quarta-feira, 13 de junho de 2012

Marcopolo anuncia investimentos de R$ 350 milhões no Rio Grande do Sul

Em reunião realizada no Salão dos Banquetes, do Palácio Piratini, no final da manhã desta quarta-feira (13), o presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, Mauro Bellini, anunciou ao governador Tarso Genro que o programa de investimentos do grupo prevê R$ 450 milhões, até 2016. Deste total, R$ 350 milhões serão utilizados em suas unidades no Rio Grande do Sul, R$ 35 milhões para a fábrica de ônibus Volare, no Espírito Santo, e o restante será destinado à outras instalações do Grupo.

"O anúncio de hoje compõe uma sequência extraordinária de investimentos no Estado, algo que não acontecia há muito tempo. Para nós, ele tem uma dimensão simbólica muito grande, porque integra a base produtiva histórica do Rio Grande do Sul", observou o governador.

Para Tarso Genro, a Marcopolo é uma empresa multinacional gaúcha que tem uma função social extraordinária por ser fabricante de veículos relacionados ao transporte coletivo. "Um exemplo de pujança da economia do RS, o grupo terá todo o apoio do Governo naquilo que for necessário para que continue ocorrendo e aprofundando este ciclo de investimento", completou Tarso Genro, que encerrou o encontro apresentando o novo Fundopem Integrar, que regionalizará os incentivos.

O secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik, destacou o investimento da Marcopolo pelo fato de ele se encaixar na estratégia do Governo do Estado de garantir as condições para que as companhias enraizadas no Estado ampliem o seu nível de investimento. "Estamos melhorando a competitividade do Estado para assegurarmos a ampliação das atividades das empresas gaúchas", disse Knijnik, lembrando a Política Industrial lançada em março com a qual o Rio Grande do Sul criou um novo ambiente de negócios para 22 setores.

Política Industrial

Entre as medidas da nova Política Industrial, está a mudança das regras do Fundopem e do Integrar-RS, que ampliou os benefícios para as empresas da Serra gaúcha. Antes da alteração promovida pelo Governo no Integrar-RS, o desconto no financiamento incentivado pelo Fundopem levava em conta apenas grau de desconcentração regional. Com isso, somente as regiões e cidades com índice de desenvolvimento menor do que a média do Estado podiam receber o desconto do Integrar-RS, em um percentual que variava de 0% a 70%, o que excluía cidades como Triunfo, Porto Alegre e Caxias do Sul, por exemplo.

Com as novas regras critérios foram incluídos como massa salarial, aquisição de conteúdo local e enquadramento das empresas nos setores estratégicos da Política Industrial nas categorias prioritário, preferencial e especial. A faixa de variação do percentual do desconto também mudou para de 10% a 90%. Embora a Marcopolo ainda não tenha decidido se recorrerá a benefícios fiscais no investimento, o novo Integrar-RS poderia ser utilizado pela empresa de Caxias do Sul. "As alterações que fizemos estão completamente afinadas com a nova Política Industrial", explicou o secretário adjunto da SDPI, Junico Antunes.

Plano estratégico

O investimento da Marcopolo segue um plano estratégico elaborado e aplicado de 2007 até 2016. Neste período, a empresa deverá investir R$ 1 bilhão, com a geração de milhares de novos empregos, entre diretos e indiretos.

O presidente Mauro Bellini explicou que o "objetivo do grupo é estar preparado para a maior demanda por ônibus que deverá ocorrer nos próximos anos e para atingir as metas de crescimento dos negócios planejados, focado nas operações brasileiras".

Os novos investimentos serão aplicados principalmente nas unidades de Caxias do Sul, onde a empresa possui duas fábricas, e na instalação de uma nova operação fabril, em São Mateus, no Espírito Santo, para a produção de micro-ônibus - da Volare, com foco na exportação. Mauro Bellini disse que somente nas fábricas de Caxias do Sul serão aplicados R$ 100 milhões em 2012 e 2013. Serão construídas novas instalações administrativas, um novo e moderno centro logístico e um novo centro de treinamento e formação profissional, além do desenvolvimento e lançamento de novos produtos e da aquisição de equipamentos de última geração para diversos setores das fábricas.

Receita consolidada

A empresa, que tem como meta atingir receita líquida consolidada de R$ 6 bilhões até 2016, aumentou a sua receita de R$ 2,1 bilhões (em 2007) para R$ 3,6 bilhões (previstos para 2012), com perspectivas de superar 40 mil unidades até 2016 (em todas as unidades no mundo). A Marcopolo é uma das principais fabricantes de ônibus do mundo com operações no Brasil, África do Sul, Argentina, Austrália, China, Colômbia, Egito, Índia, México e Russia. O grupo conta com mais de 18 mil empregados em todo o mundo e registrou receita líquida de R$ 3,3 bilhões, em 2011, com a produção de 31.526 unidades.

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