VII Convenção Gaúcha de Solidariedade a Cuba destaca trabalho do Jornal Eco do Sinos
No sábado, dia 19 de maio, a Associação José Marti promoveu a VII Convenção Gaúcha de Solidariedade a Cuba, realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa. A atividade foi coordenada pelo presidente da Associação José Marti, Ricardo Hasbaert e teve a participação do Cônsul de Cuba, René Capote e do representante do Instituto Cubano de Amizade Entre os Povos, Fábio Simeon. A atividade realizada representa a etapa gaúcha da VII Convenção Nacional, que aconteceu de 24 a 27 de maio, em Salvador - Bahia.
Charles Scholl entrega publicação para o Cônsul de Cuba, René Capote |
Os gaúchos solidários a Cuba debateram sobre a integração da América Latina e Caribenha; a luta permanente contra o bloqueio econômico a Cuba; sobre a libertação dos cinco heróis cubanos presos ilegalmente nos Estados Unidos; sobre o combate á campanha midiática internacional contra Cuba e os temas da democracia e direitos humanos. No final do debate foi redigido um documento que foi levado para Bahia como síntese do encontro daquele sábado pela manhã.
O trabalho desenvolvido em Esteio, com a participação da Associação José Marti e do Instituto Cubano de Solidariedade entre os Povos – (ICAP), foi apresentado pelo Consultor Charles Scholl e avaliado como referência para o trabalho dos ativistas. “Iniciamos em 2010, com a promoção da 1ª Semana Che Guevara; depois realizamos a segunda edição e tivemos um dos leitores do Eco do Sinos que virou brigadista e foi para Cuba. O Gildo, de leitor virou colunista do espaço Diário de Viagem e o trabalho ajudou muito a superar o preconceito contra a esquerda política e a Cubam”, disse o comunicador social.
A entrega do Chapéu
Fiz amizades em Cuba, entre elas o representante do ICAP, Fábio Simeon, que reencontrei no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Na oportunidade, lhe entreguei um chapéu de presente, já que ele se mostrara muito interessado em um chapéu que usei quando estava em Cuba. O presente também serviu para marcar a passagem de seus 55 anos, comemorados pelo cubano em nossas terras brasileiras.
Depoimento do Presidente da José Marti
“O relato que Charles Scholl nos trouxe sobre suas investidas em Esteio nos enche de motivação. O guarda chuvas ideológico que se construiu em torno do mandato do vereador Leo Dahmer permitiu a construção dessas possibilidades de superação de preconceitos. Além disso, nos trouxe ao convívio o esteiense Gildo, seu irmão Paulo, a jovem Natália e todas as pessoas que já nos acompanhavam, como Gerson do Sindipolo e uma legião de militantes e ativistas de esquerda solidários a Cuba, que agora conhece um pouquinho mais de Esteio.” Ricardo Hasbaert – Presidente da Associação José Marti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário