sexta-feira, 20 de maio de 2011

Esteio busca números da violência contra as mulheres


O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, recebeu várias autoridades em seu gabinete na tarde desta quarta-feira (18). Representantes das secretarias de Ações de Segurança Pública e Trânsito, da Cidadania e Assistência Social, da Coordenadoria de Igualdade e Direitos Humanos, vereadores, tenente-coronel Andreis Silvio Dal´Lago (comandante do 34º Batalhão da Brigada Militar) e o delegado Leonel Baldasso Pires analisaram os números do Diagnóstico da Violência contra a Mulher.

Na ocasião, Polícia Civil e Brigada Militar expuseram os números de ocorrências entre janeiro e maio e compararam com o mesmo período do ano passado. Em 2011, foram aplicadas 149 medidas protetivas, 220 pedidos de prisão, dois flagrantes e oito pedidos de prisão preventiva. "A violência ocorre o tempo todo, o que aumentou foram os registros deste tipo de violência", afirmou o comandante da BM, Andreis Dal´Lago.

De acordo com a secretária de Cidadania e Assistência Social, Neida Lisbôa, os índices apresentados têm um aspecto positivo. "Isso mostra que os trabalhos sociais que temos feito começaram a surtir efeito, no sentido de que as mulheres estão perdendo o medo de denunciar".

O prefeito concordou com a secretária. "Devemos procurar as áreas onde há mais ocorrências e chamar a população para os programas que a Administração Municipal oferece. Assim, elas vão começar a sentir que têm mais segurança e independência", concluiu.

No dia 1º de junho deve ser lançado na Secretaria de Ações de Segurança Pública e Trânsito (SMASPT) o Observatório da Violência, que vai reunir os dados recolhidos do policiamento para conhecer os locais e os perfis das vítimas, a fim de articular projetos direcionados a reduzir a criminalidade na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário