
No dia 1º de março de 2005, Villa participou da posse do recém eleito presidente Tabaré Vázquez. Na época, Villa destacou que o país vizinho iniciava uma nova era ao quebrar uma hegemonia de 180 anos em que blancos e colorados se revezavam ciclicamente no poder. De fato,Tabaré abria um novo momento na política para o país, duramente atingido pela crise gerada pelas políticas neoliberais aplicadas pelos governos do continente na década de 90. Conhecido até os anos 60 como “a Suíça latino-americana”, graças ao elevado padrão sócioeconômico que ostentava, o Uruguai se destacava no continente em termos de qualidade de vida e como um dos países com menos desigualdade de renda. No entanto, as políticas implementadas pelos últimos governos levaram a um brutal aumento da pobreza no país.
Com Tabaré e com seu sucessor na presidência Pepe Mujica, da mesma Frente Ampla, o Uruguai voltou a se desenvolver. O Plan Ceibal, iniciado na gestão de Tabaré, é uma das mais importantes e bem sucedidas politicas de inclusão social através da Educação. Todos os estudantes e professores da rede pública de ensino do Uruguai dispõe de computador com acesso à internet. "È uma forma de distribuir riqueza, pois o acesso ao conhecimento é permitido a todos, mesmo aos mais necessitados", disse ele, na palestra no Fórum Político.
Na noite de sábado (23), representando a presidência da Assembleia Legislativa, Villa participou do jantar comemorativo de 40 anos da Federação Unimed RS, realizado no Grêmio Naútico União.
Nenhum comentário:
Postar um comentário