segunda-feira, 16 de maio de 2011

BR 448 é para final de 2012



A via é a principal alternativa para o engarrafamento da BR 116 nas proximidades de Porto Alegre
A BR-448 – Rodovia do Parque tem previsão de conclusão para final de 2012. Com as chuvas, o foco das obras se dará na confecção das peças pré-moldadas para viadutos e pontos. Com isso, a preparação do corpo da estrada ficará para períodos mais secos. Em abril, foram realizadas as audiências conciliatórias para a viabilização das áreas desapropriadas permitindo um ritmo mais acelerado das empreiteiras para a entrega dos primeiros lotes.
Lote 1,
Compreendem os primeiros 9,14 quilômetros da BR-448/RS, estão adiantados na terraplenagem. O trabalho de drenagem está 90% concluído, por exemplo, as valas de drenagem (abertas ao lado da rodovia para facilitar o escoamento da água do corpo da estrada). O viaduto no entroncamento das BR-116 e a RS-118, em Sapucaia do Sul, a infra e meso estruturas estão 70% prontas.

Lote 2, Construção está a cargo do consórcio Construcap/Ferreira Guedes, tem 5,3 quilômetros de extensão e a terraplenagem está atacada em 100% da sua extensão. Os trabalhos nas obras de arte especiais estão avançando. No caso do viaduto sobre a BR-386, a obra está praticamente concluída. Na ponte sobre a vala Mathias Velho está sendo realizada a concretagem dos blocos de fundação. O viaduto de acesso à Bianchini também evolui e já estão em execução as paredes dos encontros dos pilares (mesoestrutura).

Lote 3,Formado pelo consórcio Queiroz Galvão/OAS/Brasília Guaíba, estão encerrando os trabalhos de cravação de estacas e confecção dos blocos da interseção 6, no entroncamento da BR-448/RS com a BR-290, em Porto Alegre. Assim que concluída estas etapa, serão colocadas as vigas pré-moldadas, que já estão prontas. Atualmente estão sendo produzidas as pré-lajes. No canteiro industrial também são feitas as vigas para a elevada. O início das obras do elevado, ou seja, a cravação das estacas, só será possível após removidas as famílias que residem na Vila do Dique. Na interseção 4, no início do Lote 3, na altura da Prainha do Paquetá, bairro Mato Grande, em Canoas, estão sendo executadas as fundações do viaduto sobre a BR-448/RS. As vigas deste viadutos também estão sendo produzidas próximo à obra e estão praticamente concluídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário