Faltou espaço no salão da Igreja Pompeia, em Porto Alegre, para a primeira plenária da Unidade Popular pelo Rio Grande após o primeiro turno das eleições. Com todos os lugares ocupados, muita gente ficou do lado de fora do espaço para conhecer as estratégias das próximas semanas.
O resultado das urnas neste último domingo motivou ainda mais a militância e os partidos aliados (PT, PTB, PCdoB, PPL, PTC, PR, PROS), que comparecem em peso na assembleia com a chapa majoritária. Coordenadores regionais de todas as partes do Estado vieram a Porto Alegre para alinhar a campanha de Tarso Genro e Abgail Pereira no segundo turno do pleito 2014.
"Faço um chamado para que cada um de nós use toda a energia para seguir uma luta sem tréguas a favor do povo gaúcho trabalhador que é representado pela nossa unidade. Não aceitamos menos que a vitória!", enfatizou Tarso Genro em seu discurso.
O governador agradeceu o empenho de todos nos três meses de campanha do primeiro turno, especialmente as mulheres da Unidade Popular, representadas na chapa pela vice Abgail.
Também afirmou que a militância precisa ter confiança no projeto da coligação e conversar com as pessoas para conquistar novos votos para a chapa. "Temos que reagir com energia política e com superioridade de ideias", estimulou.
Para argumentar com a militância, recomendou aos militantes que escutem as demandas de quem ainda não se decidiu e que tenham na ponta da língua os resultados do atual governo.
Tarso ainda lembrou que a eleição do segundo turno coloca em jogo "valores e programas de governo" e não apenas cargos ou biografias. Sublinhou que o seu projeto está vinculado à tradição da esquerda gaúcha, iniciada no governo do Estado com o Galo Missioneiro. "A grande síntese do nosso governo está no campo popular e democrático. Resgatamos políticas do governo Olívio, cuidamos para que houvesse distribuição de renda, geração de empregos e políticas sociais para o desenvolvimento com inclusão", disse.
Homenagem à Olívio Dutra
A reunião foi coordenada pelo presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Ary Vanazzi e contou com a presença de presidentes dos partidos aliados, militantes e de deputados federais e estaduais eleitos. A presença do ex-governador Olívio Dutra, que disputou uma vaga ao Senado federal, inspirou Vanazzi. "Nós vamos reeleger Dilma e Tarso em tua homenagem", disse o presidente do PT ao companheiro de partido.
Logo no início de sua fala, Tarso também dedicou alguns minutos para falar sobre a importância do Galo Missioneiro. "O último ato desse processo político ainda não aconteceu. No segundo turno, vamos resgatar uma grande vitória e oferecer ao grande companheiro Olívio Dutra, que é uma síntese de toda a nossa trajetória", disse o governador.
Na sequência, Abgail pediu aos militantes o maior empenho possível nessas três próximas semanas. "Em 17 dias, temos condições de realizar uma campanha organizada e que mobilize todos que tem clareza de que são dois projetos diferentes na disputa. Não podemos interromper as ações que estão melhorando a vida das pessoas", disse.
Olívio falou na sequência, após ininterruptos gritos de seu nome. "Essa foi a primeira etapa de uma luta que tem mais desdobres", afirmou o ex-governador. "A construção de um projeto estratégico se faz através de muitas vitórias, mas também de muitas derrotas. O nosso sentimento maior é de construção de um projeto coletivo", disse.
Foto; Caco Argemi/UPPRS
Nenhum comentário:
Postar um comentário