Publicitária Natália Bettim com Tarso Genro em Esteio |
Os primeiros programas em rádio e televisão da Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PTB, PCdoB, PPL, PTC, PR, PROS) mostraram que esses quatro anos da primeira gestão do governador Tarso Genro transformaram o Rio Grande de Sul. “Tenho orgulho de, inspirado pelos mais altos valores, ter promovido ações que trouxeram bem estar para a população e puseram o Rio Grande de pé”, exclamou o governador logo nos primeiros segundos da propaganda veiculada na televisão.
A produção em vídeo apresentou gaúchos que foram beneficiados pelos programas implantados no primeiro mandato, como as 287 mil pessoas acolhidas pelo RS + Igual, os 232 mil alunos matriculados nos cursos do Pronatec, os 60 mil novos empreendimentos financiados pelo Microcrédito e as 240 mil moradias entregues em solo gaúcho pelo Minha Casa, Minha Vida, em parceria com o governo federal.
Também foram mostrados os 44 acessos asfálticos já concluídos, a construção das 19 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), duas mil obras em escolas gaúchas e os 21 parques eólicos consolidados durante a atual gestão.
Em sua participação no programa, a presidenta Dilma Rousseff destacou a determinação de Tarso Genro para solucionar problemas do Estado. “Tarso fez o Rio Grande avançar nestes quatro anos. E é ele quem tem competência e seriedade para realizar aquilo que precisa de mais tempo”, elogiou.
Na rádio, governador quer ouvir a população
Apresentada pela jornalista Mary Mezzari, a produção de estreia da Unidade Popular pelo Rio Grande para o rádio deixou claro que a intenção dos programas será informar e deixar aberta a participação dos ouvintes. “Opine, pergunte, sugira”, propôs a condutora do programa.
“Sempre vou vir aqui para falar e também para ouvir, porque escutar a população é uma obrigação do governante”, observou Tarso Genro, lembrando que seu governo realizou maior consulta pública do Brasil, que teve a participação de milhões de pessoas e recebeu um prêmio da ONU pela efetividade.
As reportagens que foram ao ar apresentaram a política de desenvolvimento econômico do governo, que incluiu as cooperativas no sistema de financiamentos através do Fundopem e a extinção dos pedágios, que reduziu custos para quem utiliza estradas e ampliou investimentos.
Além de apresentar o jingle da campanha, que tem o mote “curtir e compartilhar”, os ouvintes e telespectadores puderam conhecer o sistema de mensagens em whatsapp, através do qual recebem informações exclusivas e podem trocar ideias com o governador. Basta mandar nome e cidade para o número +55 51 97303113 para começar a compartilhar a campanha.
Simplicidade de Olívio é o destaque na produção para o senado
Tanto na rádio como na televisão, as origens humildes e o estilo de vida simples do candidato da UPPRS ao senado federal, Olívio Dutra, foram exploradas nos programas.
O homem que vive há 43 anos no mesmo “apartamentinho” na Zona Norte de Porto Alegre - como ele mesmo contou - e que nasceu em Bossoroca e cresceu São Luiz Gonzaga, na região missioneira contou que sua mãe tem uma fórmula simples para saber se alguém é parente. “Se alguém vier dizer que é da nossa família, vê se é um Dutra pobre”, imitou Olívio, rindo, na televisão.
Agora, esse personagem que vive entre livros, quer estar no Congresso Nacional para construir uma “política transformadora”, que só alcança este status quando tem os “cidadãos como sujeitos e não como objetos”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário