sexta-feira, 26 de abril de 2013
Parceria busca soluções para mobilidade e acessibilidade no entorno do Parque Assis Brasil
Papel de entidades foi definido no protocolo de intenções assinado nesta quinta-feira
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, a prefeitura de Esteio e a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) buscarão, de forma integrada, soluções para a mobilidade e a acessibilidade no entorno do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. O objetivo será encontrar soluções para os impactos que causados pelos projetos de expansão das atividades no local e a construção de um empreendimento imobiliário na região, com cerca de 15 mil novas residências.
O papel de cada uma das entidades está definido no protocolo de intenções assinado na tarde desta quinta-feira (25), na sede da Trensurb, em Porto Alegre, pelo secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, pelo prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi e pelo diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper. Um grupo de trabalho deverá ser constituído para operacionalizar os estudos que resultarão em projetos que melhorem o acesso ao Parque, bem como assegurem alternativas de mobilidade na região.
As possibilidades iniciais apontam para alternativas de transporte hidroviário e de trem com a construção de alternativas que interliguem diversos modais, construção de um anel viário que possibilidade a integração do trânsito da BR 448, que deve estar concluída até o final do ano, e da BR 116, que deverá ser duplicada, além de melhorias na estação da Trensurb, que já começam a ser viabilizadas. Também não descartada a utilização do aeromovel.
"Vamos buscar soluções para o problema de acesso ao Assis Brasil, especialmente em época de eventos como a Expointer, e também para a vida da cidade de Esteio", explicou Mainardi. "Com a liberação da Rodovia do Parque e a duplicação da BR 116, agregando outros modais para o transporte, transformaremos este problema numa grande vantagem do Parque", afirmou o secretário.
O presidente da Trensurb, destacou os investimentos que estão sendo feitos pelo Governo Federal na ampliação da linha e na melhoria do transporte de passageiros. "Ampliamos a linha em 9,3 quilômetros até Novo Hamburgo, construímos cinco novas estações e estamos adquirindo 15 novos trens num investimento superior a R$ 1 bilhão", informou Kasper. "Vamos pensar juntos e projetar um futuro diferenciando para aquela região", disse Rinaldi.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário