
Deputados Zulke e Schmidt articularam o debate
A Câmara de Vereadores de Lajeado sediou, na noite de sexta-feira (13), uma audiência pública das Comissões de Segurança e Serviços Públicos e Economia e Desenvolvimento Sustentável que debateu com deputados, prefeitos, vereadores e lideranças de diversos segmentos a duplicação da BR 386 no trecho da rodovia entre os municípios de Lajeado e Tio Hugo. O deputado Luís Fernando Schmidt (PT), que propôs a audiência e presidiu os trabalhos, disse que a representação da Câmara Federal e da Assembleia Legislativa na reunião oficializou o engajamento do poder legislativo na luta pela duplicação. “Temos consciência de que uma obra deste porte pode demorar, mas devemos nos mobilizar desde já e somar esforços para incluir a obra no orçamento”, salientou.
Presidente da Comissão pró-duplicação da BR 386 e prefeito do município de Fazenda Vila Nova, José Luis Censil manifestou otimismo com a parceria dos governos Estadual e Federal o que, segundo ele, em poucas oportunidades ocorreu. “Graças a essa parceira da Câmara Federal com a Assembleia Legislativa e com as secretarias, tenho plena convicção de que teremos êxito em nossa luta”.
O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT) e prefeito de Westfália, Sérgio Marasca, seguiu a mesma linha: “É importante que busquemos nosso objetivo em parceria. Tenho certeza de que com essa mobilização e soma de esforços, a médio e longo prazo a duplicação será uma realidade para a comunidade gaúcha”, sublinhou.
Representante do Rio Grande do Sul na Câmara Federal, o deputado Ronaldo Zulke (PT) enfatizou a importância da presença do parlamento gaúcho na região, por meio de suas Comissões. Para Zulke, a BR 386 tem papel estratégico no desenvolvimento do Estado e do país. “Por reconhecermos isso, estamos nos aliando a esta mobilização. Vivemos outro momento de nossa história, o desenvolvimento agora faz parte do plano do governo, por isso temos que lutar para que essa reivindicação esteja no PAC, porque é uma obra de continuidade e porque o Rio Grande precisa que essa estrada esteja duplicada de ponta a ponta”.
Representando o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), o engenheiro Adalberto Jurach informou que a obra requerida não consta no planejamento do órgão. Porém, comprometeu-se em levar o pleito ao órgão. Por sua vez, o representante da Prefeitura de Lajeado, Carlos Martini, informou que o município é parceiro da iniciativa e reconhece a importância da duplicação para o desenvolvimento da região e para a segurança de quem trafega pela rodovia. “Não queremos mais fazer parte de estatísticas de mortes no trânsito. Sistematicamente, não passa uma semana sem vermos estampadas notícias de acidentes gravíssimos nesse trecho”, lamentou.
O deputado Gilmar Sossela (PDT), que também participou da audiência, elogiou a iniciativa do debate regional. “Se não tivermos iniciativas, as ações não acontecem. É com pressão democrática, com manifestações como essa que as lideranças estão iniciando que poderemos ter os sonhos das comunidades realizados. A duplicação da 386 é uma obra que interessa a todo o Rio Grande”, apontou.
Para o vice-presidente da Fiergs, Egon Hoerlle, o momento é impar porque reúne no mesmo pleito os parlamentos lajeadense, gaúcho e federal e também os prefeitos dos municípios por onde a duplicação deverá passar. “Há necessidade da sociedade se mobilizar em defesa dos seus interesses. Para uma obra de grande envergadura como essa, só com trabalho forte e coeso conseguiremos nosso intento”.
Oreno Ardêmio Heineck, presidente da Câmara da Indústria, Comércio e de Serviços do Vale do Taquari, lembrou a necessidade da região indicar ao governo suas prioridades. “Quanto à BR 386, é incontestável a importância da duplicação. Estamos no meio da duplicação e um trecho e estamos nos organizando para a continuidade da obra. Neste momento, a sensibilização da classe política e sua presença aqui na região é muito importante, para mostrar a nossa prioridade”, expôs.
“Não se faz desenvolvimento sem infraestrutura. A duplicação de uma rodovia é uma contrapartida do Estado à indústria automobilística, ao usuário, à sociedade. É um direito que temos pelas riquezas que geramos, que resultam em impostos, em bem-estar social”, expressou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado. Para ele, a obra já está atrasada.
Segundo Schmidt, a ata da audiência pública será encaminhada aos órgãos estaduais e federais que tratam do tema da infraestrutura. E reuniões como a realizada na Câmara de Vereadores de Lajeado continuarão ocorrendo, para o planejamento das obras de infraestrutura necessárias nos municípios para receber a duplicação, tais como canteiros, elevadas, trevos, ruas laterais.
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