quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Seduc e Smed entregam cartão de transporte para alunos do "Julinho"

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed) entregaram, na manhã desta quarta-feira (10), cartões do Programa Vou à Escola Ensino Médio para 44 alunos do Colégio Estadual Júlio de Castilhos. O projeto piloto, que vai subsidiar a passagem escolar para dois mil alunos de baixa renda da Capital, é executado pela prefeitura e financiado e fiscalizado pelo Estado.

A iniciativa foi comemorada na casa da estudante do 1º ano, Clarissa de Lima, de 16 anos, moradora no bairro Aberta Morros. "O pai tinha dificuldade para pagar a passagem. Vai ser um alivio lá em casa", revelou. Para a mãe de dois alunos da escola, Vera Lúcia Palhares, o problema era o mesmo. "Estava com muita dificuldade para manter eles na escola. Estou muito feliz por que meus filhos vão poder continuar o ano todinho na escola", disse satisfeita.

A secretária Municipal de Educação, Cleci Jurach, ressaltou a importância da parceria entre as Secretarias para a realização deste e de outros programas que visam à qualidade da Educação. "As portas da prefeitura não se fecham para o Estado, e vice-versa. Todas as ações que o Estado demandar conosco e que estiver ao nosso alcance nós faremos", enfatizou.

O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, iniciou seu discurso resgatando o papel histórico do "Julinho" na Campanha da Legalidade - que chega ao cinquentenário este ano - quando dois mil alunos do Colégio fizeram uma passeata até o Palácio Piratini. Sobre o Vou à Escola Ensino Médio Azevedo declarou: "Este é um projeto modesto frente às necessidades, mas simbólico, porque representa uma resposta concreta para as nossas necessidades e preocupações e para aqueles que possuem uma identidade e compromisso com a nossa juventude".

Também integram a comissão coordenação do programa: Assembléia Legislativa, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Educação (CME), União Metropolitana de Estudantes Secundários de Porto Alegre (Umespa), Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu), Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Câmara de Vereadores, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica), Conselho Estadual de Educação (CEEd) e Ministério Público (MP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário