
As redes sociais ainda repercutem neste domingo (24) aquele que foi o maior comício colaborativo do Rio Grande do Sul, realizado pela Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PTB, PCdoB, PPL, PTC, PR, PROS) na sexta-feira (22).
No estacionamento do Gigantinho, a estimativa é que 15 mil pessoas receberam a presidenta da República, Dilma Rousseff, e o governador do Estado, Tarso Genro, para demonstrar apoio à reeleição de ambos. Outras 60 mil acompanharam a transmissão ao vivo pelos sites MudaMais e Tarso13, um recorde na campanha eleitoral deste ano.
Para completar, o alcance das mensagens compartilhadas nas redes sociais com a hashtag oficial foi de 95 mil pessoas, o que mostra que o objetivo de realizar #OMaiorComícioColaborativo do Rio Grande do Sul foi plenamente atingido.
Desde a noite da sexta-feira, pululam histórias dentro e fora das redes sobre militantes que acompanharam o comício de alguma dessas formas.
Famílias inteiras se mobilizaram para saudar presencialmente os candidatos da UPPRS. Mais de 150 ônibus vieram do Interior e entre as crianças houve unanimidade: os “pirulitos” (cartazes carregados através de um suporte plástico) que mostravam uma mão em sinal de curtir – a marca da campanha – foram um sucesso.
Público gostou do que ouviu
Enquanto os candidatos da majoritária discursavam no palco, reações emocionadas foram vistas entre o público no comício. Um grupo de 10 pessoas da Academia de Samba Puro se sobressaiu a cada intervalo de discursos animando o povo em volta. O presidente do grupo, Mário Jeferson, disse que foi difícil não sentir um arrepio quando seu candidato ao Senado, Olívio Dutra, pegou o microfone. “Ele sempre me emociona! Comecei a me interessar pela política ao ouvir ele pela primeira vez, lá em 1998”, recordou.
Perto dali, a produtora Cristina Moura destacou as palavras da candidata a vice-governadora, Abgail Pereira, que lembravam o papel importante da mulher gaúcha para a política. “A Biga me empolgou! Ela fala das mulheres fortes e guerreiras. Me identifico com ela”, revelou.
A secretária Jacira Alves, que esperava pelo discurso da presidenta Dilma Rousseff, emocionou-se quando ela mencionou as políticas públicas para a habitação. “Eu consegui minha casa no governo Lula, então a habitação é uma coisa que eu valorizo demais. Gostei muito que a Dilma trouxe esse tema. A fala dela foi excelente”, garantiu.
Os milhares que lotaram o estacionamento do Gigantinho não cansaram ou se incomodaram com a fila para a revista de entrada no evento. Ao contrário, alguns jovens aproveitaram a espera para improvisar canções: uma adaptação do grito de guerra da torcida do Internacional, mas com versos que faziam referência aos candidatos da UPPRS foi entoada dezenas de vezes. Ao rito da música Brasília Amarela, da banda Mamonas Assassinas, eles cantavam “Dilma/ estaremos contigo/ juntos nesta eleição. /Não importa o que digam/ sempre levarei comigo/ minha bandeira vermelha/ minha convicção/ e no o cinco de outubro/ vamos começar a festa/ Lalalaaiaa”.
O catador Adair Nascente Rodrigues saiu de Encruzilhada do Sul e viajou quatro horas para ouvir as propostas dos candidatos da UPPRS. “Eu vim porque eles melhoraram nossa vida. Nossas estradas estão boas, nos deram casa”, justificou. E ao ir embora com os filhos e a esposa disse que não se arrependeu. “Eu voto neles de novo”, confirmou.
Militantes encontram Olívio na hora do almoço
Surpresa mesmo tiveram os caxienses Júnior Antônio Soldatelli, Tomé Antônio Tissot e Erni Dabio Victor que, ao desembarcarem no Mercado Público para fazer uma boquinha antes do comício se depararam, nada mais, nada menos com o Candidato ao Senado Federal, Olívio Dutra. “Nunca vamos esquecer este dia. Foto, autógrafo e abraço do Galo Missioneiro”, nosso futuro senador, afirmaram.
Fotos: Caco Argemi/UPPRS
Nenhum comentário:
Postar um comentário