quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Reset – “Um novo ciclo”


Em um balanço pessoal, apropriado ao nosso calendário de final de ano, avalio que 2011 foi um período de muitos investimentos, que prometem uma agenda ativa para 2012. Natural que no final de cada ano façamos uma reflexão sobre as coisas, sobre a vida, sobre tudo. O contrario seria uma grande perda da possibilidade de acertar mais, de valorizar a vida e recheá-la de sentidos em sintonia com as ações do cotidiano. É o momento de reinicialização dos sistemas, ação característica dos finais de ciclo.

Nós, espartanos, acreditamos que esse é o momento de sistematizar as intervenções sobre as grandes ações políticas, avaliar os resultados sobre as atuações concluídas em 2011 e criar os anticorpos para agir sobre os erros cometidos. O planejamento é um momento divino, em que nos tornamos deuses sobre os processos futuros. Desejamos ardentemente, que nesse novo ano tenhamos energia para enfrentar os demônios cotidianos que surgem na vida para nos tirar do caminho.

Seguiremos nosso caminho ao longo desse novo período rumo aquilo que desejamos, e construiremos a cada dia os passos para alcançar as metas para chegar onde decidimos chegar. Acreditamos que planejar é tomar as rédeas da vida; é agir com responsabilidade sobre aquilo que é feito; é dar sentido a cada minuto da vida; é viver com intensidade; é respirar o sonho que acreditamos.

O final de ano também é o momento para revistar os conceitos, as certezas, os credos para que tenhamos condições de superar os limites da nossa compreensão sobre tudo. Estar com as janelas da mente abertas é fundamental para encontrar as oportunidades de realizar as expectativas existenciais, que estão no centro daquilo que nos move. Ao saber alinhar os desejos com a agenda cotidiana possibilitamos mais realizações, que alimentam a alma humana. O planejamento está na base racional da existência, é o ato de sonhar e pensar como realizar o sonho e torna-lo realidade. E, assim, realizar-se; realizando. Conte conosco.

Charles Scholl
Esparta – Ação Tática e Estratégia
Consultoria em Comunicação Social
“Conte conosco para
administrar seu espaço na opinião pública,
colocar seu produto no mercado,
acertar seu posicionamento e
fazer seu planejamento”.


Um feliz 2012.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Apale: Um feliz natal para Inês

Apale: Um feliz natal para Inês: Em meio a sua atividade liderando o Jornal Eco do Sinos, a diretora do semanário recebeu um feliz natal dos permissionários de Esteio. "A I...

Apale: Reconhecimento para quem conta a história da nossa...

Apale: Reconhecimento para quem conta a história da nossa...: A diretoria da Apale visitou as instalações do Jornal Destaque em Esteio, na quinta-feira, dia 21 de dezembro, para reconhecer a importânci...

Permissionários prestam homenagem aos passageiros


Na quinta-feira, dia 22 de dezembro, um grupo de permissionários integrantes da Apale, acompanhados de jornalistas prestaram uma homenagem aos seus maiores parceiros da cidade - os passageiros. Às vésperas do Natal, já desejando felicidades ao novo ano que se aproxima, Hélio Rosa, Jeferson Cardoso e Dirceu Balbinot, tomaram a lotação no centro de Esteio até a residência do jornalista e filósofo Heitor Hartmann, nas proximidades da Escola Coração de Maria. O trajeto foi acompanhado pelos jornalistas esteienses Sérgio Heráclito, do Jornal Eco do Sinos e Anderson Loureiro, do Jornal Destaque.

Veja a matéria completa

sábado, 24 de dezembro de 2011

Um feliz 2012 espartanos!!!!


A Esparta – Ação Tática e Estratégia nasce de uma necessidade básica em que todos temos de existir, de se comunicar, de dar forma aos princípios que regem nossas ações. De compreender os meios, clarear e objetivar os fins e de planejar o caminho que nos leve onde se quer chegar. Para nós espartamos não existe missão impossível.

Até podemos reconhecer a superioridade bélica de nossos adversários, mas estaremos no campo de batalhas até o último suspiro e, com essa atitude já conduzimos inúmeras batalhas consideradas por analistas, especialistas, como perdidas. Não se trata de vencer ou perder, mas de fazer da vida um campo de batalhas, com honra, sabedoria e muitas vezes a própria força para fazer valer o justo, o honesto sobre as tiranias que assolam as lógicas do mundo capitalista em que estamos inseridos. Sobreviver nesse meio requer, a maioria das vezes, disputar mercados, territórios, jurisprudências e fizemos isso com todo entusiasmo a cada centímetro de território conquistado por ideias, ideais, opiniões, sensibilidades, vivências que se manifestam em todas as esferas da vida.

Na sociedade, na política, na economia, na pessoalidade, pois acreditamos que a vida é um todo e não existe conquista vitoriosa sem que de fato mude a vida das pessoas para melhor.
Se você quer mudar o mundo com suas ações, projetos, programas sociais, com a atividade de sua empresa, com suas atitudes, então somos parceiros. Você pode contar com a Esparta – Ação Tática e Estratégia, que deseja a todos um feliz 2012, de muitas conquistas, de muita justiça, de muito trabalho em prol de um mundo melhor e que esse caminho que estamos determinados a trilhar seja percorrido com muita paz.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

MENSAGEM DO GOVERNADOR DO ESTADO


"Eu quero, aqui de Porto Alegre, da nossa capital de todos os gaúchos, enviar meu abraço carinhoso e fraterno a todas as famílias, a todas as pessoas, solitárias ou não, que se encontram no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Lá nos fundões dos campos, nas nossas cidades interioranas, nas nossas médias e grandes cidades do Interior, um abraço muito fraterno desse governador que, não só tem orgulho de governar os gaúchos, mas também tem orgulho de ser permanentemente observado, criticado, pautado pelas representações da sociedade civil e pelas opiniões de cada gaúcho e de cada gaúcha a respeito do nosso governo. Um Natal cheio de fraternidade e um Ano Novo cheio de luz e progresso para todos nós."

TARSO GENRO

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Evento cancelado - logo informo nova data - O Plano Brasil Maior e o desafio do desenvolvimento


Os Grandes Debates – Destino e Ações para o Rio Grande aborda a estratégia de desenvolvimento que está sendo encabeçada pelo Governo Federal. O presidente da Assembleia, Adão Villaverde fecha com chave de ouro a investida pelo diálogo em prol do desenvolvimento dos gaúchos. O evento será realizado no dia 19 de dezembro (segunda-feira), às 19 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa (3º andar). Os gaúchos vão debater o tema diretamente com Alessandro Teixeira, Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

O Plano Brasil Maior, criado pelo governo federal, atinge os setores intensivos de mão de obra, como calçados e móveis. Entre outras medidas, desonera a folha de pagamento e cria medidas de proteção à produção local. É uma importante iniciativa da presidenta Dilma, que deve trazer mais desenvolvimento e o crescimento da oferta de emprego.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Heitor Hartmann retorna de viagem


Esteio recebe de braços abertos o jornalista e filósofo Heitor Hartmann, que estava em Minas Gerais visitando amigos. Aposentado, Heitor, com 78 anos é conhecido em nossa comunidade pela atuação como professor de oratória, junto as entidades empresariais do município. É autor do Livro “Milagres da Palavra”, obra em que divide parte de seu conhecimento e a importância que confere á comunicação na relação das pessoas na sociedade. Comunicador nato, Heitor deu forte contribuição para os veículos de comunicação de Esteio. Na mais recente viagem, visitou amigos nos municípios de Ituiutaba e Uberlândia, em que foi Diretor do Jornal Diário Regional e teve forte atuação política nos municípios. A Esparta lhe dá as boas vindas à nossa cidade e lhe deseja muita saúde e um feliz 2012.

Dilma anuncia construção da segunda ponte sobre o Guaíba


A Presidenta Dilma Roussef noticiou em entrevista coletiva realizada no Cais Mauá na tarde desta terça-feira, 13, a licitação para a construção da segunda ponte do Lago Guaíba. O Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, que acompanhou de perto a manifestação da presidenta. Em rara oportunidade, ele esteve com Dilma, minutos antes da coletiva, e destacou a oportunidade histórica da visita e pediu pelas hidrovias, pólo naval e indústria oceânica no RS. Vanderlan a felicitou pelo seu aniversário que aconteceu ontem, quarta-feira (14).

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Nota do Jornalista Marcos Rolim



Prezados amigos (as):

Em agosto de 2010, na festa dos meus 50 anos, um grupo de amigos, liderados pelo Charles Scholl e Marcelo Rubin, me deu um presente muito carinhoso: um vídeo com depoimentos. O vídeo está agora disponível no YouTube em duas partes: 1º parte- http://www.youtube.com/watch?v=lUfm3-acbdw&feature=related e 2º parte- http://www.youtube.com/watch?v=1LyrBknQ94w&feature=related Acho que, de alguma forma, ele tem um pouco a ver com todos nós e com uma geração de muitas lutas e sonhos.

Abração

Marcos Rolim

Obtido pelo site de Mauro Gaglietti
http://maurogaglietti.imed.edu.br/?p=2735

Comissão de Urbanização se reúne com consórcio Operacional de Esteio


O gerente administrativo do Consórcio operacional de Esteio (COE), Jeferson Cardoso da Silva, participou da reunião com a comissão de Urbanização da Câmara de Vereadores, integrada pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Jane Battistello (PDT) e Jaime da Rosa (PSB) juntamente com a moradora do Bairro Novo Esteio Juliana Rosa Silveira, na tarde desta terça-feira (6). Em pauta reclamações de moradores com a demora das lotações no bairro.

A moradora indicou os transtornos que ocorrem nas linhas, como os conflitos nos horários e o excesso de velocidade. Também relatou que os fiscais não sabem informar corretamente os horários. “Os horários não são cumpridos corretamente, às vezes passam duas lotações juntas e depois demoram mais de 30 minutos para chegar na parada”, disse Juliana Silveira. A sugestão da moradora é que seja feito um melhor treinamento nos profissionais da empresa. Jeferson Cardoso garantiu que entrará em contato com o setor de tráfego para solucionar o problema. O gerente agradeceu o convite da comissão e aproveitou para entregar os itinerários das lotações.

Jeferson é um dos integrantes da Apale no Consórcio Operacional Esteio e sempre recebeu as reclamações como uma possibilidade de melhorar a qualidade do serviço. No diálogo com a moradora do bairro, o micro empresário relatou suas experiências como motorista, que contribuíram muito com o encaminhamento das soluções. A Apale é 100% formada por micro empresas e, na sua grande maioria, são motoristas que se tornaram empreendedores de seu próprio negócio. A proximidade com a atividade profissional ao volante nos traz uma experiência que facilita a relação direta com a comunidade, comenta Jeferson.

Conheça o site do COE e da APALE

Esteio vai fazer financiamento de R$ 3 milhões para pavimentação



O prefeito esteiense Gilmar Rinaldi participou, na tarde desta segunda-feira (12), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, do lançamento do Badesul Cidades, programa do Governo do Estado que vai investir R$ 127,5 milhões em 108 municípios gaúchos. Para Esteio, serão destinados R$ 3 milhões, recursos que serão aplicados em projeto de pavimentação das vias do município.

No final da solenidade, o prefeito assinou o protocolo de intenções junto com o presidente do Badesul, Marcelo Lopes, e o secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Mota. Agora, o projeto será analisado pelo banco e, em seguida, encaminhado para abertura de licitação. O Município terá 48 vezes para pagar o financiamento, com uma carência de 12 meses da assinatura do contrato.

Na cerimônia, o governador do Estado, Tarso Genro, destacou a importância da quantia destinada aos municípios com este investimento, lembrando que, quando bem aplicados, esses recursos se frutificam e são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Tarso Genro também elogiou a qualidade técnica das equipes do Badesul e da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SPDI). “Num grande esforço coletivo, em apenas 11 meses de Governo, conseguimos reestruturar a matriz tributária, atrair empreendimentos e fortalecer a relação com o Governo Federal”, ressaltou

Já o presidente do Badesul, Marcelo Lopes, enfatizou que é o foco prioritário da instituição fortalecer o desenvolvimento econômico e social dos municípios. “Do montante (R$ 127,5 milhões), R$ 101 milhões são recursos próprios do Badesul, o que representa um grande esforço da instituição para atender as demandas das prefeituras”, assinalou.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Luis Lauermann apresenta projeto para restringir retirada da água do Rio dos Sinos

CRÉDTIO FOTO: JOÃO ARNHOLD

O deputado Luis Lauermann divulgou nesta segunda-feira (12), em audiência pública sobre a situação emergencial do Rio dos Sinos, que protocolou na Assembleia Legislativa projeto que proíbe a retirada de água com finalidade de irrigação agrícola de forma intensiva da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. O projeto de lei deve ser publicado no Diário Oficial da Assembleia nesta terça-feira e seguirá os trâmites da casa legislativa. Isso atinge principalmente as lavouras de arroz que vêm captando grande volume d’água na região, conforme estudos feitos pelo Comitesinos.
De acordo com o deputado, as prefeituras fizeram avanços significativos na questão do saneamento e da restrição de licenças para captação da água do rio, mas é preciso avançar ainda na cultura do bom uso da água. “As adversidades nos exigem posturas e temos que fazer opções. Não há dúvida de que o abastecimento de água para a população é prioridade”, ressaltou Lauermann.

O projeto prevê que o poder executivo poderá implementar programa de apoio para a conversão de sistemas de produção de uso menos intensivo e ou para armazenamento de água.

Charles Scholl: O movimento e a estática....

Charles Scholl: O movimento e a estática....: O movimento é relativo e sempre estará associado a algo estático, que justifica e dá a razão do próprio movimento. Já pensou que a sensação ...

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

do Site da Câmara de Esteio - PEC que proíbe privatizar serviços de água é aprovada pela comissão de Saúde da AL


Registrei o vereador Leo e o Rodrigo - Militantes de Esteio vibraram com a vitória da PEC na Comissão de Saúde, mas permanece a preocupação com a situação do Rio do Sinos.

Os vereadores integrantes do Comitê de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos, Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Dahmer (PT) e Jane Battistello (PDT), estão comemorando a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que restringe a empresas públicas o direito de explorar serviço de água no RS, na manhã de ontem (7), pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa. A ideia é que, com a aprovação da Comissão, a proposta, que proíbe concessões à iniciativa privada, entre na pauta de votação do plenário. "Mobilizamos diversos municípios em um seminário na última semana onde o tema central foi a não privatização da água. Vamos aguardar, agora, a votação do plenário, onde a matéria precisa de 3/5 dos votos dos deputados, em dois turnos", destacam.

De autoria do deputado Luiz Fernando Schmidt (PT/RS) o projeto estabelece os serviços sobre a água como um serviço público essencial à vida. Ele explica que o propósito é de assegurar que as questões de ordem social prevaleçam sobre as de ordem econômica. “As águas de domínio do Estado são um bem público essencial à vida, cujo uso deve ficar subordinado ao interesse da população”, justificou, salientando que o texto da PEC não trata da exclusão da participação da iniciativa privada na execução dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto.
Chamada de "PEC da água", a matéria muda a Constituição do Rio Grande do Sul, garantindo o caráter público dos serviços de água e saneamento. A PEC também prevê que os serviços de água e esgoto só poderão ser prestados por empresas públicas ou de economia mista com o controle do poder público estadual.


confira

Regime Próprio de Previdência e a virtude na política



Vale percorrer todos os caminhos pela busca da virtude na política, pois os passos dados pelos trilhos da política do poder pelo poder nos trouxe à possibilidade de eliminar a humanidade com duas guerras mundiais.




Já aprovado na Câmara de Vereadores, o Regime Próprio de Previdência de Esteio, imprime mais uma pauta na agenda pública do município. Desde sua implementação, os atores sociais que se debruçaram sobre a melhor formulação possível para a nova instituição, observaram a complexidade do tema que é completamente apartado do senso comum. A proposta desenvolvida pela Prefeitura de Esteio teve acompanhamento de uma empresa terceirizada especializada em produzir os regramentos junto a consultoria jurídica do município e a produção dos percentuais resultantes do cálculo atuarial. O cálculo atuarial (nova palavra em nossa agenda pública) foi conferido por técnicos contratados pelo SISME, que fizeram trabalho em paralelo, com outra empresa contratada, que em posse das pranchas (outra palavra nova) com os dados dos funcionários do município, fizeram a fiscalização. A Câmara de Vereadores serviu como espaço adequado para apresentar o tema à sociedade. Com isso, realizou três Audiências Públicas com a presença dos funcionários, movimento que possibilitou a popularização do tema. Após a aprovação, na sessão do dia 1 de novembro, o município ganha 90 dias para implementar a estrutura que irá administrar o sistema previdenciário dos funcionários do município por cálculos de autonomia de 75 anos.
A novidade do Regime Próprio de Previdência trouxe à epiderme nuances desprezadas no cotidiano da política. De início, a própria política encontrou espaço para expor o desgaste que vive em nosso tempo. O assunto saltava aos olhos a todo o momento, na medida que o texto do projeto se mostrava correto, porém a preocupação central manifestada pelo SISME, por parlamentares e lideranças políticas questionava as possibilidades de má conduta, corrupção, malandragem, tudo em hipóteses. Os mais informados apresentavam exemplos de situações em que a índole dos gestores falhou promovendo prejuízos para muitas pessoas, com desvio de dinheiro público. Percebemos, por outro lado, que a preocupação sempre foi a criação de um texto infalível contra o achaque dos corruptos.
Além da estratégia defensiva na constituição do documento que, nesse ponto colocou todos, oposição e situação, do mesmo lado contra as possibilidades de corrupção, roubo ou fraude, também esteve presente a preocupação da autonomia. Um integrante da comunidade, aposentado do Banco do Brasil, Ênio, participou de forma brilhante com sugestões que traziam em seu âmago a preocupação da autonomia e provou que tais questões não estão contempladas na proposta. As observações vieram praticamente juntas. A autonomia entre os poderes traz credibilidade, muito escassa no ambiente da política. Nesse sentido, a proximidade da administração e o pertencimento sobre os recursos do fundo que dará sustentação ao Regime Próprio de Previdência também foram evocados como argumentos de lisura. Como disse o diretor de administração, Oraci Chitolina, as pessoas da cidade não vão tolerar fraudes, já que o recurso é do município. A afirmação se deu diante da proposta levantada pela ex-vereadora Jane Krahe, que ao debulhar o documento, sugeriu mais rigor na fiscalização para proteger o fundo.
É possível perceber que o processo de implementação da nova instituição está se dando na era digital. As ferramentas da internet, home-page e toda a tecnologia permitiu em tempo real o acompanhamento por parte dos interessados, com a publicação das atas, sínteses noticiosas, fotografias e documentos disponibilizados no site da Câmara de Vereadores de Esteio. Uma preocupação clara do Poder Legislativo em garantir a transparência sobre o processo. A mesma preocupação com a transparência pôde ser percebida pela Prefeitura que, ao elaborar o projeto, constituiu o grupo de trabalho e a forma como pretende administrar a nova instituição.
O debate em torno do Regime Próprio de Previdência contribuiu para mostrar que os gestores públicos, de maneira geral, estão preocupados com a corrupção. Compreendem que sistemas falhos contribuem para desvios de recursos e, com isso, avaliam que não existem santos entre nós. Que a nossa democracia já está mais madura. Que compreendem a luz pública como alternativa ao combate à corrupção e as fraudes, tornando evidente a estratégia da participação popular como saída para nos salvar da banalidade do mal, presente nos regimes totalitários que marcaram nossa história ao longo do século XX. Que ao abrir à comunidade, encontramos em nosso tecido social pessoas com capacidade para contribuir, tal como foi com a ex-vereadora Jane Krahe e com o advogado Ênio. Que ao apontar suas críticas em torno da política, manifestam e compartilham, ao mesmo tempo, todas essas virtudes.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Para nós, o João de Deus....felicidades

Nas entrelinhas da vida registrada nas Páginas do Jornal Eco do Sinos está presente a personalidade de uma pessoa especial. O papel tem sido o plano físico em que são depositadas suas impressões sobre o mundo, a partir do olhar esteiense. É impossível separar o texto de seu autor, pois ele brota da alma de quem escreve. A equipe do Jornal Eco do Sinos tem isso presente a cada suspiro cotidiano, quando aguarda com ansiedade sua elaboração, desde as reuniões de pauta onde surgem os conteúdos que são elaborados pelo jornalista João Machado. Seu trabalho encontra plena sintonia com o diretor Sérgio Heráclito, que dá forma nas páginas, diagramando os conteúdos que sintetizam a vida da cidade para ser partilhada por todos. Quando chega da gráfica a diretora Maria Inês faz questão de levar em mãos aos assinantes e seus colaboradores a concretização do trabalho. Essa dinâmica mantém o Jornal Eco do Sinos vivo por mais de 25 anos. Uma dinâmica que só é possível de ser mantida pelo amor à atividade da comunicação, já que um simples estabelecimento comercial poderia ser infinitamente mais lucrativo.
No dia 5 de dezembro todos pararam para olhar e dar importância à alma do jornal. Foi o aniversário do João, uma pessoa iluminada e religiosa, que faz da sua fé o combustível que nos motiva a continuar acreditando na construção de um mundo melhor. Muitas vezes podemos acreditar que o Eco do Sinos está fora de seu tempo ao pregar a honestidade nos negócios, a valorização dos segmentos mais vulneráveis do nosso tecido social, ao dar visibilidade às pessoas que dão vida para nossa cidade. Tal comportamento encontra franca contradição com o tempo da frieza nas relações, da sacanagem na política, da construção de esfinges simbólicas que se edificam cotidianamente na mentira e no estelionato intelectual. Muito desse contraste se dá pela alma do João, que vira a alma do Eco do Sinos e que não se acovarda em remar contra a correnteza, desde que seja o caminho da justiça social. Ele é um dos responsáveis pela manutenção deste guardião da qualidade da opinião pública da cidade de Esteio – o Eco do Sinos. Uma pessoa que temos orgulho de integrar nossa equipe e que amamos muito, por nos propiciar um cotidiano saudável em que um aprende com a vida do outro. Um feliz aniversário João, é a mensagem da equipe do Eco do Sinos, seus colaboradores e da comunidade esteiense que agradece seus esforços em nos manter informados.