O destaque do sábado (15) foi o Concurso de Prendas e Peões. Na abertura das provas, a tradicionalista Natalia Martins, 1ª Prenda da edição do ano passado, destacou a importância de cultivar as tradições. “Prendas e peões, lembrem-se de que, além de declamar e dançar, vocês tem que mostrar em suas apresentações o amor pelo tradicionalismo”, disse aos participantes.
Depois de uma tarde inteira de provas, a premiação foi entregue à noite pela comissão avaliadora da Secretaria Municipal de Arte e Cultura (SMAC). “O concurso foi muito disputado. Escolher os ganhadores não foi fácil”, comentou a avaliadora Regina Silva.
Participaram do concurso prendas e peões de entidades filadas da cidade. Ao todo, 18 tradicionalistas concorreram a faixas e crachás de Prendas e Peões 2012. Os critérios avaliados, além da prova de conhecimentos sobre história e tradicionalismo, entre outros temas, foram a mostra folclórica, postura, simpatia e segurança na apresentação. As categorias em disputa foram Bonequinha e Piazito (até sete anos), Prenda Mirim e Piá (até 12 anos), Prenda Juvenil e Guri Farroupilha (até 17 anos), Prenda Adulta e Peão Farroupilha (acima de 17 anos), e Chinoca (acima de 30 anos).
No domingo, os destaques foram as apresentações artísticas e o baile com o Grupo Som Gaúcho. Além disso, os tradicionalistas que lotaram o Assis Brasil realizaram muitas festas e confraternizações nos 85 piquetes e seis CTGs, montados em três pavilhões. Os visitantes também aproveitam a festa para dar uma olhada nos estandes com o artesanato produzido no Município e nas lojas de artigos gauchescos.