sábado, 6 de setembro de 2014

MEC atesta crescimento da qualidade da educação pública gaúcha

O Rio Grande do Sul avançou posições no ranking em todas as medições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino e infraestrutura no Ensino Fundamental e Médio no Brasil. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (05), pelo Ministério da Educação (MEC), do governo federal.

No Ensino Médio estadual, o Estado ganhou sete posições, saltando da 10ª para a 2ª posição, na qual empata com São Paulo. A nota passou de 3,4, em 2011, quando o governo da Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PCdoB, PTB, PR,PPL, PTC, PROS) assumiu a gestão estadual, para 3,7 em 2013.

Já na avaliação dos anos iniciais (1ª a 4ª série), o Rio Grande do Sul subiu de 5,1 para 5,5 e nos anos finais (5ª a 8ª série), o aumento foi de 3,8 para 3,9.

Uma das principais referências para políticas educacionais na educação básica, o Ideb é divulgado a cada dois anos. O indicador mede a qualidade do aprendizado e da infraestrutura das cerca de 190 mil unidades escolares de ensino fundamental e médio em todo Brasil.

Apenas nove unidades federativas tiveram crescimento, entre elas, o Rio Grande do Sul. O candidato à reeleição pela UPPRS, Tarso Genro comemorou a notícia ao lado da presidenta Dilma Rousseff, durante a abertura da 37ªExpointer. Através das redes sociais, ele comentou: “Esse resultado confirma que estamos evoluindo na qualidade do ensino, valorizando os profissionais, reformando e modernizando escolas. É gratificante ver o Rio Grande do Sul voltando a ocupar os melhores lugares na Educação do país. Vamos em frente!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário