quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Acise e CDL comemoram aniversário e lançam campanha de Natal em Esteio

As entidades representativas do setor produtivo de Esteio, Acise e CDL realizaram, na noite do dia 30 de outubro o lançamento da campanha Esteio Show de Natal. O evento ocorreu no Clube Aliança, no centro de Esteio, em uma atividade conjunta entre CDL e Acise, em virtude das comemorações do aniversário das duas entidades.

O presidente da Acise Longuinho Musykant abriu o protocolo da noite informando os motivos do encontro. “Nesta noite lançamos a Campanha Esteio Show de Natal e comemoramos os 57 anos da Acise e os 44 anos da CDL”, comunicou Musykant. Celso Dalmás, que preside a CDL de Esteio, trouxe com propriedade relatos da história da entidade e demonstrou grande ênfase e esforço em fazer representar os interesses da classe lojista. Vilson Noer, que representou o Sindilojas e a Associação Gaúcha de Varejistas, destacou o trabalho de Celso Dalmás e sua participação junto a diretoria da AGV.

A campanha sorteará um Celta 0km, uma moto elétrica, uma tv Led 32”, uma máquina de lavar roupas e um vale viagem. Os cupons serão distribuídos pelos lojistas associados a promoção a cada R$ 50,00 em compras, com um limite de cada compra de R$ 1.500,00, ou seja, cada cliente não pode obter mais de 30 cupons em cada compra. A previsão do sorteio é para janeiro de 2013.

Além das lideranças empresariais, o lançamento da campanha contou com a participação de políticos locais. O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi falou de política e dos projetos do município. Seu pronunciamento, ainda permeado pelos resultados eleitorais, afirmou encarar com muita humildade o recado das urnas, por ter sido vitorioso com uma pequena margem de votos. Por conta disso, está determinado em qualificar sua gestão para o seu próximo mandato. Gilmar aproveitou a oportunidade da reunião com os empresários que integram o conselho da Fundação do Hospital São Camilo, para manifestar sua opinião sobre a necessidade de ampliar os leitos do SUS, e restringir, consequentemente, os leitos de convênios da nova ala. O prefeito sustenta que com essa mudança torna-se possível equacionar os déficits da folha de pagamento da instituição. Além da saúde, Rinaldi destacou os encaminhamentos que teve em reunião como Governador Tarso Genro naquele dia, em que ficou definido a pavimentação da Avenida Presidente Vargas, da Padre Claret e outras vias importantes da cidade, além das mudanças do Parque de Exposições Assis Brasil.

Além do jantar de confraternização entre os empresários para o lançamento da campanha, as entidades promoveram uma palestra motivacional ministrada por Daniel Müller. O palestrante encantou o público com brincadeiras e técnicas para melhorar a qualidade nas relações humanas no comércio.









sábado, 27 de outubro de 2012

Na história da BR-448 – Rodovia do Parque

Na sexta-feira, 26, fiz uma visita ao canteiro de obras da BR-448, no seu primeiro Lote compreendido entre Sapucaia do Sul e Canoas. É o pedaço que passa por Esteio, que permitirá urbanizar uma grande área em um município que já era considerado completamente urbano. Essa várzea alagadiça é, atualmente, utilizada para plantar arroz. Eis que no passeio me deparei com uma gurizada muito divertida que faz deste espaço se ponto de encontro para se refrescar e brincar na água que irriga as plantações de arroz. Uma cena que poderia ser considerada comum para um município do interior do Rio Grande do Sul, mas em Esteio é uma imagem inusitada. É imensa a área que está sendo urbanizada, principalmente se considerarmos a demanda por área territorial em Esteio.



Clube de troca de Figurinhas de Esteio, um encontro de família

A Banca de Jornais e Revistas instalada em frente ao Banco do Brasil, em Esteio, promove por mais de três anos, um encontro entre colecionadores de figurinhas nos sábados pela tarde. “A gurizada curte pra caramba”, afirma Oliveira que faz desta prática o melhor motivo para falar de futebol com seu filho. É o culto ao esporte, uma atividade intelectual extremamente saudável e recomendada. Motiva a inteligência, exercita a memória e favorece a melhora da qualidade nas relações sociais.

No sábado, dia 27, participei do encontro dos colecionadores. Lá encontrei meu amigo Oliveira, ambos integramos a Cia Furação, na década de 90. Ele faz do encontro de colecionadores um momento social com seu filho. É uma agenda deles. Saem de casa para esse compromisso sagrado. É evidente que o encontro semanal qualifica a relação entre o pai e o filho nesta família. Na oportunidade também falei com Giordano, que participa do clube. Esse é veterano, com mais de dois anos de atuação. Adora futebol e faz da coleção de figurinhas seu melhor passa tempo. Frequenta o clube para se divertir e conhecer mais amigos com as trocas. Os colecionadores de figurinhas se reúnem aos sábados, ao lado da banca de revistas, a partir das 14 horas.

Por Charles Scholl

Alguém conhece essa turma?

Estava fotografando a Praça do Soldado, em Esteio, na noite da quinta-feira (26), quando fui abordado por uma turma de skatistas curiosos. Queriam saber o que eu fotografava. Tive dificuldades de responder, pois nem eu ao certo sabia. Tentei explicar que conforme a luz do sódio é captada pela lente da máquina a imagem passa a ter uma tonalidade diferente amarelada, que é possível de obter com baixa velocidade. Casado com isso, disse que procurava casar as luzes brancas dos faróis em movimento para produzir um desenho com a luz em minha fotografia. Os guris olharam para mim e disseram o seguinte: “Para de viajar tiu e tira uma foto da gente”. Eu disse: _Claro!!! Dois deles se chamam Henrique, um é o João e os outros sei lá. A foto tá no Perfil do Facebook Charles Scholl, quem souber da gurizada é só ir lá e marcar o piá pra ele ter acesso à fotografia. Eu disse para eles que foto que eu tiro tem que ter motivo. Então eu brinquei que todos seriam uma banda, de mentirinha, e que essa foto seria a capa do CD. Eles adoraram a ideia. Turma legal.




Por curiosidade essa era a foto que eu buscava naquele momento


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O Tempo e o Vento - 50 anos

 * Cronica

Não deixa de ser curioso o quanto uma obra sobre a inexorabilidade do tempo consegue resistir tão bem a ele. Neste 2012, completa-se o cinquentenário da publicação do último volume de O Arquipélago, encerrando a monumental empreitada assumida por Erico Verissimo de traduzir ficcionalmente a formação de seu Estado e de seu país. E por mais que o tempo tenha passado para ele e seus personagens, a obra nunca pareceu tão viva e seus ventos nunca sopraram tão longe.

Por qualquer ângulo de análise, O Tempo e o Vento é uma empreitada sem similares na literatura brasileira: uma saga planejada e escrita ao longo de quase três décadas, abordando por meio de sua ficção dois séculos de história, uma história não apenas do Rio Grande do Sul, sua gente e suas revoluções, como fizeram muitos dos romancistas que o seguiram, mas uma história do Rio Grande do Sul inserido no Brasil - é majoritariamente disso que trata o panorama traçado por O Arquipélago, o mais extenso da série e o que mais tempo e energia custou a Erico para escrever.



Feira do Livro terá divisão por dias temáticos

Novidade implementada em 2011, a Feira do Livro adotou novamente em sua 58ª edição uma programação temática para cada um de seus dias.De 26 de outubro a 11 de novembro, eixos temáticos norteiam atividades como debates, palestras e sessões de autógrafos. São temas que tratam tanto de forma e gêneros literários (como Poesia, Literatura Fantástica e História) quanto locais (Cuba, América Latina e Rio Grande do Sul), além de temáticas e abordagens (Cultura Popular, Novos Leitores e Consciência Planetária).

Tatata Pimentel, por Davi Coimbra

Até o começo deste ano, encontrava o Tatata Pimentel todas as semanas, durante as gravações do Café TVCOM, e agora não o encontrarei nunca mais. Ele está morto.

Eis o mais importante a saber sobre a Morte, essa senhora que nos ronda a todos, todos os dias: com ela é “nunca mais”. Portanto, como já concluíram os Beatles, life is very short e não há tempo a perder com brigas e discussões. Paz, harmonia e alegria, é o que eu quero. Não me venha com a perfídia da vida, rapaz.

Tarso recebe embaixador do Equador no Palácio Piratini

O governador Tarso Genro recebeu, nesta quinta-feira (25), no Palácio Piratini, o embaixador do Equador no Brasil, Horacio Sevilla Borja, que está em visita oficial ao Estado até o próximo domingo (28). Além da audiência com o chefe do Executivo, o diplomata visitou o Memorial da Legalidade e participou de reuniões na Assembleia Legislativa e na prefeitura da Capital.

Segundo Borja, o objetivo da visita é aproximar os países latino-americanos e fortalecer as relações políticas e comerciais entre o Equador e o Rio Grande do Sul. "Os países da América Latina devem estar, em todos os níveis, muito unidos e solidários em nome da democracia", ressaltou. "Por isso, é muito importante intensificarmos nossas relações, em benefício de nossos cidadãos e desse grande projeto de unidade latino-americana que estamos construindo com os governos democráticos da região".

RS ganha nono dígito de celular até dezembro de 2016

Até dezembro de 2016, o Rio Grande do Sul também ganha mais um dígito nos números de telefone celular, mudança já implementada em parte do estado de São Paulo. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu o cronograma, aprovado na tarde desta quinta-feira pelo conselho., cujo objetivo é padronizar as discagens para telefonia móvel.

Não há previsão de mudança para os telefones fixos. No interior de São Paulo, a mudança está programada para 2013. Rio de Janeiro e Espírito Santo devem ter os números ampliados até 31 de janeiro de 2014. A Região Norte, com Exceção do Acre, vai adotar a medida até 31 de dezembro de 2014.

Cuba anuncia medidas para regularizar visitas de emigrantes "ilegais"

Cuba vai regularizar a "entrada temporária" na ilha dos emigrantes considerados "ilegais", inclusive médicos e atletas que desertaram ou abandonaram o país nos anos 1990, dentro da atualização da reforma migratória que entrará em vigor em janeiro de 2013. O secretário de Conselho de Estado de Cuba, Homero Acosta, anunciou na noite de ontem novas medidas relacionadas com os emigrantes, uma notícia que os meios oficiais anunciaram nesta quinta-feira, mas que foi ofuscada pela passagem do furacão "Sandy" pelo leste do país.

Antropólogo Roberto DaMatta fala sobre os desafios da democracia no Brasil

A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos - FDRH recebe, nesta terça-feira, dia 30 de outubro, Roberto DaMatta, um dos mais importantes antropólogos da atualidade, que palestrará sobre Os Desafios da Democracia no Brasil. O evento acontecerá, às 15h, no Auditório da FDRH (Av. Praia de Belas, 1595, Porto Alegre). A palestra será a atividade de encerramento do curso de Formulação e Análise de Políticas Públicas em Rede, promovido pela Rede Escola de Governo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, que contemplou servidores da Casa Civil, Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital, IPE e Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano. O evento é gratuito e aberto à comunidade, sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.fdrh.rs.gov.br, ou no telefone (51) 3233-9606.

O Theatral Circo da Rússia se apresenta no Teatro Feevale



O Teatro Feevale recebe, no dia 3 de novembro, um espetáculo que reúne os maiores talentos de todas as modalidades circenses. Kukli - O Theatral Circo da Rússia vem ao Brasil com 40 artistas esmerando técnica, disciplina, e muita arte lapidada pelas universidades de circo da Rússia, contando, ainda, com talentos convidados de companhias de circos europeus.
O Kukli é formado por uma seleção dos artistas mais impressionantes do mundo. Idealizado pela A.S. Entertainment e Meneghim Promoções Artísticas, traz nesta grande ideia um projeto único no mundo, onde o inacreditável se torna realidade. A seleção de talentos só foi possível pela colaboração de diretores, agentes e produtores de vários países, liberando os artistas de espetáculos que se apresentam em varias regiões da Rússia e outros países para vir ao Brasil.

Entre os atributos que se destacam na turnê Brasil, estão: o talento, o artístico, o inovador, a iluminação, a trilha sonora, os figurinos, a performance contemporânea e tradicional do circo russo com a inovação dos circos europeus. Este espetáculo é produzido e direcionado ao público brasileiro.

Desenho na paisagem contemporânea é tema de curso

A Universidade Feevale realizará o curso O desenho na paisagem contemporânea, no dia 7 de novembro, no Salão de Atos do Campus I da Instituição (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo). A capacitação ocorrerá às 19h e é voltada para os acadêmicos e profissionais que tenham interesse na área do desenho.

Ministrado por Edith Derdyk, o curso tem o objetivo de sensibilizar e instrumentalizar o profissional que trabalha com linguagem visual por meio de vivências e reflexões e com o procedimento criativo. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de novembro pelo site www.feevale.br/cursoseeventos. Mais informações: (51)3586-8822.

Sobre a ministrante



Edith Derdyk é formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP. Já realizou diversos trabalhos gráficos, como capas de livros, capas de discos e ilustrações. Escreveu e ilustrou três livros infantis: Estória sem Fimmm (Summus Editorial), O Colecionador de Palavras e A Sombra da Sandra Assanhada (ambos editados pela Editoria Salesianas).

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Os novos prazos da BR 448 Rodovia do Parque são para 2014


Para o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes a construção da BR 448, popularmente chamada de Rodovia do Parque, é uma das mais importantes obras rodoviárias do sul do Brasil. Orçada em R$ 824 milhões, a rodovia deve absorver cerca de 40% do fluxo de veículos da BR-116, em torno de 37,5 mil veículos por dia. O congestionamento diário da BR-116 torna a obra uma prioridade para a população e para o desenvolvimento da economia gaúcha, uma vez que mais da metade do PIB do Rio Grande do Sul fica congestionado na rodovia. Além disso, o atraso causou descompasso entre a conclusão da Arena do Grêmio e o anel viário que dá acesso à obra.

A BR 448 foi uma grande conquista dos Gaúchos, que foi possível com a primeira vitória de Lula. Antes disso, o traçado da Rodovia do Parque se confundia com o Polão e o Anel Viário Metropolitano. Tais obras previam a construção de várias praças de pedágio. Com a vitória de Lula, em sua primeira eleição, o Governo Federal mudou o destino desta história e implementou a construção da Rodovia do Parque sem pedágio, frustrando alguns grupos econômicos diretamente interessados na obra e no pedágio.

Na terça-feira, 22, o tema da conclusão da Rodovia do Parque tomou a capa da Zero Hora, com duas páginas internas tratando do assunto em uma reportagem especial que recupera a recente história da construção da rodovia e atualiza o prazo de entrega da obra. A matéria é assinada pelos jornalistas Humberto Trezzi e Marcelo Gonzatto.

Rogério Severo realiza a mostra “Linhas e Lugares à Espera” em Brasília

O artista pós-graduado pela Universidade Feevale Rogério Severo realiza a instalação Linhas e Lugares à Espera, na Marquise da Funarte Brasília. A exposição, contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012, pode ser vista até o dia 26 de novembro, no Complexo Cultural da Funarte. No dia 24 de novembro, acontece o lançamento de um catálogo e a conversa com o artista.


Sobre Rogério Severo

Nasceu em Uruguaiana (RS), em 1966; vive em Porto Alegre. Graduado em Artes Visuais pela Feevalee pós-graduado em Poéticas Visuais - Pintura, Desenho, Instalação: Processos Híbridos, pela mesma instituição. Participou da 8° Bienal do Mercosul. Vitrine Casa M, Porto Alegre (RS), em 2011. Foi selecionado no Rumos Artes Visuais (2011/2013), do Itaú Cultural, e participa do programa. Recebeu o Prêmio Açorianos/2011 por Destaque em Desenho pela exposição Linhas de Espera, no Porão do Paço Municipal, em Porto Alegre.

Executivos do grupo chinês Shandong Wuzheng negociam investimentos no Rio Grande do Sul

O governador Tarso Genro recebeu, nesta terça-feira (23), em seu escritório no Palácio Piratini, a vice-gerente geral do Setor Automotivo do grupo chinês Shandong Wuzheng, Weney Jiang. A executiva chefia uma delegação que está no Brasil para conhecer potencialidades e estudar a instalação de uma fábrica de tratores, possivelmente por meio de uma joint venture com empresários brasileiros.

Depois de passar alguns dias na Bahia, o grupo participou nesta manhã de reunião com o vice-governador Beto Grill e secretários estaduais, além de representantes da empresa Kohler Implementos Agrícolas, de São Lourenço, que poderá ser parceira no investimento. O prefeito eleito de São Lourenço do Sul, Daniel Raupp, também esteve no encontro.

Abertas inscrições para o Fórum Social Mundial Palestina Livre


Estão abertas as inscrições individuais para o Fórum Social Mundial Palestina Livre, que será realizado de 28 de novembro a 1º de dezembro, em Porto Alegre. Segundo o Comitê Organizador do FSMPL, elas se destinam a pessoas que queiram acompanhar as atividades do evento e que ainda não estão inscritas como representantes de organizações. Já há mais de 100 organizações inscritas e quase o mesmo número de atividades pré-inscritas, de mais de 20 países. O prazo para a inscrição de organizações e atividades termina no dia 22 de outubro e ela deve ser feita na página especial criada para este fim (http://www.inscricoesfsmpl.rs.gov.br). As atividades do Fórum estarão centralizadas na Usina do Gasômetro e adjacências.



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Acidente de trânsito provoca engarrafamento em São Leo

Fotos do acidente e do engarrafamento que enfrentei nesta segunda, dia 22, pela manhã em São Leopoldo. Foram quilômetros de engarrafamento no entroncamento da BR-116 nas proximidades do viaduto da Sharlau. Vejam as imagens.








Pinacoteca da Fevale premia alunas no XV Salão de Artes Visuais

Obra de Fabiana Gonçalves Lima
A Pinacoteca da Universidade Feevale, localizada no Campus I (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo), divulgou as quatro alunas premiadas no XV Salão de Artes Visuais. A Comissão Julgadora (formada por Cristina Morassutti, artista e bacharel em Artes Visuais, e as professoras Lurdi Blauth e Rosa Maria Blanca) premiou Catia Marlova Cavalcanti, Fabiane Stoffel, Sabrina Esmeris e Fabiana Lima (Júri Popular). Os prêmios consistem de livros e catálogos artísticos, além de futuras exposições individuais no Espaço Arte Um.

Cidadão Kane e o jornalismo


Por Luísa Schardong

Rosebud. Ainda que seja esta a primeira palavra dita pelo protagonista do filme Cidadão Kane, não é rosebud que confere, sozinha, significância à trama, pelo menos sob a ótica jornalística. Botão de rosa, em tradução livre do inglês para o português, se configura como um pretexto para que Orson Wells, diretor e produtor do longa, possa introduzir a história do filme, construído a partir de flashbacks e estruturado em uma narrativa não linear, algo inédito na época. O fato de um jornalista, Jerry Thompson, falar sobre a vida de outro jornalista, Charles Foster Kane, também tornam tudo mais interessante.

Durante o filme, fica evidente a mistura dos aspectos da vida privada do protagonista, Kane, e de sua vida profissional, já que ambas estavam nitidamente atreladas. Este ponto pode ser observado na cena em que Kane instala-se no jornal Inquirer, levando, junto consigo, seus pertences, sua cama e suas malas. Já a vida pessoal de Kane era um espelho de sua personalidade egocêntrica, o que também refletia na sua forma de administrar o jornal e produzir as matérias nele veiculadas. Quando Kane não escrevia as matérias, era ele mesmo o conteúdo delas.

Branca de Neve e os sete anões no Cultura no Campus Infantil da Feevale


O programa Cultura no Campus Infantil, realizado pela Universidade Feevale e a Um Cultural, apresenta, em novembro, a peça Branca de Neve e os sete anões. O espetáculo acontece no dia 11, domingo, às 17h, no Salão de Atos do Campus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). Com direção de Zé Rodrigues, a peça conta a história clássica de Branca de Neve, que teve de fugir da inveja da sua madrasta, a rainha. Assustada, a princesa vai parar no meio da floresta, até que encontra a casa dos sete anões. A duração do espetáculo é de 50 minutos.

Tarso fala sobre desafios da gestão pública em seminário internacional no Rio


Ampliar a transparência e estimular o controle e a participação da sociedade na gestão publica. Para Tarso Genro, estes são os grandes desafios dos governos no século XXI. O governador participou na quarta-feira (17), no Rio de Janeiro, do Global Economic Symposium (GES 2012). O evento é organizado pela Fundação Getúlio Vargas, em conjunto com os institutos alemães Kiel Institute for the World Economy e Bertelsmann Stiftung.



Durante sua exposição no painel, que tinha como tema a promoção de políticas de governo aberto em serviços públicos, Tarso defendeu que o modelo de estado oriundo das revoluções francesa e americana e da revolução social-democrata deve sofrer reformas para abri-lo mais à sociedade, pois "se destinou a gerir uma sociedade bem menos complexa que observamos na realidade atual". Este modelo considerava a existência apenas da esfera deliberativa tradicional, onde os poderes executivo e legislativo dialogam e são pressionados apenas por meio de entidades, sindicatos e partidos, não considerando as possibilidades abertas pelas novas tecnologias e a vontade dos cidadãos em buscar informações e participar das decisões públicas através destes meios. "É preciso acionar os mecanismos tecnológicos de participação direta dos cidadãos para buscar a relegitimação das decisões políticas no estado democrático de direito".



O governador citou como exemplo o período em que coordenou, como ministro da Justiça, o debate sobre o marco regulatório da internet. Ao abrir a possibilidade de ativistas da rede e outros interessados participarem da discussão, o Governo Federal encaminhou, ouvindo a sociedade, a aprovação de uma lei considerada referência para diversos países.

Já no âmbito do governo estadual, ele destacou a democratização das decisões públicas e os mecanismos de acesso à informação, citando a criação do Gabinete Digital e do Portal da Transparência.

Aborto é legalizado no Uruguai

O Senado do Uruguai aprovou na quarta-feira por 17 votos a 14 a lei de despenalização do aborto e se tornou um dos primeiros países da América do Sul em conceder o procedimento para todos os casos. O projeto foi proposto pela coalizão governista Frente Amplio e aprovado pela Câmara de Deputados no mês passado antes de passar pelos senadores. O texto agora segue para promulgação do presidente José Mujica. Apesar da aprovação, os partidos opositores anunciaram que tentarão um recurso contra a medida e apresentarão a proposta de um plebiscito para que a legalização seja discutida por voto popular. A lei prevê que as mulheres possam abortar nas 12 primeiras semanas de gestação, após avaliação do governo. As grávidas que desejem abortar passarão por uma junta de especialistas e justificar o aborto depois de cinco dias. Segundo números oficiais, no Uruguai acontecem todos os anos mais de 30 mil abortos. ONGs dizem acreditar que o número real seja o dobro. A proposta de legalização do aborto foi apresentada pela primeira vez em 2008, mas foi vetada pelo então presidente Tabaré Vázquez.

Vale o registro - Dilma veta nove pontos do Código Florestal

A presidente Dilma Rousseff vetou na quarta-feira, 17, a principal mudança feita no Código Florestal pelo Congresso, a que alterava a chamada escadinha e diminuía a área de recuperação de florestas nas margens dos rios. Um decreto presidencial, usado para regulamentar o Cadastro Ambiental Rural (CRA) e o Programa de Recuperação Ambiental (PRA), vai recuperar o texto original da Medida Provisória alterada pelos parlamentares, o que promete abrir uma nova frente de batalha com a bancada ruralista da Câmara dos Deputados.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Os Melhores do Mundo em Sexo – A Comédia


Os Melhores do Mundo retornam ao Estado para apresentações de Sexo – A Comédia, dia 19 de outubro, no Teatro Feevale, às 21h. O espetáculo, inédito no Rio Grande do Sul, aborda de forma leve e divertida um dos mais polêmicos assuntos de todos os tempos: sexo. Escrita em 1996, experimentada e amadurecida ao longo de tantos anos, a peça ganha um novo ritmo, que acompanha o atual andamento da Cia., com improvisos e situações que evidenciam sua maior característica de um humor crítico e veloz, acrescidos de uma habilidade de passear pelo besteirol sem descambar para o vulgar.

O texto é dividido em quatro , em que o trabalho dos atores é valorizado por um figurino básico de smoking e alguns poucos adereços. A história se desenrola sobre um pequeno palco de cabaré, com lampadinhas e um tapete vermelho, que criam todo o clima para a performance.

Uma breve sinopse dos esquetes:

- Amor Possessivo: Narra a dramática despedida de um casal homossexual na rodoviária. Emílio, desesperado, tenta impedir que Montenegro, seu grande amor, embarque em uma viagem de negócios.

- Adultério: Um típico machão se vê envolvido com o maior dilema de sua vida: traiu a mulher e contraiu um problema. O melhor amigo lhe dá dicas de como salvar o seu casamento.

- Chantagem: No momento de sua demissão, Vilmar se utiliza de um trunfo: uma foto extremamente comprometedora do seu patrão.

- Swing: Paulo Sérgio e Maria Lúcia prepararam tudo para o seu primeiro swing, mas Alcir e Zuleika, os convidados, estão prestes a botar tudo a perder.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dilma vai criar cota para negros no serviço público


O Palácio do Planalto prepara o anúncio para este ano de um amplo pacote de ações afirmativas que inclui a adoção de cotas para negros no funcionalismo federal. A medida, defendida pessoalmente pela presidente Dilma Rousseff, atingiria tanto os cargos comissionados quanto os concursados. O percentual será definido após avaliação das áreas jurídica e econômica da Casa Civil, já em andamento.

O plano deve ser anunciado no final de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra (dia 20) e estarão resolvidos dois assuntos que dominam o noticiário: as eleições municipais e o julgamento do mensalão. O delineamento do plano nacional de ações afirmativas ocorre dois meses depois de o governo ter mobilizado sua base no Congresso para aprovar lei que expandiu as cotas em universidades federais.

Seis cidades disputam obra de mais de R$ 200 milhões


A disputa pela localização do Centro de Eventos do arquiteto Oscar Niemeyeu extrapolou os limites de Porto Alegre. Se antes a dúvida era entre três pontos da Capital, agora outras cinco cidades da região Metropolitana estão no páreo, entre elas: São leopoldo, Eldorado do Sul, Guaíba, Canoas e Esteio.

Na quinta-feira (11), em reunião entre o governador Tarso Genro e integrantes da Secretaria Estadual do Turismo (Setur), foi apresentado o valor pretendido pelo escritório do arquiteto: mais de R$ 200 milhões. Do encontro, saiu a proposta de criação de um grupo de trabalho para definir as questões que envolvem a construção do centro de eventos. A decisão sobre a localização do centro deve sair em 30 ou 45 dias, conforme a Setur.

Imprensa livre é tema de debate


As ameaças à liberdade de imprensa em países da América Latina foram o tema destacado ontem na 68ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). No evento, que ocorre em São Paulo, representantes de vários países, entre eles Argentina, Brasil, Equador e Venezuela, relataram casos de agressão à circulação de informações.

A jornalista da Folha de S.Paulo e vice-presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Judith Brito, destacou as ameaças recentes sofridas pelo repórter André Caramante, da própria Folha. O jornalista publicou, em julho, uma reportagem revelando que o ex-comandante da Rota, tropa de elite da Polícia Militar paulista, coronel Paulo Telhada, então candidato a vereador pelo PSDB em São Paulo, usou sua página no Facebook para relatar supostos confrontos com criminosos. Os seguidores de Telhada na rede social começaram, então, a ameaçar o jornalista de morte. Caramante está hoje refugiado com a família no Exterior. Telhada foi o quinto vereador mais votado na última eleição.

O reconhecimento do professor


A educação ocupa destaque na mídia. Alguns interlocutores expõem críticas, levando à reflexão social apenas um quadro negativo - das práticas pedagógicas, salário, condições físicas e uso de novas tecnologias na escola aos índices como o Ideb, com foco principal na rede pública. Menores tempo e espaço têm sido destinados a boas práticas educativas, dedicação de servidores e professores e, pior, aos bons índices de nossos alunos. Aos gestores cabe papel diverso. Ainda que tenhamos problemas, e não os ignoramos, é preciso evidenciar o positivo. Neste Dia do Professor, lembramos o valor e qualidade existentes em nossas escolas. Alunos do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental da rede estadual são os melhores do Brasil em Português e Matemática, diz o Saeb. Nos anos iniciais, superamos as metas. Avaliações como essa mostram trabalho, dedicação e responsabilidade de milhares de sujeitos que se dedicam cotidianamente a marcar a história de milhões de crianças, adolescentes e dos adultos que não tiveram acesso à escola e agora a buscam para aprender a ler e escrever.

Tarso Genro na Semana da Comunicação


O governador Tarso Genro recebeu um convite para participar da Semana ARP da Comunicação. O presidente da entidade, Fábio Bernardi, entregou pessoalmente o convite em um encontro que contou com a presença da secretária de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro. A semana está marcada para acontecer entre 19 e 23 de novembro com o tema "Valor da Ideia". A expectativa é de que cerca de 3 mil pessoas participem das palestras e atividades no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

Colaboração da Publicitária Natália Bettim.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Espaço Cultural Feevale promove conversa com artistas

No Modulo I do Ciclo de Conversas, que acontece na terça-feira, dia 16, nove artistas integrantes da mostra “Distensões do Real” conversarão sobre as suas obras

Nesta terça-feira, dia 16, acontece o Módulo I do Ciclo de Conversas com os artistas integrantes da mostra Distensões do Real, que acontece no Espaço Cultural Feevale, localizado no quarto andar do Teatro Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). O evento, gratuito e aberto à comunidade, se iniciará às 20h. Participam deste primeiro módulo os artistas Alexandra Eckert, Amélia Brandelli, Clóvis Martins Costa, Denise Helfenstein, Elaine Tedesco, Nelson Rosa, Ricardo Frantz, Rosa Maria Blanca e Rosana Krug.

Mercado de cavalo crioulo em expansão


O novo presidente da ABCCC (Associação Brasileira de Criadores de cavalo crioulo), Mauro Ferreira pretende ampliar o mercado da raça, concentrado em 85% na Região Sul. O dirigente, que vai comandar a entidade pelos próximos dois anos, tomou posse em Pelotas, e já afirma que a produção de animais cresce entre 15% e 20% por ano. Entre os alvos para esta expansão estão o Centro Oeste, norte e Nordeste do Brasil.

" O cavalo crioulo tem se adaptado muito bem em diversas regiões, possuindo bom rendimento em qualquer tipo de prova de equinos" salienta Mauro.

Outra prioridade da nova gestão é negociar um espaço maior para o cavalo crioulo no Parque de exposições Assis Brasil, em Esteio.

Simpósio Gaúcho das Águas define programação

Simpósio Gaúcho das Águas, que ocorre nesta segunda-feira (15), no Teatro Dante Barone, registra no momento cerca de 400 inscrições. A programação já está definida e pode ser conferida abaixo. Foi confirmada a presença do representante da Organização das Nações Unidas (ONU), o holandês Henricus Antonius Heijnen, que falará sobre a Experiência Mundial em Captação e Manejo da Água de Chuva.

O evento é promovido pela Assembleia Legislativa do RS, por meio do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional. Em pauta, o uso de água da chuva na construção civil e na agropecuária, a reutilização da água, a presença de contaminantes na água potável e o planejamento e gestão da água, entre outros assuntos. O evento já contabiliza cerca de 400 inscritos.

São esperadas cerca de 600 pessoas, entre especialistas, profissionais, acadêmicos e representantes de entidades das áreas de engenharia, arquitetura, agronomia, biologia, química e direito. Serão expedidos certificados de participação.

Inscrições ainda podem ser feitas pelo site www.al.rs.gov.br/forumdemocratico. Informações pelos fones (51)3210-2926 ou (51)3210-2972.

Jovem de 17 anos é a vereadora mais jovem do RS


A cidade de Ipê, no Nordeste do RS, elegeu a vereadora mais jovem do Estado. Gislaine Ziliotto (PT), 17 anos, foi a mais votada entre os 33 candidatos. Ela completa 18 anos - idade mínima para exercer o cargo - em 1º de janeiro de 2013, data para a posse na Câmara.

Gislaine recebeu 335 votos. Após o resultado, ela foi cumprimentada por moradores da cidade, que tem apenas 6.016 habitantes.