terça-feira, 17 de janeiro de 2012

URBANIDADES - Conheça a Vila do Azeite em Esteio


Perfil de um município encravado na Região Metropolitana de Porto Alegre

Esteio é um município de 32,5 Km², localizado entre grandes cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. Sua proximidade com a capital gaúcha, apenas 17km do Aeroporto Salgado Filho, o torna estratégico para empreendimentos da área de logística, uma vez que seu território é praticamente urbano, lhe reservando pequenos vazios que impossibilitam empreendimentos maiores.
Com toda essa relação de urbanidade, quem vive em Esteio também possui uma intimidade com o que há de melhor no agronegócio em nosso País. O Parque de Exposições Assis Brasil, que sedia as edições anuais da Expointer, traz para o município essencialmente urbano o que há de mais avançado no agronegócio mundial. A cidade possui 66.133 eleitores, sendo 31.546 homens e 34.587 mulheres. Destes, 1.511 são analfabetos e 612 jovens com menos de 18 anos. A ligeira superioridade eleitoral das mulheres já se destacou na política do município que em legislatura anterior refletiu na paridade entre os gêneros. Em 10 vereadores, cinco eram mulheres. Atualmente são quatro, Marli da Saúde (PTB), Michele Pereira (PT), Jane Battistello (PDT) e Therezinha Heller (PPS). O município foi governado por dois mandatos por Sandra Silveira (PTB) e atualmente é governado pelo ex-vice-prefeito daquela gestão Gilmar Rinaldi (PT).

Uma cidade plural, em que tudo é muito intenso

A cidade abriga todos os conflitos inerentes aos centros urbanos, mas mantém em suas características aspectos de uma cidade do interior que salta aos olhos nos finais de semana, que parece estar abandonada. Entre as tensões cotidianas inerentes aos centros urbanos do nosso tempo está à diferença entre ricos e pobres. O município abriga uma pequena população com grande poder aquisitivo, que possui pouca relação com a cidade e suas urbanidades, que não é conhecida pelos populares e tem pouca influência direta sobre as atividades políticas e econômicas, com a exceção de algumas famílias que poderiam ser contadas nos dedos de uma mão. A cidade é da classe media e dos populares. Tal retrato reflete um pouco de tudo o que vivemos nos centros urbanos da região, porém as realidades são vividas em um pequeno espaço territorial, tornando tudo mais intenso e concentrado.

Nos limites da urbanidade

O antropólogo Darci Ribeiro foi à Amazônia para conhecer a cultura das tribos de índios brasileiros e permaneceu imerso por anos a fim de se aproximar dos costumes e as peculiaridades que tornaram sua obra fascinante. Em Esteio também temos populações desconhecidas, perdidas no tempo e que não sofreram diretamente os avanços da urbanidade que pavimentou a cidade nos últimos 50 anos. Nos limites da urbanidade existe uma localidade conhecida por muitos como a Vila do Azeite. O nome é decorrente da antiga proximidade com o Arroio do Azeite, que cortava as mediações da empresa de produção de azeite da BR-116. A comunidade desta localidade não se reconhece como uma vila e, tão pouco, com esse nome. Um dos patriarcas e pioneiros entre os moradores da região, Remi de Andrade Ferreira, reside há 44 anos no mesmo local. Na localidade residem até a quarta geração de Remi, que não considera o local uma vila, mas o espaço onde mora sua família e algumas pessoas a mais que foram se aproximando. Não há consenso entre os moradores quanto ao nome da rua, que dá acesso á dezenas de casas e liga a BR-116 aos trilhos próximos ao Rio do Sinos. Alguns chamam a rua de São Sebastião, por ter alguma referência em contas de luz. Para Remi, a rua que abriu com suas mãos não tem nome e a referência é a BR-116, Km 55.
O referencial de endereço é um dos pilares da cidadania, para o voto, para abertura de qualquer crediário, beneficiamento de programas sociais. Sem endereço fixo não é possível participar de forma efetiva dos processos urbanos, mas esse não é um problema para os moradores. Para Luiz Roberto, 43 anos, filho de Remi, que sempre morou na localidade revela que os carteiros conhecem a situação e eventualmente levam correspondências à localidade e tem como referência a casa do pai. A sobrinha de Remi, Noeli Ferreira, de 36 anos, também sempre morou na localidade. Tem seis filhos, três meninos e três meninas entre 4 e 16 anos. Não é casada e é beneficiária do Bolsa Família. Sua atividade profissional é fazer faxinas, que variam de R$ 15,00 a R$ 20,00, dependendo da residência e do serviço.

Entre os moradores da Vila, muitos votam em Sapucaia do Sul, outros em Esteio, porém a situação de seus títulos eleitorais é decorrente da dificuldade de comprovar residência. Além do fato de políticos terem registrado eleitores em Sapucaia do Sul em outras eleições, porém os eleitores perderam suas referências e continuam cadastrados no município vizinho. A grande reivindicação da comunidade é o aterramento de um arroio artificial, popularmente chamado de valão do papelão. Segundo Remi, o córrego dava vazão aos resíduos da fábrica de papelão antigamente, mas que foi canalizado, porém a área que passava rente ao terreno que abriga a vila está descoberta, causando imenso desconforto e problemas de saúde. A área é conhecida como foco de esquistossomose e recebe acompanhamento da Secretaria Municipal da Saúde. Os moradores depositam a confiança no Governo Federal, que em virtude da construção da BR-448, aterrará o canal esquecido melhorando a qualidade de vida de toda aquela população.

Reportagem: Charles Scholl e Sérgio Heráclito Scholl Heinz
Urbanidades é uma parceria do Jornal Eco do Sinos com a Esparta – Ação Tática e Estratégia.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Agempe de Esteio oferece várias oportunidades de emprego

Para quem está atrás de oportunidades de emprego para começar 2012 trabalhando, a Agência Municipal de Empregos de Esteio (Agempe) está com várias vagas abertas em diferentes setores. Os candidatos devem enviar currículo para o e-mail agempe@esteio.rs.gov.br ou entrar em contato com a agência, localizada na sede administrativa da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, Centro – Telefone 3433-8145), de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h.

Para fazer o cadastro na Agempe, é necessário apresentar documento de identidade, CPF, título de eleitor, PIS, carteira de trabalho, carteira de motorista (se houver) e certificado de reservista. A Agempe também cadastra empresas que necessitem de candidatos.

Confira as vagas

Vagas de contratação imediata para trabalhar em Canoas e Esteio

Auxiliar Carga/Desgarda (9 vagas)

Auxiliar de Produção (16 vagas)

Servente de Obras (50 vagas)

Pedreiro (8 vagas)

Requisitos

Masculino e experiência de 6 meses

Outras vagas em aberto

Porteiro (M)

Ensino fundamental e ter experiência de 6 meses.



Motorista (CNH “D”)

Ensino fundamental, ter experiência de um ano e direção defensiva/transporte passageiro



Auxiliar operacional (M)

2° grau completo ou cursando e ter no mínimo 18 anos



Colocador esquadria (M/F)

Ensino fundamental completo



Operador de telemarketing (M/ F)

2° grau completo, ter no mínimo 18 anos e estar quite com o serviço militar



Auxiliar operacional (M)

Ensino fundamental completo



Operador de loja/perecíveis (M)

Ensino fundamental completo e disponibilidade de horário



Auxiliar administrativo (PID)

Portador de deficiência e Ensino médio



Ajudante (PID)

Portador de deficiência e Ensino médio



Caixa operador (M/F)

Ensino médio e disponibilidade de horário



Conferente (M)

Ensino médio



Estoquista (M)

Ensino fundamental



Auxiliar de estoque (M)

Ensino médio completo



Auxiliar de entrega (M)

Ensino fundamental completo



Motorista de carreta (M)

Ensino fundamental completo, curso MOOPP e disponibilidade para viajar



Estágio técnico administrativo (M/F)

Conhecimentos em notas fiscais



Estágio técnico contabilidade (M/F)

Masculino/Feminino



Mecânico manutenção (M)

Ensino médio e experiência na função



Vendedor (M/F)

Ensino fundamental



Operador caixa (F)

Ter experiência e ensino médio



Gerente de loja

Ensino médio completo, experiência de 1 ano em vendas e gerência, conhecimento administrativo e informática e conhecimentos sobre maternidade, bebês e moda infantil



Auxiliar açougueiro

Ensino fundamental e ter experiência



Meio oficial refrigeração (M)

Ensino médio, ter curso de refrigeração ou mec. ar condicionado, para trabalhar em São Leopoldo



Ajudante colocador esquadrias

Ensino fundamental



Estágio administrativo/financeiro (M/F)

Estar cursando superior ou técnico em administração ou gestão financeira



Auxiliar de serviços gerais (M)

Experiência em construção civil ou eletricidade com disponibilidade para viajar



Almoxarife (M)

Ensino fundamental, experiência na função ou expedição/estoque, informática básica



Administrativo (F)

Ensino médio e informática básica



Serviços gerais (M/F)

Ensino fundamental e informática básica

Fonte Prefeitura de Esteio

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Eco cultural 2012 – a sustentabilidade precisa de você


A revista eletrônica Ecocutlrual.net em 2011 se propôs a organizar uma agenda de cultura com diversos colaboradores. A deia sempre foi consolidar um novo espaço na internet que pudesse alavancar projetos e dar visibilidade para profissionais ligados à produção cultural. Cumprimos a meta e, atualmente, a agenda cultural está sendo atualizada diariamente, com a programação da Casa de Cultura Mário Quintana, Secretaria Estadual de Cultura e diversos colaboradores, tais como a Fevale e prefeituras da região.
O desafio para este ano é dar continuidade à agenda cultural e agregar temas ligados ao Meio Ambiente. A fusão conceitual tem plena sintonia com o nome do site, pois trataremos da eco cultura, uma cultura ecológica, além do que já fizemos hoje. Muito pertinente está a agenda de turismo ecológico, que me atrai e estou pessoalmente motivado a desenvolver esse trabalho.
Trilhas ecológicas que remontam as escolas peripatéticas da idade antiga, em que transformamos o cenário natural do passeio em material pedagógico para desenvolver temas da geologia, antropologia, história, tradição, matemática, biologia na constituição dos princípios da filosofia da sustentabilidade, observando diretamente o meio ambiente. Um sonho, um tanto maluco, mas muito lúcido, com objetivos claros. Outro desafio será a sustentabilidade deste projeto, que coloca na agenda de 2012 a tarefa de desenvolver um programa comercial para o ecocultural.net. Se você gostou da ideia, venha ser parceiro desta construção, o mundo sustentável precisa de sua contribuição.

Charles Scholl
Consultor de Comunicação da
Esparta Ação Tática e Estratégia
contatoesparta@gmail.com

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Estão abertas as inscrições para o Protejo em Esteio


Os jovens interessados em participar do Programa de Proteção a Jovens em Território de Vulnerabilidade (Protejo) já podem realizar inscrições. É necessário ter entre 15 e 24 anos, renda familiar de até dois salários mínimos e ser residente do Parque Primavera ou em seu entorno (área prioritária do projeto). As inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de janeiro no Cras Conviver, Creas e Centro de Convivência do Território de Paz, das 10h às 12h e das 14h às 16h (veja endereços abaixo).

O curso de capacitação abordará conteúdos específicos relativos às ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), com foco em direitos humanos e no combate à violência e à criminalidade. Também serão abordadas a temática juvenil e dadas noções de informática, entre outros conteúdos. A carga horária será de 800 horas e os participantes que tiverem 75% de presença na capitação receberão um auxílio de R$ 100 mensais.

O objetivo do Projeto é atender adolescentes e jovens expostos à violência doméstica e/ou urbana, garantindo os direitos dos jovens. O Protejo é desenvolvido pelo Ministério da Justiça, em Esteio por intermédio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social. As Mulheres da Paz, outro Programa do Pronasci do Ministério da Justiça, também participarão integradamente com o Protejo.

Acesse o edital

Inscrições Protejo
Jovens 15 a 24 anos
Dias: 2/01 a 17/01/2011
Onde:
Cras Conviver - Rua Ernesto Menezes, 52, Bairro Vila Olímpica
Creas - Rua 24 de Agosto, 2987
Centro de Convivência Território de Paz - Rua Orestes Pianta, 204, Bairro Primavera
Horários: 10h às 12h e das 14h às 16h.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Câmara de Esteio empossa nova Mesa Diretora para 2012


Luiz Duarte devolve ao Executivo R$ 150 mil, resultado da economia da Câmara de Vereadores


Muito trabalho, controle nos gastos públicos, parceria com o Executivo e decisões descentralizadas, foi o tom do discurso do novo presidente da Câmara de Vereadores de Esteio para o exercício de 2012, Felipe Costella(PMDB), durante a posse ocorrida na manhã de hoje (30), na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. A nova Mesa Diretora, eleita por unanimidade no dia 13 de dezembro, tem também a frente o vice, Leonardo Dahmer (PT), 1ª e 2ª Secretárias, vereadorasTherezinha Hller (PPS) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), respectivamente. Felipe Costella, 26 anos, estudante de Biomedicina na Ulbra/Canoas, é um dos mais jovens vereadores a assumir o comando do Legislativo.

Na oportunidade, o atual presidente, Luiz Duarte (PTB), fez um relato das principais ações realizadas durante este ano, que inclui a aquisição de microcomputadores; concurso público em função da mudança do Legislativo para o prédio; a reformulação do site, além da análise de mais de 200 projetos ao longo de 2011, entre eles a criação do Prev-Esteio e do Estatuto do Servidor. Duarte destacou que a Câmara teve um gasto de 3,5% da receita corrente líquida do município para seus gastos, quando a lei estabelece 8%. O presidente salientou, ainda, que foram economizados, mais de R$ 150 mil. "Parte deste valor já foi destinado a Liga Feminina de combate ao Câncer; ao centro de Formação Tereza Verzeri e a Associação de Voluntários Sagrado coração de Jesus: Cãmara de dirigentes Lojistas (CDL) e a escola Sestilia Ana Tonilo", informou

Durante a cerimonia, Luiz Duarte entregou ao prefeito em exercício, Fladimir Costella, um cheque no valor de R$ 66 mil, também resultado da economia, e sugeriu que seja repassado R$ 20 mil para a Apae de Esteio, que enfrenta a dificuldades para sua manutenção e atendimento aos portadores de necessidades especiais e R$ 46 mil ao Corpo de Bombeiros de Esteio, para aquisição de um veículo ambulância para utilização em resgates. "Estas ações só se consolidaram em função da austeridade e responsabilidade com que administramos a Casa Legislativa", finaliza.

A Câmara de Vereadores segue em recesso até o dia 29 de janeiro. Durante este período, a Comissão Representativa – formada por um vereador de cada bancada -, se reúne todas as terças-feiras, às 14 horas, para deliberar pedidos da comunidade

http://www.camaraesteio.rs.gov.br/default.asp