A presidenta Dilma Rousseff e o governador Tarso Genro visitaram o espaço da agricultura familiar na 37ª Expointer na tarde desta sexta-feira (05). Dilma provou produtos coloniais, como queijo e salame, e posou para fotos ao lado dos produtores. Muitos deles agradeceram pelas políticas públicas dos governos estadual e federal pela agricultura camponesa. No Rio Grande do Sul, o único estado brasileiro a possuir um Plano Safra próprio, aproximadamente R$ 7 bilhões foram investidos no setor apenas através desta rubrica.
O governador destacou, em discurso, que a força demonstrada na Expointer mostra o novo momento da agropecuária gaúcha, que nos últimos quatro anos colheu três safras recordes, sendo a 2013/14, a maior da história gaúcha.
No percurso, a presidenta e o governador foram saudados pelos visitantes da Expointer com os já conhecidos gritos de guerra da militância.
Financiamento da agricultura familiar tem juros negativos
Dilma e Tarso também participaram da abertura oficial do evento – que tradicionalmente ocorre dias após o início da visitação no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Em seu discurso, Dilma valorizou os esforços para o financiamento do setor. Apenas para financiar a atual safra (2013-14), foram disponibilizados R$ 180 bilhões para o agronegócio e para a agricultura familiar.
No caso da agricultura familiar, as linhas de financiamento do governo federal apresentam juros reais negativos, recordou Dilma, que sublinhou ainda que o setor é responsável por produzir a maior parte dos alimentos que chega na mesa das famílias brasileiras.
Foto: Caco Argemi/UPPRS
Nenhum comentário:
Postar um comentário