Responsável pela relação do governo Dilma com os segmentos da sociedade, Gilberto Carvalho recordou que antes de Lula assumir a presidência, havia uma desconfiança e um preconceito mútuo entre o PT e as Igrejas evangélicas. “Com o passar do tempo, nós fomos entendo a importância das igrejas para muitas comunidades e também as igrejas foram reconhecendo o nosso trabalho”, disse o ministro ao lembrar como essa barreira inicial foi sendo rompida na prática e na parceria cotidiana. Ao defender a continuidade e o aprofundamento das políticas públicas de habitação, educação e combate à pobreza que foram implementadas pela presidenta Dilma e pelo presidente Lula, Gilberto Carvalho comentou que “ninguém fez mais pela família no Brasil do que nós, quando criamos o Bolsa-Família e o Minha Casa, Minha Vida”.
O ministro também comentou sobre a aprovação da Lei 13019/2014, sancionada pela presidenta Dilma, que estabelece novas normas para as parcerias voluntárias entre a administração pública e a sociedade civil em regime de cooperação mútua e possibilitou que se desburocratizassem as parcerias entre o governo e entidades cristãs que realizam atividades sociais.
Reconhecimento a Tarso Genro
Várias lideranças presentes reconheceram a importância do governo Tarso Genro ao trazer para o centro do debate da definição das políticas públicas o segmento social evangélico ao garantir, com a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) que os evangélicos fossem representados. O Pastor Paulo Lima, da Igreja Batista Nova Vida, do Bairro Restinga em Porto Alegre, lembrou o estigma que por muito tempo o bairro carregou e hoje, com os governos de Dilma e de Tarso, a Restinga tem um hospital construído com recursos federais e um campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. “Só posso agradecer ao Tarso, a Dilma e ao Lula pelo que foi feito na minha comunidade”, finalizou o pastor Paulo Lima. O encontro terminou com uma mensagem em vídeo gravada pela presidente Dilma aos evangélicos.
Fotos: José Luis Zasso/ UPPRS
Nenhum comentário:
Postar um comentário