quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Urna do plebiscito pela Constituinte Exclusiva agita comitê da UPPRS

Faltando três dias para encerrar o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva, o Comitê Central da Unidade Popular pelo Rio Grande, em Porto Alegre, instalou uma urna para receber os votos da cidadania.

A consulta informal, organizada por centenas de entidades em todo o Brasil, agita ainda mais o espaço, onde militantes e integrantes da coordenação das campanhas já votaram, reivindicando o direito do povo brasileiro decidir os rumos da reforma política.

A urna permanece no hall de entrada da casa, que fica na esquina das ruas Venâncio Aires e Santa Terezinha, no bairro Farroupilha, até o sábado. No domingo, vai circular pelo vizinho Parque da Redenção, onde será fechada para posterior apuração.

Para votar é necessário apresentar um documento com foto. 

O que é a consulta
Entre os dias 1º e 7 de setembro, os brasileiros podem assinalar, através do voto, que concordam com uma das prorrogativas das manifestações de junho de 2013, a de que o sistema político-eleitoral brasileiro precisa ser modificado. 

Algumas propostas de mudança foram encaminhadas pela presidenta Dilma ao Congresso Nacional, que entretanto, rejeitou sua aprovação. Por isso, centenas de entidades da sociedade civil instituíram o plebiscito popular pela Constituinte Exclusiva, que advoga a eleição de parlamentares que se debrucem apenas sobre este tema e proponham a renovação das regras.

A consulta não tem valor formal, pois não foi convocada pelo Congresso nacional, entretanto, a expectativa dos organizadores é que possa servir como instrumento de pressão para que os poderes tomem uma iniciativa semelhante com prerrogativas legais de dar início ao processo de reforma política.

Foto: Emilio Pedroso/UPPRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário