Aceitando um convite do prefeito de Carazinho, Renato Süss (PDT), o governador Tarso Genro interrompeu a agenda de campanha na tarde deste domingo (17) para uma reunião com lideranças políticas locais que tratou da duplicação da ERS-142. A estrada liga o município administrado por Süss à vizinha Não-Me-Toque, cuja prefeita, Teodora Lütkmeyer (PP), também participou do encontro.
A duplicação da rodovia já é considerada um prioridade pelo governador, que explicou seu projeto para concretizar a obra aos mandatários. A partir da aprovação da mudança do indexador da dívida dos estados com a União – que acontecerá em novembro como confirmou a presidenta Dilma Rousseff – o Rio Grande do Sul abaterá um débito aproximado de R$ 16 bilhões e terá um novo espaço fiscal para obter financiamentos para obras de infraestrutura.
"A proposta está praticamente pronta, só aguardando a aprovação do projeto da dívida. A apelidamos carinhosamente de 'jumbo' e com ela vamos obter US$ 1 bilhão para investir em obras de infraestrutura nos próximos anos", revelou Tarso, confirmando que a duplicação da ERS-142 está incluída nesse pacote.
Os prefeitos aproveitaram a reunião para agradecer as diversas ações do governo do Estado que impactaram nos municípios locais, especialmente o fim das praças de pedágio. Para Süss e Teodora, a mudança trouxe novas oportunidades de desenvolvimento para a Região da Produção. Tarso reforçou sua convicção de que o fim dos contratos com a iniciativa privada e a criação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) melhoraram a vida em cidades como Carazinho, antes cercadas por “pedágios sem interesse social” e que eram um saque para a população.
Após a reunião, Tarso retomou as atividades de campanha na cidade. Na Praça Central, falou aos militantes acompanhado pelo prefeito municipal e, na sequência, concedeu entrevista à Rádio Diário da Manhã.
Foto: Caco Argemi/UPPRS
Nenhum comentário:
Postar um comentário