
"O anúncio de hoje compõe uma sequência extraordinária de investimentos no Estado, algo que não acontecia há muito tempo. Para nós, ele tem uma dimensão simbólica muito grande, porque integra a base produtiva histórica do Rio Grande do Sul", observou o governador.
Para Tarso Genro, a Marcopolo é uma empresa multinacional gaúcha que tem uma função social extraordinária por ser fabricante de veículos relacionados ao transporte coletivo. "Um exemplo de pujança da economia do RS, o grupo terá todo o apoio do Governo naquilo que for necessário para que continue ocorrendo e aprofundando este ciclo de investimento", completou Tarso Genro, que encerrou o encontro apresentando o novo Fundopem Integrar, que regionalizará os incentivos.
O secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik, destacou o investimento da Marcopolo pelo fato de ele se encaixar na estratégia do Governo do Estado de garantir as condições para que as companhias enraizadas no Estado ampliem o seu nível de investimento. "Estamos melhorando a competitividade do Estado para assegurarmos a ampliação das atividades das empresas gaúchas", disse Knijnik, lembrando a Política Industrial lançada em março com a qual o Rio Grande do Sul criou um novo ambiente de negócios para 22 setores.
Política Industrial
Entre as medidas da nova Política Industrial, está a mudança das regras do Fundopem e do Integrar-RS, que ampliou os benefícios para as empresas da Serra gaúcha. Antes da alteração promovida pelo Governo no Integrar-RS, o desconto no financiamento incentivado pelo Fundopem levava em conta apenas grau de desconcentração regional. Com isso, somente as regiões e cidades com índice de desenvolvimento menor do que a média do Estado podiam receber o desconto do Integrar-RS, em um percentual que variava de 0% a 70%, o que excluía cidades como Triunfo, Porto Alegre e Caxias do Sul, por exemplo.
Com as novas regras critérios foram incluídos como massa salarial, aquisição de conteúdo local e enquadramento das empresas nos setores estratégicos da Política Industrial nas categorias prioritário, preferencial e especial. A faixa de variação do percentual do desconto também mudou para de 10% a 90%. Embora a Marcopolo ainda não tenha decidido se recorrerá a benefícios fiscais no investimento, o novo Integrar-RS poderia ser utilizado pela empresa de Caxias do Sul. "As alterações que fizemos estão completamente afinadas com a nova Política Industrial", explicou o secretário adjunto da SDPI, Junico Antunes.
Plano estratégico
O investimento da Marcopolo segue um plano estratégico elaborado e aplicado de 2007 até 2016. Neste período, a empresa deverá investir R$ 1 bilhão, com a geração de milhares de novos empregos, entre diretos e indiretos.
O presidente Mauro Bellini explicou que o "objetivo do grupo é estar preparado para a maior demanda por ônibus que deverá ocorrer nos próximos anos e para atingir as metas de crescimento dos negócios planejados, focado nas operações brasileiras".
Os novos investimentos serão aplicados principalmente nas unidades de Caxias do Sul, onde a empresa possui duas fábricas, e na instalação de uma nova operação fabril, em São Mateus, no Espírito Santo, para a produção de micro-ônibus - da Volare, com foco na exportação. Mauro Bellini disse que somente nas fábricas de Caxias do Sul serão aplicados R$ 100 milhões em 2012 e 2013. Serão construídas novas instalações administrativas, um novo e moderno centro logístico e um novo centro de treinamento e formação profissional, além do desenvolvimento e lançamento de novos produtos e da aquisição de equipamentos de última geração para diversos setores das fábricas.
Receita consolidada
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