vai gerar um custo em torno de R$ 60 milhões anuais aos cofres públicos, sem que haja sequer previsão orçamentária”. Lembrou, também, que o valor pleiteado como auxílio moradia é maior que o teto da aposentadoria do INSS e que o salário da grande maioria do funcionalismo estadual.
A luta contra privilégios no setor público é longa e árdua, lembrou o parlamentar petista. A Assembleia Legislativa, após longa negociação com a Ajuris, atribuiu à Magistratura um subsídio exatamente para que não existisse verbas indenizatórias ou complementares, que tornavam os salários da magistratura incompreensíveis e obscuros para o cidadão comum. “Aceitamos a tese do subsídio exatamente pela transparência, para que tudo fosse melhor compreendido pela sociedade”, explicou.
Decreto que impeça
O parlamentar fez um paralelo do benefício com o recente despejo, pelas forças policiais de São Paulo, de dezenas de famílias de sem-teto em um prédio público abandonado. “Como um juiz vai julgar uma causa assim? Ele vai receber mais de R$ 4,3 mil só para pagar moradia. Autorizar a força policial para despejar centenas de famílias que não têm onde morar, de um prédio abandonado?”, questionou.
“E, ainda, em pleno período eleitoral, quando estamos consultando as pessoas sobre os destinos do país, quando todos os candidatos alegam ausência de recursos para investir em educação, em saúde, de moradia, em questões básicas fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população”.
Segundo ele, é importante manifestar indignação com a medida e, se necessário, apelar para um Decreto Legislativo que impeça que a medida vingue no Rio Grande do Sul, “onde precisamos aumentar as despesas com saúde, educação e, ainda, encurtar as distâncias salariais nas categorias dos servidores públicos”, concluiu.

Tarso convida comunidade do Rubem Berta para comício com Dilma


O candidato à reeleição da Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PTB, PCdoB, PPL, PTC, PR, PROS), Tarso Genro, fez campanha no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, no final da manhã desta terça-feira (23). O governador licenciado convidou a comunidade para o grande comício da vitória, que acontece na Praça México no próximo sábado (27), a partir das 15h. Além de Tarso, estarão no evento o candidato ao Senado Federal, Olívio Dutra, e a presidenta Dilma Rousseff, que também busca o segundo mandato.

Em um carro aberto, Tarso discursou à comunidade e ressaltou os avanços conquistados para o Estado a partir da parceria com o Governo Federal. "Nessas eleições não vamos decidir somente nomes (que irão ocupar os cargos públicos). Será uma escolha entre projetos de desenvolvimento para o Rio Grande", explicou.

Tarso referiu o recente levantamento do IBGE (a Pnad), que apontou um aumento de renda no Rio Grande do Sul duas vezes maior que o nacional. Resultado que Tarso associa às ações de seu governo, como a valorização dos servidores, a recuperação do piso regional, os programas de distribuição de renda e a atração de investimentos que gerou milhares de empregos.
Acompanhado pelo suplente de Olívio, Carlinhos Vargas, e de candidatos da coligação à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa, Tarso percorreu a avenida Adelino Ferreira Jardim conversando com a comunidade. Foi preciso interromper o trajeto diversas vezes para atender aos pedidos de fotos e ouvir relatos dos moradores locais.

As ações do Governo do Estado no bairro foram lembradas por lideranças comunitárias, como a integração ao programa RS na Paz, que propiciou a inauguração de uma base de aproximação comunitária do 20º Batalhão da Polícia Militar e do Ponto de Cultura Centro Vida, levando opções de lazer, educação e segurança para a promoção da cultura da paz na localidade. 

Fotos: Caco Argemi/UPPRS

Servidores da segurança reconhecem avanços do governo Tarso


O governador licenciado, Tarso Genro, participou de jantar com servidores da área da segurança pública na noite desta segunda-feira (22) em Porto Alegre. Na sede da Associação Beneficente Antonio Mendes Filho, o candidato à reeleição pela Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PTB, PCdoB, PPL, PTC, PR, PROS) Tarso agradeceu aos servidores que compreenderam sua política de segurança pública.
O candidato foi saudado aos gritos de "Tarso, Tarso" na chegada e falou aos presentes. Em seu discurso, ressaltou a transformação na área levada a cabo pelo seu governo. "Quem precisa ser autoritário é porque não tem razão e não tem projeto. Nós temos razão e temos projeto. Nós merecemos o Rio Grande e o Rio Grande nos merece", disse.
Participaram da atividade representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias e Susepe. Tarso ouviu relatos de avanços importantes na área, desde a valorização dos servidores, passando pela aquisição de equipamentos até a modernização da estratégia de segurança pública.
Abgail Pereira, candidata a vice, lembrou as ações de enfrentamento da violência contra a mulher, como as Patrulhas Maria da Penha e as Delegacias Especializadas da Mulher, responsáveis pela redução no número de homicídios de mulheres no Estado. "Eu sou uma militante feminista e o grande trabalho que fizemos fez com que o Rio Grande do Sul, hoje, olhe por suas mulheres", disse.

Fotos: Caco Argemi/UPPRS

Tarso em Novo Hamburgo: "Estamos mudando a história do Rio Grande"

Centenas de apoiadores lotaram a Praça do Imigrante, no centro de Novo Hamburgo, para acompanhar o comício da Unidade Popular Pelo Rio Grande (PT, PTB, PCdoB, PPL, PTC, PRO, PROS). Candidato à reeleição, Tarso Genro lançou aos hamburguenses o desafio de comparar o investimento dos governos anteriores para comprovar que nunca se investiu tanto quanto em sua gestão.
“Estamos mudando a história do Estado. Nossa adversária diz que vai reduzir os gastos públicos. Eu vou aumentar os gastos em educação, saúde e segurança”, prometeu Tarso.
O prefeito da cidade, Luis Lauermann, reafirmou que o governador Tarso é o candidato dos trabalhadores e aquele que fez o Estado voltar a ter crescimento econômico, além de ter recuperado a qualidade da educação, como atestou o recente levantamento do Ideb. “Tarso fez com que o Rio Grande do Sul saltasse do 11º para o 2º lugar no ranking dos melhores do País”, recordou.
A empregada doméstica Isabel Silva viajou de Taquara para ver o comício, porque considera o governo de Tarso Genro o melhor que o Rio Grande do Sul já teve. “Votarei nele por tudo o que ele fez e por tudo que ainda poderá fazer. Estou confiante na vitória”, revelou.

Candidato prevê crescimento na reta final
Mais cedo, em uma coletiva de imprensa, Tarso Genro, havia reafirmado sua confiança na militância para colorir as ruas com as cores da coligação nestes últimos dias antes do primeiro turno. “Temos uma tradição histórica de crescimento nos últimos dias de campanha. Vamos massificar as mobilizações de rua. Nosso programa de TV também terá um ascenso”, acredita.
Acompanhado de Abgail Pereira e do prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann, caminhou com apoiadores pela avenida Pedro Adams Filho, cumprimentando lojistas.
Na tradicional Padaria Brasil, o gerente Edson Correa se orgulhou ao servir um café para o governador que fez a taxa de desemprego no rio Grande do Sul cair ao menor nível dos últimos 14 anos. “Admiramos o Tarso Genro. Aqui em Novo Hamburgo percebemos como aumentaram os empregos na cidade com o governo dele”, justificou.

Tarso lidera caminhada e destaca investimentos em saúde em São Leopoldo

Com microfone na mão e seguido por centenas de militantes, Tarso Genro percorreu o bairro Campina, em São Leopoldo, na tarde desta segunda-feira (22). Ele destacou o aumento dos repasses para a saúde em conversa com a comunidade.

Os investimentos para a saúde em São Leopoldo deram um salto na atual gestão: de R$ 427 mil em 2010 passaram para mais de R$ 14 milhões em 2013. Per capita, passou de R$ 2,00 para R$ 64,59. A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está 93% concluída e deverá ser inaugurada ainda este ano, é um dos muitos benefícios desse aumento de repasses.

Tarso circulou pela rua Henrique Bier, uma das principais da Zona Norte de São Leopoldo, cumprimentou eleitores e parou tirar fotos. Enquanto caminhava, o governador licenciado convidou a comunidade para as atividades do dia no Vale do Sinos e para o comício do próximo final de semana com a presidenta Dilma.

Foto: Caco Argemi/UPPRS

Tarso conversa com metalúrgicos em São Leopoldo

Em frente à empresa Delga, em São Leopoldo, o candidato à reeleição pelo Rio Grande (PT, PCdoB, PTB, PR, PTC, PPL, PROS) Tarso Genro iniciou a campanha no Vale do Sinos, na tarde desta segunda-feira (22). A metalúrgica foi beneficiada por incentivos do Governo do Estado, o que permitiu crescimento e a geração de novos postos de trabalho.

"Tivemos atenção especial com as empresas que já fazem parte da nossa base produtiva", disse o candidato. Ele explicou que escolheu conversar com os metalúrgicos de São Leopoldo porque, em campanha, busca "setores da sociedade que representam nossa visão de desenvolvimento".

A Metalúrgica Delga se instalou na cidade em 2001. De lá para cá, passou de 40 colaboradores contratados para mais de 400 atualmente. Tarso esteve no local acompanhado pela candidata a vice, Abgail Pereira, e pelo presidente estadual do PT, Ary Vanazzi, além de candidatos da Unidade Popular Pelo Rio Grande a deputado federal e estadual.

"O nosso governo tem um programa de desenvolvimento que chamamos de crescimento de baixo para cima. Isso significa que temos que valorizar, dar condições de financiamento e dar benefícios fiscais para empresas que já estão assentadas aqui para que possam aumentar sua atividade empresarial gerando mais empregos e consequentemente, mais desenvolvimento para o Estado", disse Tarso aos metalúrgicos.

A atividade com os trabalhadores foi a primeira de uma extensa agenda de campanha em São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Foto: Caco Argemi, UPPRS

Tarso prestigia programação Farroupilha de São Gabriel


O candidato à reeleição pela Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PCdoB, PTB, PR, PTC, PPL, PROS) Tarso Genro prestigiou o desfile de 20 de setembro de São Gabriel, na Fronteira Oeste. O governador licenciado chegou à cidade no meio da tarde, depois de acompanhar também os desfiles de Rosário do Sul e Santana do Livramento.

Tarso chegou na sede do PT na cidade, de onde partiu em caminhada até a Praça Fernando Abott. Lá assistiu ao desfile dos cavalarianos de piquetes e CTGs ao lado do prefeito de São Gabriel, Roque Aguiar (PT). Posou para fotos com eleitores e conversou com autoridades locais.

O candidato da UPPRS prestigiou os desfiles farroupilhas de três cidades da Fronteira Oeste ao longo do sábado: o dia começou em Santana do Livramento, onde o desfile internacional reuniu milhares de pessoas na Praça Internacional. Depois, Tarso esteve em Rosário do Sul, onde o candidato assistiu ao desfile e almoçou em um CTG.

Tarso recebe homenagem da comunidade árabe de Livramento

Antes de deixar Santana do Livramento, na manhã deste sábado (20), o candidato da Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PCdoB, PTB, PR, PPL, PTC, PROS) Tarso Genro recebeu uma placa de agradecimento da comunidade árabe local. Tarso esteve na cidade assistindo ao desfile da Semana Farroupilha.

Adib Hanini, representante da comunidade árabe da cidade da fronteira oeste, entregou a placa em homenagem a Tarso. "Receba nossos agradecimentos e conte sempre conosco", disse Hanini ao entregar a homenagem ao candidato.

O reconhecimento foi recebido com alegria pelo governador licenciado, que destacou que continuará adotando postura de respeito e “diálogo permanente com todas as comunidades que formam a rica diversidade cultural do Rio Grande do Sul”.

Foto: Caco Argemi/UPPRS