terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Do Rio Grande para o Brasil e para o Mundo


Luiz Fernando Mainardi

Estamos consolidando uma nova etapa da política de modernização e fortalecimento do sistema de defesa sanitária, que dialoga diretamente com as iniciativas que colocamos em prática de valorização da pecuária. O governador Tarso Genro entrega nesta sexta-feira (7), em Bagé, as novas instalações da Inspetoria Veterinária do município.

Estamos criando nas 248 inspetorias ambientes acolhedores, modernos, onde sejam possíveis atendimentos com privacidade, comodidade e presteza. É um ato de respeito e reconhecimento aos responsáveis pela produção das maiores riquezas de nossa terra, que vinham sendo atendidos em repartições precárias, dos tempos em que as fichas eram preenchidas à máquina de escrever. A modernidade ficou do lado de fora. Uma homenagem aos que se dedicam, no dia-a-dia, a produzir alimentos. Ao todo, investiremos nos próximos dois anos, mais de R$ 50 milhões de reais na aquisição de veículos, equipamentos de informática e de mobiliário, além de treinamento de pessoal e contratação de mais técnicos. É o maior investimento das últimas décadas no setor.

Ações que nos preparam para o desafio de produzir mais e com mais qualidade e dão suporte à implementação de programas que tornarão o Rio Grande referência em sanidade animal. Queremos, com isso, que nossos produtos obtenham melhor remuneração, oportunizando mais renda para os produtores e tornando a nossa economia mais forte.

Entre estes, podemos citar o Programa de Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose (Procetube), o Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite (Dissemina), o Programa de Valorização da Carne Gaúcha, o Mais Ovinos no Campo e o programa de Valorização do Leite. Para que nossos objetivos sejam alcançados, precisamos, ainda, continuar avançando na construção de um programa de rastreabilidade e na busca de tornar nosso estado livre da aftosa, sem vacinação.

Paralelamente, temos que continuar oferecendo novos serviços on-line – já é possível a consulta de saldos das propriedades pela internet e em breve disponibilizaremos a emissão de Guias de Trânsito Animal – mas, também, temos que criar um ambiente acolhedor aos produtores que necessitam ir à inspetoria. Reformar ou substituir os prédios velhos, inadequados na maioria das vezes, acabando com o atendimento sem privacidade e nenhum conforto.

Este é o começo da superação do desafio que nos impusemos. Pretendemos implantar em todas as inspetorias este novo modelo de relação com os produtores e continuar executando e fomentando as mudanças fundamentais para que possamos atingir este novo patamar de valorização da atividade pecuária do Rio Grande do Sul, obtendo o reconhecimento de que aqui produzimos a melhor carne e o melhor leite para o Brasil e para o mundo. De verdade!

Luiz Fernando Mainardi - Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário