segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Olívio comanda tomada da Cidade Baixa pela UPPRS


O final da tarde dos portoalegrenses que frequentam o bairro Cidade Baixa será acompanhado, a partir sessa sexta-feira (29), pelo ânimo da militância da Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PCdoB, PTB, PR, PTC, PPL, PROS). Até o dia 5 de outubro, a ordem é ocupar a região mais boêmia da Capital gaúcha para espraiar as ideias dos candidatos da coligação. Na estreia, o comandante da caminhada foi o candidato a senador Olívio Dutra.
Antes da caminhada, a militância se reunia em frente a sede municipal do PT, na Avenida João Pessoa. Com bandeiras, bigodes e muita ansiedade, esperavam pelo candidato ao Senado. "Estou de férias e vim aqui. Escuto o meu avô falar do Olívio desde pequena. Ele faz parte da minha memória e agora que tenho idade pra votar nele estou muito feliz. Será a primeira vez", confessou a estudante Glecimara Amaral.
A saída foi da Avenida João Pessoa, depois das 18h30min. Acompanhado de dezenas de militantes e da candidata a vice-governadora, Abgail Pereira, Olívio seguiu em direção à rua Lima e Silva, puxando a massa. "Vamos lá: 1,2,3,4,5 mil é Tarso no Rio Grande e a Dilma no Brasil", entoava o Galo Missioneiro. A militância por sua vez complementava: “E Olívio senador!”
Quando o povo acalmava o coro, lá vinha o bigode de novo. "Agora assim: 1,2,3,4,5 mil. É Tarso no Rio Grande e a vice Abgail”, gritava. Mas quanto mais ele puxava o coro pelos companheiros, mais a massa se pegava gritando “Ô, o Olívio voltou. O Olívio voltou ôô” ou ainda “Olívio de novo, senador do povo”.
Os moradores do bairro abriam as janelas para ver a caminhada, curiosidade também foi despertada nos botequeiros de plantão. "Olivio, Olivio" ajudavam das mesas dos bares. Teve quem se manifestou de forma mais explícita: "pra cima deles" gritou o jovem que bebia a cerveja do final do expediente com os amigos.
O candidato ao Senado retribuía o carinho com acenos e pedidos para a militância não cobrir sua visão com as bandeiras do cortejo, pois queria olhar os populares no caminho. A caminhada terminou no Largo Zumbi dos Palmares com discurso em carro de som. "Eu tô com a goela meio estourada, mas a paixão não me deixa não falar aqui com vocês. E se puderem abaixar um pouco as bandeiras eu queria que nos olhássemos olho no olho”, pediu Olivio. E deu o recado: “Daqui até o dia 5 (outubro) temos que conversar com todas as pessoas e falar o que fizemos e o que nosso projeto pode fazer mais”, pediu aos militantes.
Ao término da caminhada, o futuro senador da UPPRS, Olívio Dutra prestigiou a posse da nova direção do sindicato dos bancários, em Porto Alegre, que passa a ser presidida por Everton Gimenis. 
Foto: Emilio Pedroso/UPPRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário