Nesta sexta-feira (29), o governador Tarso Genro, candidato a reeleição da Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PTB, PCdoB, PPL, PTC, PR, PROS) apresenta, em Porto Alegre, o Programa de Governo da coligação para o próximo mandato. A atividade será realizada durante um almoço, no Chalé da Praça XV, no centro da Capital.
Intitulado “Rio Grande no rumo certo: agenda do novo ciclo de crescimento”, o documento foi construído em conjunto com movimentos sociais e entidades em centenas de encontros, debates e plenárias ao longo dos últimos meses.
A formulação do programa tomou como base os resultados obtidos neste primeiro período e trouxe novas contribuições para o Estado continuar crescendo e distribuindo renda. “Somos o governo que mais fez pelos gaúchos e temos o maior número de propostas para o próximo mandato”, resume o coordenador do programa de governo da UPPRS, Marcelo Danéris.
Representantes de comunidades quilombolas, indígenas e de agricultores, e setores como mulheres e juventude, entregarão ao governador itens que representem seus segmentos e grupos sociais, simbolizando as políticas desenvolvidas nos últimos anos que contribuíram para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Cada grupo dará ainda, um breve testemunho do trabalho feito até aqui e exporá expectativas para o segundo mandato.
Ampliação das políticas sociais
Durante esses primeiros quatro anos de gestão, o RS Mais Igual tornou-se o maior programa de combate à miséria da história do Rio Grande do Sul, complementando a renda de mais de 80 mil famílias. Destas, 4 mil famílias já se emanciparam do benefício, conquistando qualidade de vida e dignidade. O investimento alcança atualmente a cifra de R$ 6 milhões por mês.
Para o segundo governo da UPPRS, Tarso vai criar o RS Mais Igual Móvel, que fará um esforço de busca ativa da população carente que pode se beneficiar do recurso, já que grande parte dessas pessoas desconhece as oportunidades.
Propostas e compromissos para o futuro
A atração de R$ 50 bilhões de investimentos privados, combinadas com as políticas públicas de incentivo à economia resultaram em um crescimento histórico no último ano. O PIB do Rio Grande do Sul foi o que mais cresceu no Brasil (6,3%), a produção industrial aumentou em 7,4% e tivemos um recorde histórico da safra, com a colheita de mais de 30 milhões de toneladas de grãos.
Milhares de trabalhadores foram beneficiados pela recuperação do salário mínimo regional, que hoje é 20% superior ao nacional. As 255 mil matrículas em cursos do Pronatec aportaram novos conhecimentos e oportunidades para a população. A continuidade virá através de bolsas de formação para 20 mil técnicos de Nível Médio. Também ampliará a oferta de Educação Profissional Integrada, criando mais 5.000 novas vagas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário