quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Mulheres unidas pelas candidaturas de esquerda no Rio Grande Sul

A semana está marcada pelo protagonismo feminino na campanha eleitoral dos candidatos da Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PCdoB, PTB, PR, PPL, PTC, PROS). Enquanto nesta quarta-feira (13), um grupo suprapartidário se reúne no restaurante Copacabana, em Porto Alegre, para mostra apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff, na quinta, será a vez do governador Tarso Genro e da sua candidata à vice, Abgail Pereira, terem um encontro com lideranças femininas para debater as diretrizes do próximo mandato. "Será um diálogo com as representações de todos os seguimentos e organizações de mulheres do Rio Grande do Sul. Uma roda de conversa material, que terá interlocução com as redes sociais", antecipa a secretária de Mulheres do PT, Telassim Lewandowski.

A conversa às 17h30min, no restaurante Alho Poró (Rua General Câmara, 424), no. Centro Histórico de Porto Alegre. Na ocasião, será lançado documento com a plataforma de políticas para as mulheres executada pelo governo estadual.

Desde a posse de Tarso Genro, em 2011, muitas conquistas foram construídas, entre elas, a criação de uma Secretaria de Políticas para Mulheres e de 20 Centros de Referência para o público feminino. Trinta Conselhos Municipais de Mulheres foram fortalecidos a partir de ações do governo do Estado, inúmeras campanhas de prevenção em saúde e de combate à violência contra mulheres foram lançadas.

Neste aspecto, a implantação das Patrulhas Maria da Penha, que garantem o cumprimento das medidas protetivas em casos de mulheres vítimas de agressões é um modelo que vem sendo copiada em todo o Brasil. Também foram qualificadas profissionalmente cerca de 3 mil mulheres e mais de 10 mil agentes governamentais para lidar com casos de violência contra a mulher. 

Foram investidos R$ 11 milhões em 14 convênios junto ao Governo Federal, entre eles o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra Mulheres que deixou de ser assinado pelo governo anterior.

Um dos reflexos das políticas para as mulheres foi divulgado esta semana pelo governo do estado. O Rio Grande do Sul diminuiu os crimes contra as mulheres no primeiro semestre deste ano. A principal queda ocorreu no número de femicídios (mulheres mortas por violência doméstica), com redução de 32,7% - foram registrados 37 casos. No mesmo período do ano anterior, as ocorrências desse tipo somaram 55. Ao todo, quatro dos cinco índices avaliados tiveram diminuição.

Foto: Guilherme Santos - UPPRS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário