
Charles Scholl
Consultor de Comunicação da
Esparta – Ação Tática & Estratégia
Como de costume varo as notícias de algumas páginas oficiais em busca de informação para os clientes que atendo como consultor. Verifiquei que o Governador Tarso Genro havia aberto inscrições para uma entrevista coletiva para blogueiros. Ela ocorreu ontem, dia 5, no Palácio. Logo percebi a postura de vanguarda de Tarso, fiquei muito entusiasmado com a iniciativa. No meio político, via de regra, as lideranças mal sabem utilizar o aparelho celular. Ainda encontramos grandes lideranças que não compreendem a cultura digital. Alguns ainda fazem pose e contratam assessoria para suprir as demandas hi tech, mas outros desconhecem completamente as possibilidades de comunicação e travam uma luta civilizatória cotidiana contra as tecnologias. Tarso agiu a partir de uma política diferenciada e demonstrou conhecimento acerca da cultura digital, de seu papel estratégico para a civilização contemporânea e, evidentemente, das práticas e disputas teóricas e conceituais que orbitam nesse universo.
Outra curiosidade que tive foi como seria o comportamento dos assessores. Uns perceberam o foco estratégico do governo e pensaram a acolhida mais adequada para aquele público. Outros se mostravam inquietos, visivelmente atarefados, empenhando-se em fazer as coisas acontecerem. Eu nem imaginava como seria o comportamento dos blogueiros fora de seu habitat digital. A coletiva, coerentemente, foi anunciada no site e os blogueiros que acompanham a página do governo vieram. Vale a dica à comunidade virtual que precisa superar o preconceito com a política, participar mais e acompanhar a página do Governo do Estado, já que o Tarso garantiu outros encontros.
A primeira impressão que tive ao chegar foi a de encontrar amigos. Conhecia praticamente todo mundo, mas jamais tinha visto aquelas pessoas juntas em uma mesma sala antes. Aquelas pessoas eram de segmentos distintos e extremamente representativos no tecido social. Acho que eu era o único que usava gravata, mas me senti bem, pois estava entre os blogueiros. A relação se estabelece pela prática do uso do blog como ferramenta de expressão pública de ideias e respeitamos nossas diferenças de opinião.
Os onze questionamentos feitos ao governador foram sorteados entre os blogueiros presentes. O protocolo da Casa resolveu isso logo na entrada do Salão Negrinho do Pastoreio, onde assinávamos a lista de presença, destacávamos um volante com o nome do blog e o depositava em uma vasilha de vidro transparente. Pouco antes da chegada do governador foram sorteados os três primeiros. Estava muito curioso para saber sobre quais assuntos seriam levantados naquela eclética reunião. Tarso chegou informando que o governo está fazendo um esforço para encontrar caminhos que viabilize um aprofundamento da relação com o segmento dos blogueiros.
Os assuntos abordados renderiam uma tese de mestrado em comunicação. Os blogueiros trouxeram a tona os temas que permeavam suas atenções e pudemos perceber na prática a pluralidade ali representada. Os questionamentos abordavam a área da economia, das relações do homem do campo, do cenário da política e somente um questionamento acerca da cultura digital. Logo percebi que os blogueiros em sua esmagadora maioria se preocuparam com os conteúdos que postam. Que a sala reunia formadores de opinião ávidos por informações exclusivas e declarações polêmicas e fortes. Eles identificaram uma oportunidade muito valiosa para quem nutre seu espaço digital com informações e as compartilha no ambiente virtual. Naquele momento os meios alternativos tinham ligeira vantagem sobre os tradicionais.
Eu fui um dos sorteados e perguntei sobre qual é o compromisso do Governo do Estado com a realização do Fórum Social Mundial 2012, quando ocorrerá o Festival Internacional de Música Livre. Ele respondeu sem titubear: _Compromisso total deste Governo. Deu uma pausa dramática e justificou que compreende a inclusão digital como papel estratégico do Estado e fundamental para o desenvolvimento nas sociedades contemporâneas. A resposta do governador explica claramente suas motivações em chamar uma entrevista coletiva com blogueiros. Caminho completamente avesso aos adotados no governo anterior que na sua prática de relações com o povo extinguiu a secretaria de comunicação.
Veja como foi a coletiva: http://bit.ly/ei6LBD
Nenhum comentário:
Postar um comentário